Suturas cranianas
As suturas cranianas são faixas de tecido fibroso que conectam os ossos do crânio.
O crânio de uma criança é composto de 6 ossos cranianos (crânio) separados:
- Osso frontal
- Osso occipital
- Dois ossos parietais
- Dois ossos temporais
Esses ossos são mantidos juntos por tecidos fortes, fibrosos e elásticos chamados suturas.
Os espaços entre os ossos que permanecem abertos em bebês e crianças pequenas são chamados de fontanelas. Às vezes, eles são chamados de pontos fracos. Esses espaços fazem parte do desenvolvimento normal. Os ossos cranianos permanecem separados por cerca de 12 a 18 meses. Em seguida, eles crescem juntos como parte do crescimento normal. Eles permanecem conectados durante toda a vida adulta.
Duas fontanelas geralmente estão presentes no crânio de um recém-nascido:
- No topo da cabeça do meio, logo à frente do centro (fontanela anterior)
- Na parte posterior do meio da cabeça (fontanela posterior)
A fontanela posterior geralmente fecha aos 1 ou 2 meses de idade. Já pode estar fechado no nascimento.
A fontanela anterior geralmente fecha em algum momento entre 9 e 18 meses.
As suturas e fontanelas são necessárias para o crescimento e desenvolvimento do cérebro do bebê. Durante o parto, a flexibilidade das suturas permite que os ossos se sobreponham para que a cabeça do bebê possa passar pelo canal do parto sem pressionar e danificar seu cérebro.
Durante a infância, as suturas são flexíveis. Isso permite que o cérebro cresça rapidamente e protege o cérebro de pequenos impactos na cabeça (como quando o bebê está aprendendo a manter a cabeça erguida, rolar e sentar). Sem suturas flexíveis e fontanelas, o cérebro da criança não poderia crescer o suficiente. A criança desenvolveria danos cerebrais.
Sentir as suturas cranianas e as fontanelas é uma forma de os profissionais de saúde acompanharem o crescimento e o desenvolvimento da criança. Eles são capazes de avaliar a pressão dentro do cérebro sentindo a tensão das fontanelas. As fontanelas devem ser planas e firmes. Fontanelas salientes podem ser um sinal de aumento da pressão dentro do cérebro. Nesse caso, os provedores podem precisar usar técnicas de imagem para ver a estrutura do cérebro, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética. A cirurgia pode ser necessária para aliviar o aumento da pressão.
Fontanelas afundadas e deprimidas às vezes são um sinal de desidratação.
Fontanelles; Suturas - cranianas
- Crânio de um recém-nascido
- Fontanelles
Goyal NK. O recém-nascido. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 113.
Varma R, Williams SD. Neurologia. In: Zitelli BJ, McIntire SC, Nowalk AJ, eds. Atlas de Diagnóstico Físico Pediátrico de Zitelli e Davis. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 16.