Chorando na infância
Os bebês têm um reflexo de choro que é uma resposta normal a estímulos, como dor ou fome. Bebês prematuros podem não ter reflexo de choro. Portanto, eles devem ser monitorados de perto para sinais de fome e dor.
O choro é a primeira comunicação verbal do bebê. É uma mensagem de urgência ou angústia. O som é a forma natural de garantir que os adultos cuidem do bebê o mais rápido possível. É muito difícil para a maioria das pessoas ouvir um bebê chorando.
Quase todo mundo reconhece que os bebês choram por vários motivos e que o choro é uma resposta normal. No entanto, os pais podem sentir muito estresse e ansiedade quando um bebê chora com frequência. O som é percebido como um alarme. Os pais muitas vezes ficam frustrados por não serem capazes de determinar a causa do choro e acalmar o bebê. Os pais pela primeira vez muitas vezes questionam suas habilidades parentais se um bebê não pode ser consolado.
POR QUE OS BEBÊS CHORAM
Às vezes, os bebês choram sem motivo aparente. No entanto, a maior parte do choro é em resposta a alguma coisa. Pode ser difícil descobrir o que está incomodando o bebê no momento. Alguns motivos possíveis incluem:
- Fome. Os recém-nascidos querem comer dia e noite, geralmente a cada 2 a 3 horas.
- Dor causada por gases ou espasmos intestinais após as mamadas. A dor surge se o bebê foi alimentado demais ou não arrotou o suficiente. Os alimentos que uma mãe que amamenta ingere podem causar gases ou dor em seu filho.
- Cólica. Muitos bebês com idades entre 3 semanas e 3 meses desenvolvem um padrão de choro associado à cólica. A cólica é uma parte normal do desenvolvimento que pode ser desencadeada por muitos fatores. Geralmente ocorre no final da tarde ou à noite.
- Desconforto, como por causa de uma fralda molhada.
- Sensação de calor ou frio demais. Os bebês também podem chorar por se sentirem muito enrolados em seu cobertor ou por quererem ser enrolados com força.
- Muito ruído, luz ou atividade. Isso pode sobrecarregar lenta ou repentinamente seu bebê.
O choro provavelmente faz parte do desenvolvimento normal do sistema nervoso central. Muitos pais dizem que podem ouvir uma diferença de tom entre um choro de mamar e um choro causado por dor.
O QUE FAZER QUANDO UM BEBÊ ESTÁ CHORANDO
Quando você não tiver certeza de por que seu bebê está chorando, primeiro tente eliminar as fontes de que você pode cuidar:
- Verifique se o bebê está respirando com facilidade e se os dedos das mãos e dos pés e os lábios estão rosados e quentes.
- Verifique se há inchaço, vermelhidão, umidade, erupções cutâneas, dedos das mãos e pés frios, braços ou pernas torcidos, lóbulos das orelhas dobrados ou dedos das mãos ou dos pés comprimidos.
- Certifique-se de que o bebê não está com fome. NÃO demore muito quando seu bebê mostrar sinais de fome.
- Certifique-se de que está alimentando a criança com a quantidade adequada e fazendo o bebê arrotar corretamente.
- Verifique se o seu bebê não está com muito frio ou muito calor.
- Verifique se a fralda precisa ser trocada.
- Certifique-se de que não haja muito ruído, luz ou vento, ou estimulação e interação insuficientes.
Aqui estão algumas maneiras de acalmar um bebê que chora:
- Experimente tocar uma música suave para se sentir confortável.
- Fale com seu bebê. O som da sua voz pode ser reconfortante. Seu bebê também pode ser acalmado pelo zumbido ou som de um ventilador ou secadora de roupas.
- Mude a posição do bebê.
- Segure seu bebê perto de seu peito. Às vezes, os bebês precisam experimentar sensações familiares, como o som da sua voz no peito, os batimentos cardíacos, a sensação da pele, o cheiro da sua respiração, o movimento do seu corpo e o conforto do seu abraço. No passado, os bebês eram segurados constantemente e a ausência dos pais significava perigo de predadores ou abandono. Você não pode estragar um bebê segurando-o durante a infância.
Se o choro continuar por mais tempo do que o normal e você não conseguir acalmar o bebê, chame um profissional de saúde para obter aconselhamento.
Tente descansar o suficiente. Os pais cansados têm menos capacidade para cuidar do bebê.
Use os recursos da família, amigos ou cuidadores externos para ter tempo para recuperar suas energias. Isso também será útil para o seu bebê. Isso não significa que você é um mau pai ou está abandonando seu filho. Desde que os cuidadores estejam tomando precauções de segurança e confortando o bebê quando necessário, você pode ter certeza de que seu filho será bem cuidado durante as férias.
Ligue para o seu médico imediatamente se o choro do seu bebê ocorrer com sintomas como febre, diarreia, vômito, erupção na pele, dificuldade para respirar ou outros sinais de doença.
- Posição de arroto do bebê
Ditmar MF. Comportamento e desenvolvimento. In: Polin RA, Ditmar MF, eds. Segredos Pediátricos. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 2.
Marcdante KJ, Kliegman RM. Choro e cólicas. In: Marcdante KJ, Kliegman RM, eds. Nelson Essentials of Pediatrics. 8ª ed. Elsevier; 2019: cap 11.
Taylor JA, Wright JA, Woodrum D. Cuidados de berçário para recém-nascidos. In: Gleason CA, Juul SE, eds. Doenças de Avery do recém-nascido. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 26.