Mutismo seletivo
O mutismo seletivo é uma condição em que uma criança pode falar, mas de repente para de falar. Na maioria das vezes, ocorre na escola ou em ambientes sociais.
O mutismo seletivo é mais comum em crianças menores de 5 anos. A causa ou causas são desconhecidas. A maioria dos especialistas acredita que as crianças com a doença herdam a tendência de ficar ansiosas e inibidas. A maioria das crianças com mutismo seletivo tem alguma forma de medo social extremo (fobia).
Os pais muitas vezes pensam que a criança está optando por não falar. No entanto, na maioria dos casos, a criança é realmente incapaz de falar em certos ambientes.
Algumas crianças afetadas têm uma história familiar de mutismo seletivo, timidez extrema ou transtornos de ansiedade, o que pode aumentar o risco de problemas semelhantes.
Essa síndrome não é o mesmo que mutismo. No mutismo seletivo, a criança pode entender e falar, mas é incapaz de falar em certos ambientes ou ambientes. Crianças com mutismo nunca falam.
Os sintomas incluem:
- Capacidade de falar em casa com a família
- Medo ou ansiedade em torno de pessoas que não conhecem bem
- Incapacidade de falar em certas situações sociais
- Timidez
Este padrão deve ser visto por pelo menos 1 mês para ser mutismo seletivo. (O primeiro mês de aula não conta, porque a timidez é comum durante este período.)
Não há teste para mutismo seletivo. O diagnóstico é baseado na história de sintomas da pessoa.
Os professores e conselheiros devem considerar as questões culturais, como mudar-se recentemente para um novo país e falar outro idioma. As crianças que não têm certeza de falar um novo idioma podem não querer usá-lo fora de um ambiente familiar. Este não é um mutismo seletivo.
A história de mutismo da pessoa também deve ser considerada. Pessoas que passaram por traumas podem apresentar alguns dos mesmos sintomas observados no mutismo seletivo.
O tratamento do mutismo seletivo envolve mudanças de comportamento. A família e a escola da criança devem ser envolvidas. Certos medicamentos que tratam a ansiedade e a fobia social foram usados com segurança e sucesso.
Você pode encontrar informações e recursos por meio de grupos de apoio ao mutismo seletivo.
Crianças com essa síndrome podem ter resultados diferentes. Alguns podem precisar continuar a terapia para timidez e ansiedade social na adolescência e, possivelmente, na idade adulta.
O mutismo seletivo pode afetar a capacidade da criança de funcionar na escola ou em ambientes sociais. Sem tratamento, os sintomas podem piorar.
Ligue para seu médico se seu filho apresentar sintomas de mutismo seletivo e se ele estiver afetando as atividades escolares e sociais.
Bostic JQ, Prince JB, Buxton DC. Transtornos psiquiátricos em crianças e adolescentes. In: Stern TA, Fava M, Wilens TE, Rosenbaum JF, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 69.
Rosenberg DR, Chiriboga JA. Transtornos de ansiedade. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 38.
Simms MD. Desenvolvimento da linguagem e distúrbios da comunicação. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 52.