Pólipos nasais
Os pólipos nasais são tumores moles em forma de saco no revestimento do nariz ou seios da face.
Os pólipos nasais podem crescer em qualquer parte do revestimento do nariz ou dos seios da face. Eles costumam crescer onde os seios da face se abrem na cavidade nasal. Pólipos pequenos podem não causar problemas. Os pólipos grandes podem bloquear os seios da face ou as vias respiratórias nasais.
Os pólipos nasais não são câncer. Eles parecem crescer devido ao inchaço prolongado e irritação no nariz devido a alergias, asma ou infecção.
Ninguém sabe exatamente por que algumas pessoas desenvolvem pólipos nasais. Se você tiver qualquer uma das seguintes condições, pode ter maior probabilidade de desenvolver pólipos nasais:
- Sensibilidade à aspirina
- Asma
- Infecções sinusais de longo prazo (crônicas)
- Fibrose cística
- Rinite alérgica
Se você tiver pólipos pequenos, pode não apresentar sintomas. Se os pólipos bloquearem as passagens nasais, pode ocorrer uma infecção sinusal.
Os sintomas incluem:
- Coriza
- Nariz entupido
- Espirros
- Sensação de que seu nariz está bloqueado
- Perda de cheiro
- Perda de sabor
- Dor de cabeça e dor se você também tiver uma infecção sinusal
- Ronco
Com pólipos, você pode sentir que sempre tem um resfriado.
Seu médico examinará seu nariz. Eles podem precisar realizar uma endoscopia nasal para ver toda a extensão dos pólipos. Os pólipos parecem um crescimento acinzentado em forma de uva na cavidade nasal.
Você pode fazer uma tomografia computadorizada de seus seios da face. Os pólipos aparecerão como manchas turvas. Pólipos mais antigos podem ter quebrado parte do osso dentro dos seios da face.
Os medicamentos ajudam a aliviar os sintomas, mas raramente eliminam os pólipos nasais.
- Sprays de esteróides nasais reduzem os pólipos. Eles ajudam a limpar as passagens nasais bloqueadas e coriza. Os sintomas retornam se o tratamento for interrompido.
- Comprimidos ou líquidos de corticosteroides também podem reduzir os pólipos e reduzir o inchaço e a congestão nasal. O efeito dura alguns meses na maioria dos casos.
- Os medicamentos anti-alérgicos podem ajudar a prevenir o crescimento dos pólipos.
- Os antibióticos podem tratar uma infecção sinusal causada por bactérias. Eles não podem tratar pólipos ou infecções sinusais causadas por um vírus.
Se os medicamentos não funcionarem ou se você tiver pólipos muito grandes, pode ser necessário fazer uma cirurgia para removê-los.
- A cirurgia endoscópica dos seios da face costuma ser usada para tratar pólipos. Com este procedimento, o médico usa um tubo fino e iluminado com instrumentos na extremidade. O tubo é inserido nas passagens nasais e o médico remove os pólipos.
- Normalmente você pode ir para casa no mesmo dia.
- Às vezes, os pólipos voltam, mesmo após a cirurgia.
A remoção de pólipos com cirurgia geralmente torna mais fácil respirar pelo nariz. Com o tempo, entretanto, os pólipos nasais costumam retornar.
A perda do olfato ou paladar nem sempre melhora após o tratamento com medicamentos ou cirurgia.
As complicações podem incluir:
- Sangrando
- Infecção
- Pólipos voltando após o tratamento
Ligue para o seu provedor se você costuma ter dificuldade para respirar pelo nariz.
Você não pode prevenir pólipos nasais. No entanto, sprays nasais, anti-histamínicos e injeções para alergia podem ajudar a prevenir pólipos que bloqueiam suas vias respiratórias. Tratamentos mais recentes, como terapia por injeção com anticorpos anti-IGE, podem ajudar a prevenir o retorno dos pólipos.
Tratar infecções sinusais imediatamente também pode ajudar.
- Anatomia da garganta
- Pólipos nasais
Bachert C, Calus L, Gevaert P. Rhinosinusitis and nasal polyps. Em: Adkinson NF, Bochner BS, Burks AW, et al, eds. Alergia de Middleton: Princípios e Prática. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2014: cap 43.
Haddad J, Dodhia SN. Pólipos nasais. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 406.
Murr AH. Abordar o paciente com distúrbios do nariz, seios da face e ouvidos. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 398.
Soler ZM, Smith TL. Resultados do tratamento médico e cirúrgico da rinossinusite crônica com e sem pólipos nasais. Em: Flint PW, Haughey BH, Lund V, et al, eds. Otorrinolaringologia Cummings: Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 44.