O estranho benefício de morder as unhas
Contente
Sua mãe sempre disse que roer as unhas era um péssimo hábito (provavelmente enquanto afastava as mãos do rosto). E embora enfiar os dedos na boca não seja algo que encorajamos, parece que roer as unhas pode não ser tudo ruim, de acordo com um novo estudo publicado em Pediatria.
Os pesquisadores descobriram que as crianças que mordiscavam as unhas eram menos propensas a ter alergias e tinham um sistema imunológico mais forte em geral. Roer as unhas permitiu que bactérias e pólen presos sob as unhas das crianças entrassem em suas bocas, aumentando sua imunidade. Basicamente, mastigar a unha suja funcionou um pouco como uma vacina totalmente natural (e ligeiramente nojenta).
"Nossas descobertas são consistentes com a teoria da higiene de que a exposição precoce à sujeira ou germes reduz o risco de desenvolver alergias", disse Malcolm Sears, Ph.D., professor de medicina da Universidade McMaster na Austrália, pesquisador principal em um comunicado à imprensa. "Embora não recomendemos que esses hábitos sejam incentivados, parece haver um lado positivo nesses hábitos."
A "teoria da higiene" diz que, porque todos nós trabalhamos muito para esterilizar nossas casas, escritórios e espaços públicos, nós os fizemos também limpo e nosso sistema imunológico está sofrendo de falta de sujeira. Parece que o que não nos mata faz nos tornam mais fortes, especialmente quando se trata de germes.
Mesmo assim, roedores de unhas têm maior probabilidade de contrair doenças que variam de resfriado comum a hepatite e também estão expostos a poluentes nocivos em esmaltes e no meio ambiente. Além disso, "suas unhas estão quase duas vezes mais sujas que seus dedos. As bactérias geralmente ficam presas sob as unhas e podem ser transferidas para a boca, causando infecções na gengiva e na garganta", como Michael Shapiro, MD, diretor médico e fundador de Dermatologia de Vanguarda na cidade de Nova York nos contou em 10 Terrifying Reasons to Stop Biting Your Nails.
Mas se você ainda quer um sistema imunológico mais forte - e quem não quer? - há muitas maneiras mais seguras (e mais divertidas) de desenvolver suas bactérias benéficas. Pesquisas anteriores descobriram que coisas como caminhar ao ar livre, ouvir música, ter uma atitude otimista, sair com amigos, rir, meditar e comer alimentos fermentados como iogurte e chucrute são todos poderosos estimuladores do sistema imunológico. Bônus: você protegerá aquela arte de unha super fofa na qual trabalhou tanto!