Vitamina K
A vitamina K é uma vitamina solúvel em gordura.
A vitamina K é conhecida como vitamina da coagulação. Sem ele, o sangue não coagularia. Alguns estudos sugerem que ajuda a manter os ossos fortes em adultos mais velhos.
A melhor maneira de obter a necessidade diária de vitamina K é ingerindo alimentos. A vitamina K é encontrada nos seguintes alimentos:
- Vegetais com folhas verdes, como couve, espinafre, nabo, couve, acelga, mostarda, salsa, alface romana e folha de alface verde
- Legumes como couve de Bruxelas, brócolis, couve-flor e repolho
- Peixe, fígado, carne, ovos e cereais (contêm quantidades menores)
A vitamina K também é produzida pelas bactérias no trato intestinal inferior.
A deficiência de vitamina K é muito rara. Ocorre quando o corpo não consegue absorver adequadamente a vitamina do trato intestinal. A deficiência de vitamina K também pode ocorrer após o tratamento de longo prazo com antibióticos.
Pessoas com deficiência de vitamina K têm maior probabilidade de apresentar hematomas e sangramento.
Tenha em mente que:
- Se você toma certos medicamentos para afinar o sangue (anticoagulantes / antiplaquetários), como a varfarina (Coumadin), pode ser necessário ingerir menos alimentos que contenham vitamina K.
- Você também pode precisar comer a mesma quantidade de alimentos que contenham vitamina K todos os dias.
- Você deve saber que a vitamina K ou os alimentos que contêm vitamina K podem afetar o funcionamento de alguns desses medicamentos. É importante que você mantenha os níveis de vitamina K no sangue constantes no dia a dia.
Os anticoagulantes mais comumente usados atualmente não são afetados pela ingestão de vitamina K. Essa precaução se refere à varfarina (Coumadin). Pergunte ao seu médico se você precisa monitorar a ingestão de alimentos que contenham vitamina K e a quantidade que você pode comer.
A Dieta Diária Recomendada (RDA) para vitaminas reflete a quantidade de cada vitamina que a maioria das pessoas deve ingerir por dia.
- A RDA para vitaminas pode ser usada como meta para cada pessoa.
- A quantidade de cada vitamina necessária depende de sua idade e sexo.
- Outros fatores, como gravidez, amamentação e doenças, podem aumentar a quantidade de que você precisa.
O Conselho de Alimentos e Nutrição do Instituto de Medicina Recomendou Ingestões para indivíduos - Ingestão Adequada (AIs) para vitamina K:
Bebês
- 0 a 6 meses: 2,0 microgramas por dia (mcg / dia)
- 7 a 12 meses: 2,5 mcg / dia
Crianças
- 1 a 3 anos: 30 mcg / dia
- 4 a 8 anos: 55 mcg / dia
- 9 a 13 anos: 60 mcg / dia
Adolescentes e adultos
- Homens e mulheres de 14 a 18 anos: 75 mcg / dia (incluindo mulheres grávidas e amamentando)
- Homens e mulheres com 19 anos ou mais: 90 mcg / dia para mulheres (incluindo grávidas e lactantes) e 120 mcg / dia para homens
Filoquinona; K1; Menaquinona; K2; Menadiona; K3
- Benefício da vitamina K
- Fonte de vitamina K
Mason JB. Vitaminas, minerais e outros micronutrientes. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 218.
Salwen MJ. Vitaminas e oligoelementos. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 26.