Anaeróbico
A palavra anaeróbico indica "sem oxigênio". O termo tem muitos usos na medicina.
Bactérias anaeróbicas são germes que podem sobreviver e crescer onde não há oxigênio. Por exemplo, ele pode prosperar em tecido humano que está ferido e não possui sangue rico em oxigênio fluindo para ele. Infecções como tétano e gangrena são causadas por bactérias anaeróbias. As infecções anaeróbicas geralmente causam abscessos (acúmulo de pus) e morte do tecido. Muitas bactérias anaeróbias produzem enzimas que destroem o tecido ou às vezes liberam toxinas potentes.
Além das bactérias, alguns protozoários e vermes também são anaeróbios.
As doenças que criam falta de oxigênio no corpo podem forçar o corpo a uma atividade anaeróbica. Isso pode causar a formação de produtos químicos prejudiciais. Isso pode acontecer em todos os tipos de choque.
Anaeróbio é o oposto de aeróbio.
No exercício, nosso corpo precisa realizar reações anaeróbicas e aeróbicas para nos fornecer energia. Precisamos de reações aeróbicas para exercícios mais lentos e prolongados, como caminhar ou correr. As reações anaeróbicas são mais rápidas. Precisamos deles durante atividades mais curtas e intensas, como corrida.
O exercício anaeróbico leva ao acúmulo de ácido lático em nossos tecidos. Precisamos de oxigênio para remover o ácido láctico. Quando os velocistas respiram pesadamente após uma corrida, eles estão removendo o ácido láctico ao fornecer oxigênio a seus corpos.
- Organismo anaeróbico
Asplund CA, Best TM. Fisiologia do exercício. In: Miller MD, Thompson SR. eds. DeLee, Drez e Miller’s Orthopaedic Sports Medicine. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 6.
Cohen-Poradosu R, Kasper DL. Infecções anaeróbicas: conceitos gerais. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e Prática de Doenças Infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. Edição atualizada. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 244.