Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 12 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2025
Anonim
HERANÇA LIGADA AO SEXO Parte 01 - HERANÇA SEXUAL - Genética - Prof. Kennedy Ramos
Vídeo: HERANÇA LIGADA AO SEXO Parte 01 - HERANÇA SEXUAL - Genética - Prof. Kennedy Ramos

As doenças ligadas ao sexo são transmitidas através das famílias por meio de um dos cromossomos X ou Y. X e Y são cromossomos sexuais.

A herança dominante ocorre quando um gene anormal de um dos pais causa doença, embora o gene correspondente do outro pai seja normal. O gene anormal domina.

Mas na herança recessiva, os dois genes correspondentes devem ser anormais para causar a doença. Se apenas um gene do par for anormal, a doença não ocorre ou é leve. Alguém que tem um gene anormal (mas sem sintomas) é chamado de portador. Os portadores podem passar genes anormais para seus filhos.

O termo "recessivo ligado ao sexo" na maioria das vezes se refere a recessivo ligado ao X.

As doenças recessivas ligadas ao X ocorrem com mais frequência em homens. Os homens têm apenas um cromossomo X.Um único gene recessivo nesse cromossomo X causará a doença.

O cromossomo Y é a outra metade do par de genes XY no homem. No entanto, o cromossomo Y não contém a maioria dos genes do cromossomo X. Por causa disso, não protege o homem. Doenças como hemofilia e distrofia muscular de Duchenne ocorrem a partir de um gene recessivo no cromossomo X.


CENÁRIOS TÍPICOS

Em cada gravidez, se a mãe for portadora de uma determinada doença (ela tem apenas um cromossomo X anormal) e o pai não for portador da doença, o resultado esperado é:

  • 25% de chance de um menino saudável
  • 25% de chance de um menino com doença
  • 25% de chance de uma menina saudável
  • 25% de chance de uma garota portadora sem doença

Se o pai tem a doença e a mãe não é portadora, os resultados esperados são:

  • 50% de chance de um menino saudável
  • 50% de chance de uma menina sem a doença que seja portadora

Isso significa que nenhum de seus filhos realmente apresentaria os sinais da doença, mas a característica poderia ser passada para seus netos.

TRANSTORNOS RECESSIVOS RELACIONADOS AO X-X EM MULHERES

As mulheres podem ter um transtorno recessivo ligado ao X, mas isso é muito raro. Um gene anormal no cromossomo X de cada pai seria necessário, já que uma mulher tem dois cromossomos X. Isso pode ocorrer nos dois cenários abaixo.


Em cada gravidez, se a mãe for portadora e o pai tiver a doença, os resultados esperados são:

  • 25% de chance de um menino saudável
  • 25% de chance de um menino com a doença
  • 25% de chance de uma garota portadora
  • 25% de chance de uma menina com a doença

Se a mãe e o pai têm a doença, os resultados esperados são:

  • 100% de chance de a criança ter a doença, seja menino ou menina

As chances de qualquer um desses dois cenários são tão baixas que as doenças recessivas ligadas ao X às vezes são chamadas de doenças exclusivamente masculinas. No entanto, isso não é tecnicamente correto.

Portadoras do sexo feminino podem ter um cromossomo X normal anormalmente inativado. Isso é chamado de "inativação distorcida do X". Essas mulheres podem ter sintomas semelhantes aos dos homens ou podem ter apenas sintomas leves.

Herança - recessiva ligada ao sexo; Genética - recessiva ligada ao sexo; Recessivo ligado ao X

  • Genética

Feero WG, Zazove P, Chen F. Clinical genomics. In: Rakel RE, Rakel DP, eds. Livro didático de medicina familiar. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 43.


Gregg AR, Kuller JA. Genética humana e padrões de herança. In: Resnik R, Lockwood CJ, Moore TR, Greene MF, Copel JA, Silver RM, eds. Medicina Materno-Fetal de Creasy e Resnik: Princípios e Prática. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 1.

Jorde LB, Carey JC, Bamshad MJ. Modos de herança ligados ao sexo e não tradicionais. In: Jorde LB, Carey JC, Bamshad MJ, eds. Genética Médica. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 5.

Korf BR. Princípios da genética. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 35.

Últimas Postagens

Qual é a idade recomendada para um exame de próstata?

Qual é a idade recomendada para um exame de próstata?

A prótata é uma glândula que ajuda a produzir êmen, que é o fluido que tranporta eperma. A prótata etá localizada logo abaixo da bexiga na frente do reto.À medi...
Levei seis anos para perceber que minha raiva era depressão

Levei seis anos para perceber que minha raiva era depressão

entir-e trite nunca para para mim.É um tipo de contante que cola o oo e permanece por tempo uficiente para que eu aiba como lidar com io quando a depreão deixa meu corpo e mente rígido ...