Cisto de fenda branquial
Um cisto de fenda branquial é um defeito de nascença. É causada quando o fluido preenche um espaço, ou seio da face, deixado no pescoço quando um bebê se desenvolve no útero. Depois que o bebê nasce, ele aparece como um caroço no pescoço ou logo abaixo da mandíbula.
Os cistos da fenda branquial se formam durante o desenvolvimento do embrião. Eles ocorrem quando os tecidos na área do pescoço (fenda branquial) não se desenvolvem normalmente.
O defeito de nascença pode aparecer como espaços abertos chamados seios da face, que podem se desenvolver em um ou ambos os lados do pescoço. Um cisto de fenda branquial pode se formar devido ao fluido em um seio. O cisto ou seio da face pode infeccionar.
Os cistos são vistos com mais frequência em crianças. Em alguns casos, eles não são vistos até a idade adulta.
Os sintomas podem incluir qualquer um dos seguintes:
- Pequenos caroços, caroços ou marcas na pele em ambos os lados do pescoço ou logo abaixo do maxilar
- Drenagem de fluido de um buraco no pescoço
- Respiração ruidosa (se o cisto for grande o suficiente para bloquear parte das vias aéreas)
O médico pode diagnosticar essa condição durante um exame físico. Os seguintes testes podem ser feitos:
- Tomografia computadorizada
- exame de ressonância magnética
- Ultrassom
Os antibióticos serão administrados se o cisto ou seios da face estiverem infectados.
A cirurgia geralmente é necessária para remover um cisto branquial a fim de prevenir complicações como infecções. Se houver uma infecção quando o cisto for encontrado, a cirurgia provavelmente será feita depois que a infecção for tratada com antibióticos. Se houver várias infecções antes de o cisto ser encontrado, pode ser mais difícil removê-lo.
A cirurgia costuma ser bem-sucedida, com bons resultados.
O cisto ou seios da face podem infeccionar se não forem removidos, e infecções repetidas podem tornar a remoção cirúrgica mais difícil.
Marque uma consulta com o seu provedor se você notar uma pequena fossa, fenda ou caroço no pescoço ou na parte superior do ombro do seu filho, especialmente se houver drenagem de fluido desta área.
Fenda sinusal
Loveless TP, Altay MA, Wang Z, Baur DA. Tratamento de cistos de fenda branquial, seios da face e fístulas. In: Kademani D, Tiwana PS, eds. Atlas de Cirurgia Bucomaxilofacial. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2016: cap 92.
Rizzi MD, Wetmore RF, Potsic WP. Diagnóstico diferencial de massas cervicais. In: Lesperance MM, Flint PW, eds. Otorrinolaringologia Pediátrica Cummings. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 19.