Metatarso aduto

Metatarso aduto é uma deformidade do pé. Os ossos da metade anterior do pé se dobram ou se voltam para o lado do dedão do pé.
Acredita-se que o metatarso aduto seja causado pela posição do bebê dentro do útero. Os riscos podem incluir:
- O traseiro do bebê foi apontado para baixo no útero (posição pélvica).
- A mãe tinha uma condição chamada oligoidrâmnio, na qual não produzia líquido amniótico suficiente.
Também pode haver uma história familiar da doença.
Metatarso aduto é um problema bastante comum. É uma das razões pelas quais as pessoas desenvolvem "in-toeing".
Os recém-nascidos com metatarso aduto também podem ter um problema denominado displasia do desenvolvimento do quadril (DDQ), que permite que o osso da coxa deslize para fora do encaixe do quadril.
A frente do pé é dobrada ou inclinada em direção ao meio do pé. A parte de trás do pé e os tornozelos estão normais. Cerca de metade das crianças com metatarso aduto apresentam essas alterações em ambos os pés.
(O pé torto é um problema diferente. O pé está apontado para baixo e o tornozelo para dentro.)
O metatarso aduto pode ser diagnosticado com um exame físico.
Um exame cuidadoso do quadril também deve ser feito para descartar outras causas do problema.
O tratamento raramente é necessário para o metatarso aduto. Na maioria das crianças, o problema se corrige sozinho, pois elas usam os pés normalmente.
Nos casos em que o tratamento está sendo considerado, a decisão dependerá da rigidez do pé quando o profissional de saúde tentar endireitá-lo. Se o pé for muito flexível e fácil de endireitar ou mover na outra direção, nenhum tratamento pode ser necessário. A criança será examinada regularmente.
In-toeing não interfere no fato de a criança se tornar um atleta mais tarde na vida. Na verdade, muitos velocistas e atletas têm dedos internos.
Se o problema não melhorar ou o pé do seu filho não for flexível o suficiente, outros tratamentos serão tentados:
- Podem ser necessários exercícios de alongamento. Isso é feito se o pé puder ser facilmente movido para uma posição normal. A família aprenderá a fazer esses exercícios em casa.
- Seu filho pode precisar usar uma tala ou sapatos especiais, chamados sapatos reversos, na maior parte do dia. Esses sapatos seguram o pé na posição correta.
Raramente, seu filho precisará engessar o pé e a perna. Os gessos funcionam melhor se forem colocados antes dos 8 meses de idade. Os moldes provavelmente serão alterados a cada 1 a 2 semanas.
A cirurgia raramente é necessária. Na maioria das vezes, o seu provedor irá atrasar a cirurgia até que seu filho tenha entre 4 e 6 anos de idade.
Um médico ortopédico pediátrico deve estar envolvido no tratamento de deformidades mais graves.
O resultado quase sempre é excelente. Quase todas as crianças terão um pé que funciona.
Um pequeno número de crianças com metatarso aduto pode apresentar luxação do desenvolvimento do quadril.
Ligue para o seu provedor se você estiver preocupado com a aparência ou flexibilidade dos pés do seu bebê.
Metatarso varo; Varo do antepé; In-toeing
Metatarso aduto
Deeney VF, Arnold J. Orthopaedics. In: Zitelli BJ, McIntire SC, Nowalk AJ, eds. Atlas de Diagnóstico Físico Pediátrico de Zitelli e Davis. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 22.
Kelly DM. Anomalias congênitas da extremidade inferior. In: Azar FM, Beaty JH, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 14ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 29.
Winell JJ, Davidson RS. O pé e os dedos dos pés. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 694.