Dispraxia
O transtorno do desenvolvimento da coordenação é um transtorno da infância. Isso leva à má coordenação e falta de jeito.
Um pequeno número de crianças em idade escolar tem algum tipo de distúrbio de coordenação do desenvolvimento. Crianças com este transtorno podem:
- Problemas para segurar objetos
- Faça uma caminhada instável
- Encontrar outras crianças
- Tropeçar nos próprios pés
O transtorno do desenvolvimento da coordenação pode ocorrer sozinho ou com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Também pode ocorrer com outros distúrbios de aprendizagem, como distúrbios da comunicação ou distúrbio da expressão escrita.
Crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação têm problemas de coordenação motora em comparação com outras crianças da mesma idade. Alguns sintomas comuns incluem:
- Falta de jeito
- Atrasos em sentar, engatinhar e andar
- Problemas de sucção e deglutição durante o primeiro ano de vida
- Problemas com coordenação motora grossa (por exemplo, pular, pular ou ficar em um pé só)
- Problemas com coordenação motora visual ou fina (por exemplo, escrever, usar uma tesoura, amarrar cadarços ou bater um dedo no outro)
As causas físicas e outros tipos de dificuldades de aprendizagem devem ser descartadas antes que o diagnóstico possa ser confirmado.
A educação física e o treinamento motor perceptivo (combinando o movimento com tarefas que exigem raciocínio, como matemática ou leitura) são as melhores maneiras de tratar o distúrbio de coordenação. Usar um computador para fazer anotações pode ajudar crianças com problemas para escrever.
Crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação têm maior probabilidade de apresentar excesso de peso do que outras crianças de sua idade. O incentivo à atividade física é importante para prevenir a obesidade.
O desempenho de uma criança depende da gravidade do distúrbio. O distúrbio não piora com o tempo. Na maioria das vezes, continua na idade adulta.
O distúrbio da coordenação do desenvolvimento pode levar a:
- Problemas de aprendizagem
- Baixa autoestima resultante de pouca habilidade em esportes e provocações de outras crianças
- Lesões repetidas
- Ganho de peso como resultado de não querer participar de atividades físicas, como esportes
Ligue para seu médico se estiver preocupado com o desenvolvimento de seu filho.
As famílias afetadas por essa condição devem tentar reconhecer os problemas precocemente e tratá-los. O tratamento precoce levará ao sucesso futuro.
Nass R, Sidhu R, Ross G. Autism and other developmental disabilities. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Neurologia de Bradley na Prática Clínica. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 90.
Raviola GJ, Trieu ML, DeMaso DR, Walter HJ. Transtorno do espectro do autismo. Em: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 30.
Szklut SE, Philibert DB. Dificuldades de aprendizagem e distúrbio de coordenação do desenvolvimento. In: Umphred DA, Burton GU, Lazaro RT, Roller ML, eds. Reabilitação neurológica de Umphred. 6ª ed. St. Louis, MO: Elsevier Mosby; 2013: cap 14.