Hantavírus
O hantavírus é uma infecção viral com risco de vida transmitida a humanos por roedores.
O hantavírus é transportado por roedores, principalmente camundongos cervos. O vírus é encontrado na urina e nas fezes, mas não deixa o animal doente.
Acredita-se que os humanos podem ficar doentes com esse vírus se respirarem poeira contaminada de ninhos ou de fezes de camundongos. Você pode entrar em contato com essa poeira ao limpar casas, galpões ou outras áreas fechadas que estão vazias há muito tempo.
O hantavírus não parece se espalhar de humano para humano.
Os primeiros sintomas da doença por hantavírus são semelhantes aos da gripe e incluem:
- Arrepios
- Febre
- Dores musculares
Pessoas com hantavírus podem começar a se sentir melhor por um curto período de tempo. Porém, em 1 a 2 dias, fica difícil respirar. A doença piora rapidamente. Os sintomas incluem:
- Tosse seca
- Mal-estar geral (mal-estar)
- Dor de cabeça
- Nausea e vomito
- Falta de ar
O profissional de saúde fará um exame físico. Isso pode revelar:
- Sons pulmonares anormais como resultado da inflamação
- Falência renal
- Pressão arterial baixa (hipotensão)
- Níveis baixos de oxigênio no sangue, que fazem com que a cor da pele fique azul
Os seguintes testes podem ser feitos:
- Exames de sangue para verificar se há sinais de hantavírus (presença de anticorpos para o vírus)
- Hemograma completo (CBC)
- Painel metabólico completo
- Testes de função renal e hepática
- Radiografia de tórax
- Tomografia computadorizada do tórax
Pessoas com hantavírus são internadas em hospitais, muitas vezes em unidades de terapia intensiva (UTI).
Os tratamentos incluem:
- Oxigênio
- Tubo de respiração ou máquina de respiração em casos graves
- Máquinas especiais para adicionar oxigênio ao sangue
- Outros cuidados de suporte para tratar os sintomas
O hantavírus é uma infecção grave que piora rapidamente. A insuficiência pulmonar pode ocorrer e levar à morte. Mesmo com um tratamento agressivo, mais da metade das pessoas que têm essa doença nos pulmões morrem.
As complicações do hantavírus podem incluir:
- Falência renal
- Insuficiência cardíaca e pulmonar
Essas complicações podem levar à morte.
Ligue para o seu provedor se desenvolver sintomas semelhantes aos da gripe após entrar em contato com fezes de roedores ou urina de roedores, ou poeira contaminada com essas substâncias.
Evite a exposição à urina e fezes de roedores.
- Beba água desinfetada.
- Ao acampar, durma sobre uma cobertura de solo e uma almofada.
- Mantenha sua casa limpa. Limpe os possíveis locais de nidificação e limpe sua cozinha.
Se você deve trabalhar em uma área onde o contato com a urina ou fezes de roedores é possível, siga estas recomendações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC):
- Ao abrir uma cabana, galpão ou outro prédio não utilizado, abra todas as portas e janelas, saia do prédio e deixe o espaço arejar por 30 minutos.
- Retorne ao prédio e borrife as superfícies, carpetes e outras áreas com um desinfetante. Deixe o prédio por mais 30 minutos.
- Borrife os ninhos e fezes de camundongos com uma solução de alvejante a 10% ou desinfetante semelhante. Deixe descansar por 30 minutos. Usando luvas de borracha, coloque os materiais em sacos plásticos. Sele os sacos e jogue-os no lixo ou em um incinerador. Descarte luvas e materiais de limpeza da mesma maneira.
- Lave todas as superfícies duras potencialmente contaminadas com uma solução alvejante ou desinfetante. Evite aspirar até que a área tenha sido completamente descontaminada. Em seguida, passe o aspirador nas primeiras vezes com ventilação suficiente. As máscaras cirúrgicas podem fornecer alguma proteção.
- Se você tiver uma forte infestação de roedores, ligue para uma empresa de controle de pragas. Eles têm equipamentos e métodos de limpeza especiais.
Síndrome pulmonar de hantavírus; Febre hemorrágica com síndrome renal
- Vírus Hanta
- Visão geral do sistema respiratório
Bente DA. Encefalite californiana, síndrome pulmonar por hantavírus e febres hemorrágicas de bunyavírus. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett, edição atualizada. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 168.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Hantavírus. www.cdc.gov/hantavirus/index.html. Atualizado em 31 de janeiro de 2019. Acessado em 14 de fevereiro de 2019.
Petersen LR, Ksiazek TG. Vírus zoonóticos. In: Cohen J, Powderly WG, Opal SM, eds. Doenças infecciosas. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 175.