Controle a tensão em sua fonte
Contente
Aqui está o que Allen Elkin, Ph.D., diretor do Stress Management and Counseling Center na cidade de Nova York e autor de Gerenciamento de estresse para leigos (IDG Books, 1999), sugere quatro dos problemas de arrancar os cabelos mais comuns para as mulheres:
"O trabalho está fora de controle." “Pessoas sobrecarregadas geralmente são péssimos delegadores e negociadores”, diz Elkin. Pergunte a si mesmo: sou realmente o único que pode fazer tudo isso? O prazo está realmente escrito em pedra? Se você disser sim, pergunte a alguém que possa ter uma visão diferente. Tente obter ajuda ou pergunte ao seu chefe quais tarefas têm prioridade máxima se você não puder realizá-las todas a tempo. Isso não ajuda? Avalie a desvantagem de não cumprir seus prazos. Freqüentemente, há mais espaço de manobra do que pensamos, diz Elkin. Se você ainda estiver em apuros, pergunte-se como não repetir essa experiência. Talvez você tenha dito sim quando deveria ter dito não - ou talvez devesse reconsiderar o que realmente queria fazer.
"Meus parentes me deixam maluco." E talvez sempre o façam. “As pessoas são como são, e seu estilo pessoal provavelmente tem pouco a ver com você”, diz Elkin. (Em outras palavras, se um parente ou parente está lhe causando estresse, provavelmente ela está deixando seus outros parentes loucos também.) "São necessários dois para fazer um se sentir péssimo", diz Elkin. Só porque os outros impõem exigências ou tentam fazer você se sentir culpado, não significa que você tenha que jogar do jeito deles. Mas não negligencie seu papel se o conflito parecer difícil de evitar. Verifique suas expectativas sobre como os outros devem se comportar e pergunte como você pode estar deixando-os loucos.
"Aborrecimentos domésticos são opressores." É difícil fazer tudo - então não faça. "É tão horrível se a roupa de cama não for trocada hoje?" Elkin diz. Se você não consegue trocar a desleixo por sanidade, peça ajuda a outras pessoas da casa - ou, se puder, contrate alguém de fora. Se nada mais, tente ganhar uma aparência de serenidade reservando um tempo todos os dias para fazer algo simples de que você goste: ler o jornal, almoçar com um amigo ou ouvir música.
"Estou em uma rotina." “O estresse não se trata apenas de aborrecimentos, mas de falta de satisfação”, diz Elkin. "Às vezes, o estresse vem tanto de fazer menos quanto de exagerar." Pergunte a si mesmo o que está ausente em sua vida. Amigos? Diversão? Estimulação? Tente preencher as peças que faltam. Considere fazer um trabalho comunitário para contribuir com algo além de você, ou fazer um curso para explorar um interesse não realizado. Inclua mais exercícios em sua programação - e tente incluir amigos para conversas e perspectivas quando você se exercitar.