Aditivos alimentares
Os aditivos alimentares são substâncias que se tornam parte de um produto alimentar quando são adicionadas durante o processamento ou fabricação desse alimento.
Aditivos alimentares "diretos" são frequentemente adicionados durante o processamento para:
- Adicione nutrientes
- Ajude a processar ou preparar a comida
- Mantenha o produto fresco
- Torne a comida mais atraente
Os aditivos alimentares diretos podem ser artificiais ou naturais.
Os aditivos alimentares naturais incluem:
- Ervas ou especiarias para adicionar sabor aos alimentos
- Vinagre para alimentos em conserva
- Sal, para conservar carnes
Os aditivos alimentares "indiretos" são substâncias que podem ser encontradas nos alimentos durante ou após o seu processamento. Eles não foram usados ou colocados na comida de propósito. Esses aditivos estão presentes em pequenas quantidades no produto final.
Os aditivos alimentares têm 5 funções principais. Eles são:
1. Dê aos alimentos uma textura macia e consistente:
- Os emulsionantes evitam que os produtos líquidos se separem.
- Estabilizantes e espessantes fornecem uma textura uniforme.
- Os agentes antiaglomerantes permitem que as substâncias fluam livremente.
2. Melhorar ou preservar o valor nutritivo:
- Muitos alimentos e bebidas são fortificados e enriquecidos para fornecer vitaminas, minerais e outros nutrientes. Exemplos de alimentos comumente fortificados são farinha, cereais, margarina e leite. Isso ajuda a compensar as vitaminas ou minerais que podem estar baixos ou ausentes na dieta de uma pessoa.
- Todos os produtos que contêm nutrientes adicionados devem ser rotulados.
3. Manter a salubridade dos alimentos:
- Bactérias e outros germes podem causar doenças de origem alimentar. Os conservantes reduzem a deterioração que esses germes podem causar.
- Certos conservantes ajudam a preservar o sabor dos produtos assados, evitando que as gorduras e os óleos estraguem.
- Os conservantes também evitam que as frutas frescas fiquem marrons quando expostas ao ar.
4. Controlar o equilíbrio ácido-base dos alimentos e fornecer fermento:
- Certos aditivos ajudam a alterar o equilíbrio ácido-base dos alimentos para obter um certo sabor ou cor.
- Os agentes fermentadores que liberam ácidos quando são aquecidos reagem com o bicarbonato de sódio para ajudar no crescimento de biscoitos, bolos e outros produtos assados.
5. Fornece cor e realça o sabor:
- Certas cores melhoram a aparência dos alimentos.
- Muitas especiarias, assim como sabores naturais e artificiais, realçam o sabor dos alimentos.
A maioria das preocupações com aditivos alimentares tem a ver com ingredientes feitos pelo homem que são adicionados aos alimentos. Alguns deles são:
- Antibióticos administrados a animais produtores de alimentos, como galinhas e vacas
- Antioxidantes em alimentos oleosos ou gordurosos
- Adoçantes artificiais, como aspartame, sacarina, ciclamato de sódio e sucralose
- Ácido benzóico em sucos de frutas
- Lecitina, gelatinas, amido de milho, ceras, gomas e propilenoglicol em estabilizantes e emulsificantes de alimentos
- Muitos corantes e substâncias corantes diferentes
- Glutamato monossódico (MSG)
- Nitratos e nitritos em cachorros-quentes e outros produtos de carne processados
- Sulfitos em cerveja, vinho e vegetais embalados
A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos tem uma lista de aditivos alimentares considerados seguros. Muitos não foram testados, mas a maioria dos cientistas os considera seguros. Essas substâncias são colocadas na lista de "geralmente reconhecidas como seguras (GRAS)". Esta lista contém cerca de 700 itens.
O Congresso define seguro como "certeza razoável de que nenhum dano resultará do uso" de um aditivo. Exemplos de itens nesta lista são: goma de guar, açúcar, sal e vinagre. A lista é revisada regularmente.
Algumas substâncias consideradas nocivas para pessoas ou animais ainda podem ser permitidas, mas apenas ao nível de 1/100 da quantidade considerada prejudicial. Para sua própria proteção, as pessoas com alguma alergia ou intolerância alimentar devem sempre consultar a lista de ingredientes no rótulo. As reações a qualquer aditivo podem ser leves ou graves. Por exemplo, algumas pessoas com asma pioram a asma depois de comer alimentos ou bebidas que contêm sulfitos.
É importante continuar coletando informações sobre a segurança dos aditivos alimentares. Relate quaisquer reações que você tenha a alimentos ou aditivos alimentares ao Centro de Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada da FDA (CFSAN). Informações sobre como relatar uma reação estão disponíveis em www.fda.gov/AboutFDA/CentersOffices/OfficeofFoods/CFSAN/ContactCFSAN/default.htm.
O FDA e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) supervisionam e regulamentam o uso de aditivos em produtos alimentícios vendidos nos Estados Unidos. No entanto, as pessoas que têm dietas especiais ou intolerâncias devem ter cuidado ao escolher quais produtos comprar.
Aditivos alimentares; Sabores e cores artificiais
Aronson JK. Ácido glutâmico e glutamatos. In: Aronson JK, ed. Efeitos colaterais das drogas de Meyler. 16ª ed. Waltham, MA: Elsevier B.V .; 2016: 557-558.
Bush RK, Baumert JL, Taylor SL. Reações a aditivos alimentares e medicamentosos. In: Burks AW, Holgate ST, O’Hehir RE et al, eds. Alergia de Middleton: Princípios e Prática. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 80.
International Food Information Council (IFIC) e US Food and Drug Administration (FDA). Ingredientes alimentares e cores. www.fda.gov/media/73811/download. Atualizado em novembro de 2014. Acessado em 06 de abril de 2020.