Envenenamento por etanol
O envenenamento por etanol é causado pelo consumo de muito álcool.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma exposição real ao veneno. Se você ou alguém com quem você está exposto, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para o número gratuito nacional de ajuda contra veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
Etanol
Bebidas alcoólicas, incluindo:
- Cerveja
- Gin
- Vodka
- Vinho
- Uísque
Os sintomas podem incluir:
- Dor abdominal.
- Confusão, fala arrastada.
- Sangramento interno (estômago e intestino).
- Respiração lenta.
- Estupor (diminuição do nível de alerta), até coma.
- Caminhada instável.
- Vômito, às vezes com sangue.
- O uso excessivo de álcool crônico pode levar a sintomas adicionais e falência de múltiplos órgãos.
Se você conseguir acordar um adulto que ingeriu muito álcool, leve-o para um lugar confortável para evitar os efeitos do sono. Certifique-se de que a pessoa não cairá ou se machucará.
Coloque a pessoa de lado, caso ela vomite (vomite). NÃO faça a pessoa vomitar a menos que seja instruído a fazê-lo por um profissional de saúde ou pelo Controle de Intoxicação.
Verifique a pessoa com frequência para se certificar de que sua condição não está piorando.
Se a pessoa não estiver alerta (inconsciente) ou apenas um pouco alerta (semiconsciente), pode ser necessária ajuda de emergência. Em caso de dúvida, peça ajuda médica.
As informações a seguir são úteis para assistência de emergência:
- Idade, peso e condição da pessoa
- Nome das bebidas consumidas (ingredientes e dosagens, se conhecidos)
- Tempo foi engolido
- Quantidade engolida
No entanto, NÃO atrase a chamada de ajuda se esta informação não estiver imediatamente disponível.
O seu centro de controle de veneno local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de Ajuda sobre Veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Esta linha direta nacional permitirá que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O profissional de saúde medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. A pessoa pode receber:
- Suporte das vias aéreas, incluindo oxigênio, tubo de respiração pela boca (intubação) e ventilador (máquina de respiração)
- Exames de sangue e urina
- Raio-x do tórax
- Tomografia computadorizada (tomografia computadorizada ou imagem avançada) para descartar outros problemas ou complicações
- ECG (eletrocardiograma ou traçado do coração)
- Fluidos pela veia (intravenosa ou IV)
- Remédios para tratar os sintomas
A sobrevivência por mais de 24 horas após a bebedeira geralmente significa que a pessoa se recuperará. Uma síndrome de abstinência pode se desenvolver à medida que os níveis de álcool no sangue caem, então a pessoa deve ser observada e mantida em segurança por pelo menos mais 24 horas.
Aronson JK. Etanol (álcool). In: Aronson JK, ed. Efeitos colaterais das drogas de Meyler. 16ª ed. Waltham, MA: Elsevier; 2016: 179-184.
Nelson ME. Álcoois tóxicos. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 141.
Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA; Serviços de informação especializados; Site da Rede de Dados de Toxicologia. Etanol. toxnet.nlm.nih.gov. Atualizado em 18 de dezembro de 2018. Acessado em 14 de fevereiro de 2019.