Envenenamento por inseticida

Este artigo discute os efeitos prejudiciais da inalação ou ingestão de repelente (repelente).
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma exposição real ao veneno. Se você ou alguém com quem você está exposto, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para o número gratuito nacional de ajuda contra veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
A maioria dos repelentes de insetos contém DEET (N, N-dietil-meta-toluamida) como ingrediente ativo. O DEET é um dos poucos sprays contra insetos que funcionam para repelir insetos. É recomendado para prevenir doenças que propagam os mosquitos. Alguns deles são malária, dengue e vírus do Nilo Ocidental.
Outros inseticidas menos eficazes contêm piretrinas. As piretrinas são um pesticida feito da flor do crisântemo. Geralmente é considerado não venenoso, mas pode causar problemas respiratórios se você respirar em grandes quantidades.
Os sprays para insetos são vendidos sob várias marcas.
Os sintomas do uso de repelente de insetos variam, dependendo do tipo de spray.
Os sintomas de engolir sprays que contêm piretrinas são:
- Dificuldade respiratória
- Tossindo
- Perda de estado de alerta (estupor), devido ao nível de oxigênio no sangue estar desequilibrado
- Tremores (se uma grande quantidade for engolida)
- Convulsões (se uma grande quantidade for engolida)
- Estômago virado, incluindo cólicas, dor de estômago e náuseas
- Vômito
Abaixo estão os sintomas do uso de sprays que contêm DEET em diferentes partes do corpo.
OLHOS, ORELHAS, NARIZ E GARGANTA
- Queimação e vermelhidão temporárias, se o DEET for pulverizado nessas partes do corpo. Lavar a área geralmente faz com que os sintomas desapareçam. As queimaduras nos olhos podem exigir medicamentos.
CORAÇÃO E SANGUE (SE UMA GRANDE QUANTIDADE DE DEET FOR INGERIDA)
- Pressão sanguínea baixa
- Batimento cardíaco muito lento
SISTEMA NERVOSO
- Desajeitamento ao caminhar.
- Coma (falta de resposta).
- Desorientaçao.
- Insônia e alterações de humor. Esses sintomas podem ocorrer com o uso a longo prazo de grandes quantidades de DEET (concentração acima de 50%).
- Morte.
- Apreensões.
O DEET é especialmente perigoso para crianças pequenas. As convulsões podem ocorrer em crianças pequenas que regularmente têm DEET na pele por longos períodos de tempo. Deve-se tomar cuidado para usar apenas produtos que contenham quantidades menores de DEET. Esses produtos devem ser usados apenas por curtos períodos de tempo. Produtos que contêm DEET provavelmente não devem ser usados em bebês.
PELE
- Urticária ou vermelhidão e irritação moderada da pele. Esses sintomas são geralmente leves e desaparecerão quando o produto for lavado da pele.
- Reações cutâneas mais graves que incluem bolhas, queimação e cicatrizes permanentes na pele. Esses sintomas podem ocorrer quando alguém usa produtos que contêm uma grande quantidade de DEET por um longo período de tempo. Os militares ou guardas florestais podem usar esses tipos de produtos.
ESTÔMAGO E INTESTINOS (Se ALGUEM ENGOLHER UMA PEQUENA QUANTIDADE DE DEET)
- Irritação estomacal moderada a grave
- Nausea e vomito
De longe, a complicação mais séria das intoxicações por DEET é o dano ao sistema nervoso. A morte é possível para pessoas que desenvolvem danos no sistema nervoso devido ao DEET.
NÃO faça a pessoa vomitar, a menos que o controle de intoxicações ou um profissional de saúde lhe diga para fazer. Se o produto estiver na pele ou nos olhos, lave com água em abundância por pelo menos 15 minutos.
Se a pessoa engolir o produto, dê-lhe água ou leite imediatamente, a menos que o provedor diga para não fazê-lo. NÃO dê nada para beber se a pessoa apresentar sintomas que dificultem a deglutição. Isso inclui vômitos, convulsões ou diminuição do nível de alerta. Se a pessoa respirou o produto, leve-o imediatamente para o ar fresco.
Tenha essas informações em mãos:
- Idade, peso e condição da pessoa
- Nome do produto (ingredientes e concentração, se conhecidos)
- Hora em que foi engolido ou inalado
- Quantidade ingerida ou inalada
O seu centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de ajuda ao veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Este número de linha direta permitirá que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Leve o recipiente com você para o hospital, se possível.
O provedor medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. Os sintomas serão tratados.
A pessoa pode receber:
- Exames de sangue e urina
- Suporte respiratório, incluindo oxigênio fornecido através de um tubo através da boca até os pulmões e uma máquina de respiração (ventilador)
- Broncoscopia: câmera colocada na garganta para ver queimaduras nas vias respiratórias e nos pulmões
- Raio-x do tórax
- ECG (eletrocardiograma ou traçado do coração)
- Fluidos através de uma veia (IV)
- Remédio para tratar os efeitos do veneno
- Lavagem da pele (irrigação), talvez a cada poucas horas por vários dias
Para sprays que contêm piretrinas:
- Para exposição simples ou inalação de pequenas quantidades, a recuperação deve ocorrer.
- A dificuldade respiratória severa pode rapidamente tornar-se fatal.
Para sprays que contêm DEET:
Quando usado conforme as instruções em pequenas quantidades, o DEET não é muito prejudicial. É o repelente de insetos preferido para prevenir doenças que os mosquitos espalham. Normalmente, é a escolha sensata usar DEET para repelir mosquitos, em comparação com o perigo de qualquer uma dessas doenças, mesmo para mulheres grávidas.
Podem ocorrer problemas sérios se alguém engolir uma grande quantidade de um produto DEET muito forte. O desempenho da pessoa depende da quantidade que engoliu, da intensidade da ingestão e da rapidez com que recebeu tratamento médico. As convulsões podem causar danos cerebrais permanentes e, possivelmente, morte.
Cullen MR. Princípios da medicina ocupacional e ambiental. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 16.
Tekulve K, Tormoehlen LM, Walsh L. Envenenamento e doenças neurológicas induzidas por drogas. Em: Swaiman KF, Ashwal S, Ferriero DM, et al, eds. Neurologia Pediátrica de Swaiman: Princípios e Prática. 6ª ed. Elsevier; 2017: cap 156.
Welker K, Thompson TM. Pesticidas. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 157.