Spasmus nutans
![Spasmus Nutans 2-3](https://i.ytimg.com/vi/J77RgASz3yk/hqdefault.jpg)
Spasmus nutans é uma doença que afeta bebês e crianças pequenas. Envolve movimentos oculares rápidos e descontrolados, balançar a cabeça e, às vezes, segurar o pescoço em uma posição anormal.
A maioria dos casos de spasmus nutans começa entre os 4 meses e 1 ano. Geralmente desaparece por si só em vários meses ou anos.
A causa é desconhecida, embora possa estar associada a outras condições médicas. Uma ligação com a deficiência de ferro ou vitamina D foi sugerida. Em casos muito raros, os sintomas semelhantes a spasmus nutans podem ser devidos a certos tipos de tumores cerebrais ou outras doenças graves.
Os sintomas de spasmus nutans incluem:
- Movimentos oculares pequenos, rápidos e laterais chamados nistagmo (ambos os olhos estão envolvidos, mas cada olho pode se mover de maneira diferente)
- Assentindo com a cabeça
- Cabeça inclinada
O profissional de saúde fará um exame físico da criança. Os pais serão questionados sobre os sintomas de seus filhos.
Os testes podem incluir:
- Tomografia computadorizada da cabeça
- Ressonância magnética da cabeça
- Eletrorretinografia, um teste que mede a resposta elétrica da retina (a parte posterior do olho)
Spasmus nutans que não está relacionado a outro problema médico, como tumor cerebral, não requer tratamento. Se os sintomas forem causados por outra condição, o provedor recomendará o tratamento apropriado.
Normalmente, esse distúrbio desaparece por conta própria, sem tratamento.
Marque uma consulta com o provedor do seu filho se ele tiver movimentos rápidos dos olhos ou acenar com a cabeça. O provedor precisará realizar um exame para descartar outras causas possíveis para os sintomas.
Hertle RW, Hanna NN. Distúrbios do movimento ocular supranucleares, nistagmo neurológico e adquirido. In: Lambert SR, Lyons CJ, eds. Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo de Taylor e Hoyt. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 90.
Lavin PJM. Neuro-oftalmologia: sistema motor ocular. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Neurologia de Bradley na Prática Clínica. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 44.