Dieta - doença renal crônica
Pode ser necessário fazer mudanças em sua dieta quando você tem doença renal crônica (DRC). Essas mudanças podem incluir limitação de fluidos, ingestão de uma dieta pobre em proteínas, limitação de sal, potássio, fósforo e outros eletrólitos e ingestão de calorias suficientes se você estiver perdendo peso.
Pode ser necessário alterar mais sua dieta se a sua doença renal piorar ou se precisar de diálise.
O objetivo desta dieta é manter os níveis de eletrólitos, minerais e fluidos em seu corpo equilibrados quando você tem DRC ou está em diálise.
Pessoas em diálise precisam desta dieta especial para limitar o acúmulo de produtos residuais no corpo. Limitar a ingestão de líquidos entre os tratamentos de diálise é muito importante porque a maioria das pessoas em diálise urina muito pouco. Sem urinar, o líquido se acumula no corpo e causa muito líquido no coração e nos pulmões.
Peça ao seu médico que o encaminhe a um nutricionista registrado para ajudá-lo com sua dieta para doenças renais. Alguns nutricionistas são especializados em dietas renais. Seu nutricionista também pode ajudá-lo a criar uma dieta adequada às suas outras necessidades de saúde.
A Fundação Kidney tem seções na maioria dos estados. É um bom lugar para pessoas com doenças renais e suas famílias encontrarem programas e informações. Você precisa ingerir calorias suficientes todos os dias para mantê-lo saudável e prevenir a degradação do tecido corporal. Pergunte ao seu médico e nutricionista qual deve ser o seu peso ideal. Pese-se todas as manhãs para ter certeza de que está cumprindo essa meta.
CARBOIDRATOS
Se você não tem problemas para comer carboidratos, esses alimentos são uma boa fonte de energia. Se o seu provedor recomendou uma dieta baixa em proteínas, você pode substituir as calorias da proteína por:
- Frutas, pães, grãos e vegetais. Esses alimentos fornecem energia, bem como fibras, minerais e vitaminas.
- Balas duras, açúcar, mel e geleia. Se necessário, você pode até comer sobremesas com alto teor calórico, como tortas, bolos ou biscoitos, desde que limite as sobremesas feitas com laticínios, chocolate, nozes ou bananas.
GORDURAS
As gorduras podem ser uma boa fonte de calorias. Certifique-se de usar gorduras mono e poliinsaturadas (azeite, óleo de canola, óleo de cártamo) para proteger a saúde do coração. Converse com seu médico ou nutricionista sobre gorduras e colesterol que podem aumentar o risco de problemas cardíacos.
PROTEÍNA
Dietas de baixa proteína podem ser úteis antes de iniciar a diálise. Seu provedor ou nutricionista pode recomendar uma dieta com baixo teor de proteína com base no seu peso, estágio da doença, quantidade de músculos que você tem e outros fatores. Mas você ainda precisa de proteína suficiente, então converse com seu provedor para encontrar a dieta certa para você.
Depois de iniciar a diálise, você precisará ingerir mais proteínas. Uma dieta rica em proteínas com peixes, aves, porco ou ovos em todas as refeições pode ser recomendada.
Pessoas em diálise devem comer 8 a 10 onças (225 a 280 gramas) de alimentos ricos em proteínas por dia. Seu provedor ou nutricionista pode sugerir adicionar clara de ovo, clara de ovo em pó ou proteína em pó.
CÁLCIO E FÓSFORO
Os minerais cálcio e fósforo serão verificados com frequência. Mesmo nos estágios iniciais da DRC, os níveis de fósforo no sangue podem ficar muito altos. Isso pode causar:
- Cálcio baixo. Isso faz com que o corpo retire cálcio dos ossos, o que pode torná-los mais fracos e com maior probabilidade de quebrar.
- Coceira.
Você precisará limitar a quantidade de alimentos lácteos que ingere, porque eles contêm grandes quantidades de fósforo. Isso inclui leite, iogurte e queijo. Alguns laticínios têm baixo teor de fósforo, incluindo:
- Margarina da banheira
- Manteiga
- Creme, ricota, queijo brie
- Creme de leite
- Sorvete
- Coberturas batidas não lácteas
Pode ser necessário tomar suplementos de cálcio para prevenir doenças ósseas e vitamina D para controlar o equilíbrio de cálcio e fósforo em seu corpo. Pergunte ao seu provedor ou nutricionista sobre a melhor forma de obter esses nutrientes.
Seu provedor pode recomendar medicamentos chamados "aglutinantes de fósforo" se as mudanças na dieta por si só não funcionarem para controlar o equilíbrio desse mineral em seu corpo.
FLUIDOS
Nos estágios iniciais da insuficiência renal, você não precisa limitar a quantidade de líquidos que ingere. Mas, à medida que sua condição piora ou quando você está em diálise, você precisará observar a quantidade de líquido que ingere.
Entre as sessões de diálise, o fluido pode se acumular no corpo. Muito líquido pode causar falta de ar, uma emergência que requer atenção médica imediata.
Seu provedor e enfermeira de diálise informarão quanto você deve beber todos os dias. Faça uma contagem dos alimentos que contêm muita água, como sopas, gelatina com sabor de frutas, sorvetes com sabor de frutas, sorvete, uvas, melões, alface, tomate e aipo.
Use xícaras ou copos menores e vire a xícara depois de terminá-la.
Dicas para não ficar com sede incluem:
- Evite alimentos salgados
- Congele um pouco de suco em uma bandeja de cubos de gelo e coma como um sorvete com sabor de frutas (você deve contar esses cubos de gelo em sua quantidade diária de líquidos)
- Fique frio em dias quentes
SAL OU SÓDIO
A redução do sódio na dieta ajuda a controlar a pressão alta. Também evita que você tenha sede e evita que seu corpo retenha líquidos extras. Procure estas palavras nos rótulos dos alimentos:
- Baixo teor de sódio
- Sem sal adicionado
- Sem sódio
- Sódio reduzido
- Sem sal
Verifique todos os rótulos para ver a quantidade de sal ou sódio que os alimentos contêm por porção. Além disso, evite alimentos que listam sal perto do início dos ingredientes. Procure produtos com menos de 100 miligramas (mg) de sal por porção.
NÃO use sal ao cozinhar e tire o saleiro da mesa. A maioria das outras ervas são seguras e você pode usá-las para dar sabor aos alimentos em vez de sal.
NÃO use substitutos do sal porque eles contêm potássio. Pessoas com DRC também precisam limitar seu potássio.
POTÁSSIO
Os níveis normais de potássio no sangue ajudam a manter o coração batendo de forma constante. No entanto, muito potássio pode se acumular quando os rins não funcionam mais bem. Podem ocorrer ritmos cardíacos perigosos, que podem levar à morte.
Frutas e vegetais contêm grandes quantidades de potássio e, por isso, devem ser evitados para manter um coração saudável.
Escolher o item certo de cada grupo de alimentos pode ajudar a controlar seus níveis de potássio.
Ao comer frutas:
- Escolha pêssegos, uvas, peras, maçãs, frutas vermelhas, abacaxi, ameixas, tangerinas e melancia
- Limite ou evite laranjas e suco de laranja, nectarinas, kiwis, passas ou outras frutas secas, bananas, melão, melada, ameixas e nectarinas
Ao comer vegetais:
- Escolha brócolis, repolho, cenoura, couve-flor, aipo, pepino, berinjela, feijão verde e cera, alface, cebola, pimentão, agrião, abobrinha e abóbora amarela
- Limite ou evite aspargos, abacate, batata, tomate ou molho de tomate, abóbora, abacate e espinafre cozido
FERRO
Pessoas com insuficiência renal avançada também têm anemia e geralmente precisam de ferro extra.
Muitos alimentos contêm ferro extra (fígado, vaca, porco, frango, feijão-limão e feijão, cereais enriquecidos com ferro). Converse com seu médico ou nutricionista sobre quais alimentos com ferro você pode comer devido à sua doença renal.
Doença renal - dieta; Doença renal - dieta
Fouque D, Mitch WE. Abordagens dietéticas para doenças renais. In: Skorecki K, Chertow GM, Marsden PA, Taal MW, Yu ASL, eds. Brenner e Rector’s The Kidney. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 61.
Mitch WE. Doença renal crônica. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 121.
Site do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais. Alimentação e nutrição para hemodiálise. www.niddk.nih.gov/health-information/kidney-disease/kidney-failure/hemodialysis/eating-nutrition. Atualizado em setembro de 2016. Acessado em 26 de julho de 2019.
Fundação Nacional do Rim. Diretrizes dietéticas para adultos iniciando hemodiálise. www.kidney.org/atoz/content/dietary_hemodialysis. Atualizado em abril de 2019. Acessado em 26 de julho de 2019.