Envenenamento por cloreto de mercúrio
O cloreto de mercúrio é uma forma muito venenosa de mercúrio. É um tipo de sal de mercúrio. Existem diferentes tipos de envenenamento por mercúrio. Este artigo discute o envenenamento por engolir cloreto de mercúrio.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma exposição real ao veneno. Se você ou alguém com quem você está exposto, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para o número gratuito nacional de ajuda contra veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
Cloreto de mercúrio
O cloreto de mercúrio pode ser encontrado em alguns:
- Anti-sépticos
- Pilhas secas
Observação: esta lista pode não ser completa.
Os sintomas de envenenamento por cloreto de mercúrio incluem:
- Dor abdominal (forte)
- Dificuldade respiratória (grave)
- Diminuição da produção de urina (pode parar completamente)
- Diarréia (com sangue)
- Babando
- Gosto metálico
- Lesões na boca (feridas)
- Dor na garganta e boca (forte)
- Choque (pressão arterial extremamente baixa)
- Inchaço na garganta (pode ser grave)
- Vômito, incluindo sangue
Procure ajuda médica imediata. NÃO faça uma pessoa vomitar, a menos que seja instruído a fazê-lo pelo Controle de Intoxicações ou por um profissional de saúde. Se a roupa estiver contaminada com o veneno, tente removê-la com segurança enquanto se protege do contato com o veneno.
As informações a seguir são úteis para assistência de emergência:
- Idade, peso e condição da pessoa
- Nome do produto (ingredientes e concentração, se conhecidos)
- Tempo foi engolido
- Quantidade engolida
No entanto, NÃO atrase a chamada de ajuda se esta informação não estiver imediatamente disponível.
O seu centro de controle de veneno local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de Ajuda sobre Veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Esta linha direta nacional permitirá que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Leve o recipiente com você para o hospital, se possível.
O profissional de saúde medirá e monitorará os sinais vitais, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. A pessoa pode receber:
- Suporte das vias aéreas, incluindo oxigênio, tubo de respiração pela boca (intubação) e máquina de respiração (ventilador)
- Exames de sangue e urina
- Câmera na garganta (endoscopia) para ver queimaduras no tubo alimentar (esôfago) e estômago
- Raio-x do tórax
- ECG (eletrocardiograma ou traçado do coração)
- Fluidos através de uma veia (intravenosa ou IV)
- Remédios para tratar os sintomas
- Medicamentos chamados quelantes para remover o mercúrio da corrente sanguínea e dos tecidos, o que pode reduzir lesões de longo prazo
Esta substância é muito venenosa. O desempenho da pessoa geralmente depende dos sintomas que ocorrem nos primeiros 10 a 15 minutos após a ingestão e da rapidez com que o tratamento é recebido. A diálise renal (filtração) por meio de uma máquina pode ser necessária se os rins não se recuperarem após o envenenamento agudo por mercúrio. Podem ocorrer insuficiência renal e morte, mesmo com pequenas doses.
Se o envenenamento ocorreu lentamente ao longo do tempo, qualquer dano cerebral pode ser permanente.
Theobald JL, Mycyk MB. Ferro e metais pesados. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 151.
Tokar EJ, Boyd WA, Freedman JH, Waalkes MP. Efeitos tóxicos dos metais. In: Klaassen CD, Watkins JB, eds. Casarett e Doull’s Essentials of Toxicology. 3ª ed. New York, NY: McGraw Hill Medical; 2015: cap 23.