Autor: William Ramirez
Data De Criação: 21 Setembro 2021
Data De Atualização: 1 Dezembro 2024
Anonim
Dacrioadenite
Vídeo: Dacrioadenite

Dacrioadenite é a inflamação da glândula produtora de lágrimas (glândula lacrimal).

A dacrioadenite aguda é mais comumente causada por infecção viral ou bacteriana. As causas comuns incluem caxumba, vírus Epstein-Barr, estafilococos e gonococos.

A dacrioadenite crônica é mais frequentemente causada por distúrbios inflamatórios não infecciosos. Os exemplos incluem sarcoidose, doença ocular da tireoide e pseudotumor orbital.

Os sintomas podem incluir:

  • Edema da parte externa da pálpebra superior, com possível vermelhidão e sensibilidade
  • Dor na área do inchaço
  • Excesso de laceração ou secreção
  • Inchaço dos gânglios linfáticos na frente da orelha

A dacrioadenite pode ser diagnosticada por um exame dos olhos e das pálpebras. Testes especiais, como tomografia computadorizada, podem ser necessários para identificar a causa. Às vezes, uma biópsia será necessária para certificar-se de que um tumor da glândula lacrimal não está presente.

Se a causa da dacroadenite for uma doença viral, como caxumba, repouso e compressas quentes podem ser suficientes. Em outros casos, o tratamento depende da doença que causou a condição.


A maioria das pessoas se recupera totalmente da dacrioadenite. Para causas mais sérias, como sarcoidose, a perspectiva depende da doença que causou essa condição.

O inchaço pode ser grave o suficiente para pressionar os olhos e distorcer a visão. Algumas pessoas que inicialmente se pensava ter dacrioadenite podem acabar tendo câncer da glândula lacrimal.

Entre em contato com seu médico se o inchaço ou a dor aumentarem apesar do tratamento.

A caxumba pode ser prevenida com a vacinação. Você pode evitar a infecção pelo gonococo, a bactéria que causa a gonorréia, usando práticas sexuais seguras. A maioria das outras causas não pode ser evitada.

Durand ML. Infecções perioculares. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 116.

McNab AA. Infecção orbital e inflamação. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 12.14.


Patel R, Patel BC. Dacrioadenite. 20 de junho de 2020. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 janeiro PMID: 30571005 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30571005/.

Escolha Dos Editores

Propranolol (hemangioma infantil)

Propranolol (hemangioma infantil)

O propranolol olução oral é u ado para tratar o hemangioma infantil em proliferação (cre cimento benigno [não cancero o ] ou tumore que aparecem na pele ou ob a pele logo...
Tenofovir

Tenofovir

e você tiver uma infecção pelo víru da hepatite B (HBV; uma infecção hepática contínua) e e tiver tomando tenofovir, ua condição pode piorar repentin...