Infecção da mama
Uma infecção mamária é uma infecção no tecido mamário.
As infecções mamárias são geralmente causadas por bactérias comuns (Staphylococcus aureus) encontrado na pele normal. A bactéria entra por uma fenda ou rachadura na pele, geralmente no mamilo.
A infecção ocorre no tecido adiposo da mama e causa inchaço. Esse inchaço empurra os dutos de leite. O resultado é dor e caroços na mama infectada.
As infecções mamárias geralmente ocorrem em mulheres que estão amamentando. As infecções mamárias não relacionadas à amamentação podem ser uma forma rara de câncer de mama.
Os sintomas de infecção mamária podem incluir:
- Ampliação dos seios apenas de um lado
- Nódulo na mama
- Dor no peito
- Febre e sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo náuseas e vômitos
- Coceira
- Secreção mamilar (pode conter pus)
- Inchaço, sensibilidade e calor no tecido mamário
- Vermelhidão da pele, mais frequentemente em forma de cunha
- Gânglios linfáticos sensíveis ou aumentados na axila do mesmo lado
Seu médico fará um exame físico para descartar complicações, como um nódulo inchado e cheio de pus (abscesso). Às vezes, um ultrassom é feito para verificar se há um abscesso.
Para infecções que continuam voltando, o leite do mamilo pode ser cultivado. Em mulheres que não estão amamentando, os testes feitos podem incluir:
- Biópsia de mama
- Ressonância magnética de mama
- Ultrassom de mama
- Mamografia
O autocuidado pode incluir a aplicação de calor úmido no tecido mamário infectado por 15 a 20 minutos, quatro vezes ao dia. Também pode ser necessário tomar analgésicos.
Os antibióticos são muito eficazes no tratamento de infecções mamárias. Se você toma antibióticos, deve continuar a amamentar ou bombear para aliviar o inchaço da mama devido à produção de leite.
Caso o abscesso não desapareça, é realizada aspiração com agulha sob orientação de ultrassom, juntamente com antibióticos. Se esse método não responder, a incisão e a drenagem serão o tratamento de escolha.
A condição geralmente desaparece rapidamente com terapia antibiótica.
Em infecções graves, pode desenvolver-se um abscesso. Os abscessos precisam ser drenados, seja em um procedimento de consultório ou por meio de cirurgia. Um curativo seria necessário para ajudar na cicatrização após o procedimento. Mulheres com abscessos podem ser instruídas a interromper temporariamente a amamentação.
Ligue para seu provedor se:
- Qualquer parte do tecido mamário fica avermelhada, sensível, inchada ou quente
- Você está amamentando e teve febre alta
- Os gânglios linfáticos em sua axila ficam sensíveis ou inchados
O seguinte pode ajudar a reduzir o risco de infecções mamárias:
- Cuidado cuidadoso do mamilo para evitar irritação e rachaduras
- Alimentar com frequência e bombear leite para evitar que a mama fique inchada (ingurgitada)
- Técnica adequada de amamentação com boa pega pelo bebê
- Desmame lentamente, ao longo de várias semanas, em vez de interromper rapidamente a amamentação
Mastite; Infecção - tecido mamário; Abscesso mamário - mastite pós-parto; Amamentação - mastite
- Anatomia normal da mama feminina
- Infecção da mama
- Seio feminino
Dabbs DJ, Weidner N. Infecções da mama. In: Dabbs DJ, ed. Patologia da mama. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: capítulo 3.
DJ Dabbs, Rakha EA. Carcinoma de mama metaplásico. In: Dabbs DJ, ed. Patologia da mama. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 25.
Dinulos JGH. Infecções bacterianas. In: Dinulos JGH, ed. Dermatologia Clínica de Habif. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 9.
Klimberg VS, Hunt KK. Doenças da mama. In: Townsend CM Jr, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery. 21ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2022: cap 35.