Engolindo giz
O giz é uma forma de calcário. O envenenamento por giz ocorre quando alguém, acidental ou intencionalmente, engole giz.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma exposição real ao veneno. Se você ou alguém com quem você está exposto, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para o número gratuito nacional de ajuda contra veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
O giz é geralmente considerado não venenoso, mas pode causar problemas se ingerir grandes quantidades.
O giz é encontrado em:
- Giz de bilhar (carbonato de magnésio)
- Quadro-negro e giz de artista (gesso)
- Giz de alfaiate (talco)
Nota: Esta lista pode não incluir todos os usos de giz.
Os sintomas podem incluir:
- Dor abdominal
- Prisão de ventre
- Tosse
- Diarréia
- Nausea e vomito
- Falta de ar
Procure ajuda médica imediatamente. NÃO faça uma pessoa vomitar, a menos que seja instruído a fazê-lo pelo controle de intoxicações ou por um profissional de saúde.
Obtenha as seguintes informações:
- Idade, peso e condição da pessoa
- Nome do produto (e ingredientes e concentração, se conhecidos)
- Tempo foi engolido
- Quantidade engolida
O seu centro de controle de veneno local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de Ajuda sobre Veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Este número de linha direta nacional permite que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. Não precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O profissional de saúde medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. Os sintomas serão tratados como apropriado.
Uma visita ao pronto-socorro, entretanto, pode não ser necessária.
O desempenho da pessoa depende da quantidade de giz ingerida e da rapidez com que o tratamento é recebido. Pessoas com doença renal podem ser mais afetadas se uma grande quantidade de giz for ingerida. Quanto mais rápido a pessoa conseguir ajuda médica, melhores serão as chances de recuperação.
O giz é considerado uma substância razoavelmente não venenosa, então a recuperação é provável.
Envenenamento por giz; Giz - engolindo
Academia Americana de Pediatria. Substância inofensiva engolida. www.healthychildren.org/English/tips-tools/symptom-checker/Pages/symptomviewer.aspx?symptom=Swallowed+Harmless+Substance.Acessado em 4 de novembro de 2019.
Katzman DK, Kearney SA, Becker AE. Alimentação e transtornos alimentares. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Doenças gastrointestinais e hepáticas de Sleisenger e Fordtran: Fisiopatologia / Diagnóstico / Gestão. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 9.