Síndrome de Ramsay Hunt
A síndrome de Ramsay Hunt é uma erupção cutânea dolorosa ao redor da orelha, no rosto ou na boca. Ocorre quando o vírus varicela-zóster infecta um nervo na cabeça.
O vírus varicela-zoster que causa a síndrome de Ramsay Hunt é o mesmo vírus que causa a varicela e o herpes zoster.
Em pessoas com essa síndrome, acredita-se que o vírus infecte o nervo facial próximo ao ouvido interno. Isso causa irritação e inchaço do nervo.
A condição afeta principalmente adultos. Em casos raros, é visto em crianças.
Os sintomas podem incluir:
- Forte dor de ouvido
- Erupção cutânea dolorosa no tímpano, canal auditivo, lóbulo da orelha, língua e céu da boca no lado com o nervo afetado
- Perda auditiva de um lado
- Sensação de coisas girando (vertigem)
- Fraqueza em um lado da face que causa dificuldade em fechar um olho, comer (comida cai do canto fraco da boca), fazer expressões e fazer movimentos finos do rosto, bem como queda facial e paralisia em um lado do o rosto
Um profissional de saúde geralmente diagnosticará a Síndrome de Ramsay Hunt procurando sinais de fraqueza no rosto e erupção cutânea em forma de bolha.
Os testes podem incluir:
- Exames de sangue para vírus varicela-zoster
- Eletromiografia (EMG)
- Punção lombar (em casos raros)
- Ressonância magnética da cabeça
- Condução nervosa (para determinar a quantidade de dano ao nervo facial)
- Testes cutâneos para vírus varicela-zoster
Geralmente são administrados medicamentos antiinflamatórios fortes chamados esteróides (como prednisona). Podem ser administrados medicamentos antivirais, como aciclovir ou valaciclovir.
Às vezes, analgésicos fortes também são necessários se a dor persistir, mesmo com esteróides. Se você tiver fraqueza no rosto, use um tapa-olho para evitar ferimentos na córnea (abrasão da córnea) e outros danos ao olho se o olho não fechar completamente. Algumas pessoas podem usar um lubrificante especial para os olhos à noite e lágrimas artificiais durante o dia para evitar que os olhos sequem.
Se você tiver tonturas, seu provedor pode aconselhar outros medicamentos.
Se não houver muitos danos ao nervo, você deve melhorar completamente em algumas semanas. Se o dano for mais grave, você pode não se recuperar totalmente, mesmo depois de vários meses.
No geral, suas chances de recuperação são melhores se o tratamento for iniciado dentro de 3 dias após o início dos sintomas. Quando o tratamento é iniciado neste período, a maioria das pessoas se recupera totalmente. Se o tratamento for atrasado por mais de 3 dias, há menos chance de recuperação completa. As crianças têm maior probabilidade de ter uma recuperação completa do que os adultos.
As complicações da síndrome de Ramsay Hunt podem incluir:
- Mudanças na aparência do rosto (desfiguração) devido à perda de movimento
- Mudança de gosto
- Danos aos olhos (úlceras e infecções da córnea), resultando em perda de visão
- Nervos que voltam às estruturas erradas e causam reações anormais a um movimento - por exemplo, sorrir faz com que o olho feche
- Dor persistente (neuralgia pós-herpética)
- Espasmo dos músculos faciais ou pálpebras
Ocasionalmente, o vírus pode se espalhar para outros nervos ou até mesmo para o cérebro e a medula espinhal. Isso pode causar:
- Confusão
- Sonolência
- Dores de cabeça
- Fraqueza dos membros
- Dor no nervo
Se esses sintomas ocorrerem, pode ser necessária uma internação hospitalar. Uma punção lombar pode ajudar a determinar se outras áreas do sistema nervoso foram infectadas.
Ligue para o seu médico se você perder os movimentos do rosto ou se tiver erupção cutânea e fraqueza facial.
Não há maneira conhecida de prevenir a síndrome de Ramsay Hunt, mas tratá-la com medicamentos logo após o surgimento dos sintomas pode melhorar a recuperação.
Síndrome de Hunt; Herpes zoster oticus; Gânglio zoster geniculado; Herpes geniculado; Ganglionite geniculada herpética
Dinulos JGH. Verrugas, herpes simples e outras infecções virais. In: Dinulos JGH, ed. Dermatologia Clínica de Habif. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 12.
Gantz BJ, Roche JP, Redleaf MI, Perry BP, Gubbels SP. Gerenciamento da paralisia de Bell e síndrome de Ramsay Hunt. In: Brackmann DE, Shelton C, Arriaga MA, eds. Cirurgia Otológica. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 27.
Naples JG, Brant JA, Ruckenstein MJ. Infecções do ouvido externo. Em: Flint PW, Francis HW, Haughey BH, et al, eds. Otorrinolaringologia Cummings: Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap. 138.
Waldman SD. Síndrome de Ramsay Hunt. In: Waldman SD, ed. Atlas de síndromes de dor incomuns. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 14.