Vitamina D
A vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura. Vitaminas solúveis em gordura são armazenadas no tecido adiposo do corpo.
A vitamina D ajuda o corpo a absorver o cálcio. O cálcio e o fosfato são dois minerais que você deve ingerir para a formação óssea normal.
Na infância, seu corpo usa esses minerais para produzir ossos. Se você não receber cálcio suficiente ou se seu corpo não absorver cálcio suficiente de sua dieta, a produção óssea e os tecidos ósseos podem ser prejudicados.
A deficiência de vitamina D pode causar osteoporose em adultos ou raquitismo em crianças.
O corpo produz vitamina D quando a pele é exposta diretamente ao sol. É por isso que é freqüentemente chamada de vitamina "do sol". A maioria das pessoas atende pelo menos parte de suas necessidades de vitamina D dessa maneira.
Muito poucos alimentos contêm vitamina D. Como resultado, muitos alimentos são fortificados com vitamina D. Fortificado significa que vitaminas foram adicionadas aos alimentos.
Peixes gordurosos (como atum, salmão e cavala) estão entre as melhores fontes de vitamina D.
Fígado de boi, queijo e gema de ovo fornecem pequenas quantidades.
Os cogumelos fornecem um pouco de vitamina D. Alguns cogumelos que você compra na loja têm um conteúdo mais alto de vitamina D porque foram expostos à luz ultravioleta.
A maior parte do leite nos Estados Unidos é fortificada com 400 UI de vitamina D por litro. Na maioria das vezes, os alimentos à base de leite, como queijo e sorvete, não são fortificados.
A vitamina D é adicionada a muitos cereais matinais. Também é adicionado a algumas marcas de bebidas de soja, suco de laranja, iogurte e margarina. Verifique o painel de informações nutricionais no rótulo dos alimentos.
SUPLEMENTOS
Pode ser difícil obter vitamina D suficiente apenas de fontes alimentares. Como resultado, algumas pessoas podem precisar tomar um suplemento de vitamina D. A vitamina D encontrada em suplementos e alimentos fortificados vem em duas formas diferentes:
- D2 (ergocalciferol)
- D3 (colecalciferol)
Siga uma dieta que forneça a quantidade adequada de cálcio e vitamina D. Seu provedor pode recomendar doses mais altas de vitamina D se você tiver fatores de risco para osteoporose ou um baixo nível dessa vitamina.
O excesso de vitamina D pode fazer com que o intestino absorva muito cálcio. Isso pode causar altos níveis de cálcio no sangue. O alto nível de cálcio no sangue pode levar a:
- Depósitos de cálcio em tecidos moles, como coração e pulmões
- Confusão e desorientação
- Danos aos rins
- Pedras nos rins
- Náusea, vômito, constipação, falta de apetite, fraqueza e perda de peso
Alguns especialistas sugeriram que alguns minutos de luz solar diretamente na pele do rosto, braços, costas ou pernas (sem protetor solar) todos os dias podem produzir as necessidades de vitamina D. do corpo. No entanto, a quantidade de vitamina D produzida pela exposição à luz solar pode variar muito de pessoa para pessoa.
- Pessoas que não moram em locais ensolarados podem não produzir vitamina D suficiente dentro de um período limitado ao sol. Dias nublados, sombra e pele escura também reduzem a quantidade de vitamina D que a pele produz.
- Como a exposição à luz solar é um risco de câncer de pele, a exposição por mais de alguns minutos sem protetor solar não é recomendada.
A melhor medida do seu status de vitamina D é observar os níveis sanguíneos de uma forma conhecida como 25-hidroxivitamina D. Os níveis sanguíneos são descritos como nanogramas por mililitro (ng / mL) ou nanomoles por litro (nmol / L), onde 0,4 ng / mL = 1 nmol / L.
Níveis abaixo de 30 nmol / L (12 ng / mL) são muito baixos para o osso ou saúde geral, e níveis acima de 125 nmol / L (50 ng / mL) são provavelmente muito altos. Níveis de 50 nmol / L ou acima (20 ng / mL ou acima) são suficientes para a maioria das pessoas.
A Dieta Diária Recomendada (RDA) para vitaminas reflete a quantidade de cada vitamina que a maioria das pessoas deve ingerir diariamente.
- A RDA para vitaminas pode ser usada como meta para cada pessoa.
- A quantidade de cada vitamina necessária depende de sua idade e sexo. Outros fatores, como gravidez e saúde, também são importantes.
Bebês (ingestão adequada de vitamina D)
- 0 a 6 meses: 400 IU (10 microgramas [mcg] por dia)
- 7 a 12 meses: 400 IU (10 mcg / dia)
Crianças
- 1 a 3 anos: 600 IU (15 mcg / dia)
- 4 a 8 anos: 600 IU (15 mcg / dia)
Crianças mais velhas e adultos
- 9 a 70 anos: 600 IU (15 mcg / dia)
- Adultos com mais de 70 anos: 800 UI (20 mcg / dia)
- Gravidez e amamentação: 600 UI (15 mcg / dia)
A National Osteoporosis Foundation (NOF) recomenda uma dose mais alta para pessoas com 50 anos ou mais, 800 a 1.000 UI de vitamina D por dia. Pergunte ao seu médico qual é a melhor quantidade para você.
A toxicidade da vitamina D quase sempre ocorre devido ao uso de muitos suplementos. O limite superior seguro para vitamina D é:
- 1.000 a 1.500 UI / dia para bebês (25 a 38 mcg / dia)
- 2.500 a 3.000 UI / dia para crianças de 1 a 8 anos; idades de 1 a 3: 63 mcg / dia; idades de 4 a 8: 75 mcg / dia
- 4.000 UI / dia para crianças de 9 anos ou mais, adultos e adolescentes e mulheres grávidas e lactantes (100 mcg / dia)
Um micrograma de colecalciferol (D3) é o mesmo que 40 UI de vitamina D.
Colecalciferol; Vitamina D3; Ergocalciferol; Vitamina D2
- Benefício da vitamina D
- Déficit de vitamina D
- Fonte de vitamina D
Mason JB, SL Booth. Vitaminas, minerais e outros micronutrientes. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 205.
Site da Fundação Nacional de Osteoporose. Guia do clínico para prevenção e tratamento da osteoporose. cdn.nof.org/wp-content/uploads/2016/01/995.pdf. Acessado em 9 de novembro de 2020.
Salwen MJ. Vitaminas e oligoelementos. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 26.