O que é a dieta carnívora e é saudável?
Contente
- O raciocínio por trás da dieta carnívora
- A dieta do carnívoro é saudável?
- Dieta carnívora vs. Dieta Keto vs. Dieta Paleo
- The Bottom Line
- Revisão para
Muitos modismos extremos de dieta surgiram e desapareceram ao longo dos anos, mas a dieta carnívora pode levar o bolo (sem carboidratos) para a tendência mais popular que circula há algum tempo.
Também conhecida como dieta zero-carboidratos ou carnívora, a dieta carnívora consiste em comer - você adivinhou - apenas carne. Seguidores da dieta consomem apenas produtos de origem animal, como carne bovina, suína, aves e frutos do mar, diz Mirna Sharafeddine, nutricionista holística registrada e fundadora da Naughty Nutrition. Alguns, mas não todos, os adeptos também podem comer ovos, laticínios e leite. (É basicamente o oposto de ser vegano - nenhuma fonte de alimentos à base de plantas é permitida.)
A dieta foi popularizada por Shawn Baker, um ex-cirurgião ortopédico baseado no Novo México, que publicou A dieta carnívora no início de 2018. No entanto, em setembro de 2017, sua licença médica foi revogada pelo Conselho Médico do Novo México, devido à "falha em relatar ações adversas tomadas por uma entidade de saúde e incompetência para exercer a profissão de licenciado".
Com essa introdução auspiciosa, não será uma surpresa que os especialistas em saúde considerem a dieta carnívora superficial (para dizer o mínimo), e talvez até mesmo extremamente perigosa.
O raciocínio por trás da dieta carnívora
Existe algum precedente histórico para a dieta carnívora. "Você pode ver dietas semelhantes que datam de centenas de anos atrás em certas tribos de clima frio, como os Inuit ou os Esquimós", explica Sharafeddine. "Eles viveriam de gordura animal ao longo do ano, com pouca ou nenhuma planta consumida - mas esse tipo de dieta é muito específico para seu clima, com pouca ou nenhuma vitamina D."
Os defensores da dieta carnívora também afirmam que consumir proteína animal pode ajudá-lo a se sentir satisfeito, fornecer nutrientes adequados, ajudar a perder peso e construir músculos e até mesmo ajudar a curar doenças autoimunes, acrescenta ela.
Finalmente, para seu crédito, é uma dieta muito simples. "As pessoas adoram estrutura e diretrizes quando se trata de fazer dieta, e a dieta dos carnívoros é tão preta e branca quanto parece", disse Tracy Lockwood Beckerman, R.D., fundadora da Tracy Lockwood Nutrition na cidade de Nova York. "Você come carne e isso é tudo."
A dieta do carnívoro é saudável?
Para ser justo, a carne não é inerentemente ruim para você. "Uma dieta composta apenas de carne fornecerá um excedente de vitamina B12, zinco, ferro e, claro, grandes quantidades de proteína", diz Beckerman. "E se você consumir apenas proteínas magras, isso pode ajudá-lo a perder peso e melhorar a saúde do seu coração." (Aliás, aqui está a quantidade de proteína que você realmente precisa por dia.)
Também pode haver alguma ciência por trás da alegação de que uma dieta carnívora pode ajudar a curar doenças auto-imunes. “Quando você elimina toda e qualquer intolerância alimentar, aqueles com doenças auto-imunes podem começar a sentir alívio”, explica Sharafeddine. Além disso, a gordura é alimento para o cérebro. "Se você consumir uma dieta rica em gordura e remover todos os gatilhos alimentares, isso pode ajudar a saúde do seu cérebro e ter um efeito positivo no seu humor."
No entanto, você não precisa fazer a dieta carnívora para experimentar esses resultados, diz Sharafeddine - e sempre há a dúvida se esses resultados vêm da própria dieta ou da remoção de alimentos e açúcares altamente processados.
Ainda mais importante: as desvantagens da dieta carnívora quase certamente superam quaisquer benefícios potenciais. "Comer apenas carne evita que você obtenha certos antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras em sua dieta", diz Sharafeddine. Também assustador: devido à falta de plantas e fibras nesta dieta, você pode correr o risco de doenças cardiovasculares devido às altas quantidades de gorduras saturadas.
Outros efeitos colaterais podem incluir prisão de ventre devido à falta de fibras (que também é comum com a dieta cetônica), baixa energia devido à falta de glicose (que seu corpo usa para energia) e sobrecarregar seus rins enquanto processam a proteína e os níveis de sódio fora do corpo, diz Amy Shapiro, MS, RD, CDN, fundadora da Real Nutrition NYC. Sem mencionar o amortecimento que prejudicará sua vida social - assim como suas papilas gustativas.
Além disso, décadas de pesquisa provaram que as plantas fornecem muito em termos de saúde e longevidade para a espécie humana, observa Sharafeddine. "Embora as tribos possam ter sobrevivido com uma dieta baseada apenas em carne, algumas das tribos e comunidades mais saudáveis são aquelas que vivem com dietas predominantemente baseadas em vegetais." (Veja mais informações sobre os benefícios para a saúde das dietas à base de plantas.)
Dieta carnívora vs. Dieta Keto vs. Dieta Paleo
A abordagem com baixo teor de carboidratos pode parecer semelhante à dieta cetogênica, mas a dieta carnívora é significativamente mais extrema, pois evita qualquer alimento que não seja de origem animal, diz Sharafeddine. A dieta ceto força você a restringir a ingestão de carboidratos, mas não especifica exatamente como fazer isso. (É por isso que é possível seguir uma dieta cetônica vegetariana.) Na dieta carnívora, no entanto, você não pode consumir coisas como leite de coco, vegetais de qualquer tipo, ou mesmo nozes ou sementes, que são permitidos (e incentivados) em uma dieta cetônica.
A dieta paleolítica (que consiste em comer como os ancestrais paleolíticos humanos) também suporta a ingestão de certas proteínas animais, que não tudo eles comem; também fornece nutrientes como fibras de enchimento de barriga de frutas e vegetais, gorduras ômega-3 antiinflamatórias de nozes e sementes e gorduras saudáveis para o coração de abacate e azeite de oliva, observa Beckerman. "Eu ficaria do lado do time paleo em vez do time carnívoro em qualquer dia da semana." (Veja: Qual é a diferença entre as dietas paleo e ceto?)
The Bottom Line
"Quando se trata de sucesso na perda de peso e cura de doenças auto-imunes, cortar um macronutriente importante nunca seria minha primeira sugestão", diz Sharafeddine. E os carboidratos não são o inimigo: eles são a principal fonte de energia para o cérebro e fornecem muitos tipos diferentes de nutrientes. Ainda mais importante, uma dieta super-restritiva como a dieta dos carnívoros não é saudável ou sustentável a longo prazo.
Afinal, você está preparado para largar pizza pelo resto da vida? Não pensei assim.