Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 17 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 14 Fevereiro 2025
Anonim
OMS: Dia Mundial da Saúde 2015, Segurança Alimentar - visão global
Vídeo: OMS: Dia Mundial da Saúde 2015, Segurança Alimentar - visão global

A segurança alimentar refere-se às condições e práticas que preservam a qualidade dos alimentos. Essas práticas evitam a contaminação e doenças transmitidas por alimentos.

Os alimentos podem ser contaminados de muitas maneiras diferentes. Alguns produtos alimentares podem já conter bactérias ou parasitas. Esses germes podem se espalhar durante o processo de embalagem se os produtos alimentícios não forem manuseados de maneira adequada. Cozinhar, preparar ou armazenar alimentos inadequadamente também pode causar contaminação.

O manuseio, armazenamento e preparação adequados dos alimentos reduzem muito o risco de doenças transmitidas por alimentos.

Todos os alimentos podem ser contaminados. Alimentos de alto risco incluem carnes vermelhas, aves, ovos, queijo, laticínios, couve crua e peixe ou marisco crus.

Práticas inadequadas de segurança alimentar podem levar a doenças transmitidas por alimentos. Os sintomas de doenças de origem alimentar variam. Eles geralmente incluem problemas de estômago ou dores de estômago. As doenças de origem alimentar podem ser graves e fatais. Crianças pequenas, adultos mais velhos, mulheres grávidas e pessoas com sistema imunológico enfraquecido estão especialmente sob risco.


Se suas mãos apresentarem cortes ou feridas, use luvas adequadas para manusear alimentos ou evite prepará-los. Para reduzir o risco de doenças transmitidas por alimentos, você deve lavar bem as mãos:

  • Antes e depois de manusear qualquer alimento
  • Depois de usar o banheiro ou trocar fraldas
  • Depois de tocar em animais

Para evitar a contaminação cruzada de alimentos, você deve:

  • Lave todas as tábuas e utensílios de corte com água quente e sabão após preparar cada alimento.
  • Separe carnes, aves e frutos do mar de outros alimentos durante o preparo.

Para reduzir as chances de intoxicação alimentar, você deve:

  • Cozinhe os alimentos na temperatura correta. Verifique a temperatura com um termômetro interno no ponto mais espesso, nunca na superfície. Aves, todas as carnes moídas e recheadas devem ser cozidas a uma temperatura interna de 165 ° F (73,8 ° C). Frutos do mar e bifes ou costeletas ou assados ​​de carne vermelha devem ser cozidos a uma temperatura interna de 62,7 ° C (145 ° F). Reaqueça as sobras a uma temperatura interna de pelo menos 165 ° F (73,8 ° C). Cozinhe os ovos até que a clara e a gema estejam firmes. Os peixes devem ter uma aparência opaca e lascar facilmente.
  • Refrigere ou congele os alimentos imediatamente. Armazene os alimentos na temperatura certa o mais rápido possível após a compra. Compre suas compras no final de suas tarefas, e não no início. As sobras devem ser refrigeradas dentro de 2 horas de servir. Mova os alimentos quentes para recipientes largos e planos para que possam esfriar mais rapidamente. Mantenha os alimentos congelados no freezer até que estejam prontos para serem descongelados e cozidos. Descongele os alimentos na geladeira ou em água fria corrente (ou no micro-ondas, se a comida for cozida imediatamente após o descongelamento); nunca descongele alimentos no balcão à temperatura ambiente.
  • Identifique as sobras claramente com a data em que foram preparadas e armazenadas.
  • Nunca corte o molde de qualquer alimento e tente comer as partes que parecem "seguras". O molde pode se estender mais para dentro da comida do que você pode ver.
  • Os alimentos também podem ser contaminados antes de serem comprados. Fique atento e NÃO compre ou use alimentos desatualizados, alimentos embalados com lacre quebrado ou latas com protuberâncias ou amassados. NÃO use alimentos com odor ou aparência incomum ou gosto estragado.
  • Prepare alimentos enlatados caseiros em condições limpas. Tenha muito cuidado durante o processo de enlatamento. Alimentos enlatados caseiros são a causa mais comum de botulismo.

Alimentos - higiene e saneamento


Ochoa TJ, Chea-Woo E. Abordagem para pacientes com infecções do trato gastrointestinal e intoxicação alimentar. In: Cherry JD, Harrison GJ, Kaplan SL, Steinbach WJ, Hotez PJ, eds. Livro didático de doenças infecciosas pediátricas de Feigin e Cherry. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 44.

Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar. Manter os alimentos seguros durante uma emergência. www.fsis.usda.gov/wps/portal/fsis/topics/food-safety-education/get-answers/food-safety-fact-sheets/emergency-preparedness/keeping-food-safe-during-an-emergency/ CT_Index. Atualizado em 30 de julho de 2013. Acessado em 27 de julho de 2020.

Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. Segurança alimentar: por tipos de alimentos. www.foodsafety.gov/keep/types/index.html. Atualizado em 1 de abril de 2019. Acessado em 7 de abril de 2020.

Wong KK, Griffin PM. Doenças transmitidas por alimentos. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 101.


Recomendamos Você

Bulimia tirou uma década da minha vida - não cometa o meu erro

Bulimia tirou uma década da minha vida - não cometa o meu erro

Minha hitória com trantorno alimentare começou quando eu tinha apena 12 ano. Eu era uma líder de torcida no enino médio. empre fui menor do que meu colega de clae - mai baixa, mai ...
Por que minha língua está preta?

Por que minha língua está preta?

Incluímo produto que conideramo útei para noo leitore. e você comprar por meio do link deta página, podemo ganhar uma pequena comião. Aqui etá noo proceo. O que caua uma ...