Flúor na dieta
O flúor ocorre naturalmente no corpo como fluoreto de cálcio. O fluoreto de cálcio é encontrado principalmente nos ossos e dentes.
Pequenas quantidades de flúor ajudam a reduzir a cárie dentária. Adicionar flúor à água da torneira (denominado fluoretação) ajuda a reduzir as cáries em crianças em mais da metade.
Água fluoretada é encontrada na maioria dos sistemas de água da comunidade. (Bem, muitas vezes a água não contém flúor suficiente.)
Alimentos preparados em água fluoretada contêm flúor. O fluoreto de sódio natural está no oceano, então a maioria dos frutos do mar contém flúor. O chá e a gelatina também contêm flúor.
Os bebês só podem obter flúor bebendo fórmulas infantis. O leite materno contém uma quantidade insignificante de flúor.
A falta (deficiência) de flúor pode levar ao aumento de cáries e ossos e dentes fracos.
Muito flúor na dieta é muito raro. Raramente, bebês que recebem muito flúor antes que seus dentes rompam a gengiva apresentam alterações no esmalte que cobre os dentes. Podem aparecer listras ou linhas brancas esmaecidas, mas geralmente não são fáceis de ver.
O Food and Nutrition Board do Institute of Medicine recomenda a seguinte ingestão dietética de flúor:
Esses valores são ingestões adequadas (AI), e não doses diárias recomendadas (RDAs).
Bebês
- 0 a 6 meses: 0,01 miligramas por dia (mg / dia)
- 7 a 12 meses: 0,5 mg / dia
Crianças
- 1 a 3 anos: 0,7 mg / dia
- 4 a 8 anos: 1,0 mg / dia
- 9 a 13 anos: 2,0 mg / dia
Adolescentes e adultos
- Homens com idades entre 14 e 18 anos: 3,0 mg / dia
- Homens com mais de 18 anos: 4,0 mg / dia
- Mulheres com mais de 14 anos: 3,0 mg / dia
A melhor maneira de obter as necessidades diárias de vitaminas essenciais é ingerir uma dieta balanceada que contenha uma variedade de alimentos do guia alimentar MyPlate do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
As recomendações específicas dependem da idade e do sexo. Pergunte ao seu médico qual é a melhor quantidade para você.
Para ajudar a garantir que bebês e crianças não recebam muito flúor:
- Pergunte ao seu provedor sobre o tipo de água a ser usada em fórmulas concentradas ou em pó.
- NÃO use nenhum suplemento de flúor sem falar com seu provedor.
- Evite usar creme dental com flúor em crianças menores de 2 anos.
- Use apenas uma quantidade do tamanho de uma ervilha de creme dental com flúor em crianças com mais de 2 anos.
- Evite bochechos com flúor em crianças menores de 6 anos.
Dieta - flúor
Berg J, Gerweck C, Hujoel PP, et al; Painel de especialistas do Conselho de Assuntos Científicos da American Dental Association sobre a ingestão de flúor proveniente de fórmulas infantis e fluorose. Recomendações clínicas baseadas em evidências sobre a ingestão de flúor de fórmulas infantis reconstituídas e fluorose do esmalte: um relatório do American Dental Association Council on Scientific Affairs. J Am Dent Assoc. 2011; 142 (1): 79-87. PMID: 21243832 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21243832.
Chin JR, Kowolik JE, Stookey GK. Cárie dentária na criança e no adolescente. In: Dean JA, ed. McDonald e Avery’s Odontologia para Crianças e Adolescentes. 10ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2016: cap 9.
Palmer CA, Gilbert JA; Academia de Nutrição e Dietética. Posição da Academia de Nutrição e Dietética: o impacto do flúor na saúde. Dieta J Acad Nutr. 2012; 112 (9): 1443-1453. PMID: 22939444 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22939444.
Ramu A, Neild P. Dieta e nutrição. In: Naish J, Syndercombe Court D, eds. Ciências Médicas. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: capítulo 16.