Envenenamento por monóxido de carbono
O monóxido de carbono é um gás inodoro que causa milhares de mortes todos os anos na América do Norte. Respirar monóxido de carbono é muito perigoso. É a principal causa de morte por envenenamento nos Estados Unidos.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma exposição real ao veneno. Se você ou alguém com quem você está exposto, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para o número gratuito nacional de ajuda contra veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
O monóxido de carbono é um produto químico produzido a partir da queima incompleta de gás natural ou outros produtos que contêm carbono. Isso inclui exaustão, aquecedores com defeito, incêndios e emissões de fábrica.
Os seguintes itens podem produzir monóxido de carbono:
- Qualquer coisa que queime carvão, gasolina, querosene, óleo, propano ou madeira
- Motores de automóveis
- Grelhadores a carvão (o carvão nunca deve ser queimado dentro de casa)
- Sistemas de aquecimento interno e portátil
- Aquecedores de propano portáteis
- Fogões (fogões internos e de acampamento)
- Aquecedores de água que usam gás natural
Observação: esta lista pode não ser completa.
Quando você respira monóxido de carbono, o veneno substitui o oxigênio em sua corrente sanguínea. Seu coração, cérebro e corpo ficarão sem oxigênio.
Os sintomas variam de pessoa para pessoa. Aqueles em alto risco incluem crianças pequenas, adultos mais velhos, pessoas com doenças pulmonares ou cardíacas, pessoas que estão em grandes altitudes e fumantes. O monóxido de carbono pode prejudicar o feto (o feto ainda está no útero).
Os sintomas de envenenamento por monóxido de carbono podem incluir:
- Problemas respiratórios, incluindo falta de respiração, falta de ar ou respiração rápida
- Dor no peito (pode ocorrer repentinamente em pessoas com angina)
- Coma
- Confusão
- Convulsões
- Tontura
- Sonolência
- Desmaio
- Fadiga
- Fraqueza geral e dores
- Dor de cabeça
- Hiperatividade
- Julgamento prejudicado
- Irritabilidade
- Pressão sanguínea baixa
- Fraqueza muscular
- Batimento cardíaco rápido ou anormal
- Choque
- Nausea e vomito
- Inconsciência
Animais também podem ser envenenados por monóxido de carbono. Pessoas que têm animais de estimação em casa podem notar que seus animais ficam fracos ou não respondem à exposição ao monóxido de carbono. Freqüentemente, os animais de estimação adoecem antes dos humanos.
Como muitos desses sintomas podem ocorrer com doenças virais, o envenenamento por monóxido de carbono costuma ser confundido com essas condições. Isso pode atrasar a obtenção de ajuda.
Se a pessoa inalou o veneno, leve-o imediatamente para o ar fresco. Procure um médico imediatamente.
PREVENÇÃO
Instale um detector de monóxido de carbono em cada andar de sua casa. Coloque um detector adicional próximo a qualquer grande aparelho de queima de gás (como uma fornalha ou aquecedor de água).
Muitos envenenamentos por monóxido de carbono ocorrem nos meses de inverno, quando fornos, lareiras a gás e aquecedores portáteis estão sendo usados e as janelas são fechadas. Faça com que os aquecedores e aparelhos a gás sejam inspecionados regularmente para ter certeza de que são seguros para uso.
As informações a seguir são úteis para assistência de emergência:
- Idade, peso e condição da pessoa (por exemplo, a pessoa está acordada ou alerta?)
- Há quanto tempo eles podem ter sido expostos ao monóxido de carbono, se conhecido
No entanto, NÃO atrase a chamada de ajuda se esta informação não estiver imediatamente disponível.
O seu centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de ajuda ao veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. Você pode ligar 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O profissional de saúde medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. A pessoa pode receber:
- Suporte das vias aéreas, incluindo oxigênio, tubo de respiração pela boca (intubação) e máquina de respiração (ventilador)
- Exames de sangue e urina
- Raio-x do tórax
- EKG (eletrocardiograma ou traçado do coração)
- Fluidos através de uma veia (intravenosa ou IV)
- Oxigenoterapia hiperbárica (oxigênio de alta pressão administrado em uma câmara especial)
- Remédios para tratar os sintomas
O envenenamento por monóxido de carbono pode causar a morte. Para quem sobrevive, a recuperação é lenta. O desempenho de uma pessoa depende da quantidade e da duração da exposição ao monóxido de carbono. Podem ocorrer danos cerebrais permanentes.
Se a pessoa ainda apresentar deficiência mental após 2 semanas, a chance de uma recuperação completa é pior. A capacidade mental prejudicada pode reaparecer após uma pessoa estar sem sintomas por 1 a 2 semanas.
Christiani DC. Lesões físicas e químicas do pulmão. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 94.
Nelson LS, Hoffman RS. Toxinas inaladas. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 153.
Pincus MR, Bluth MH, Abraham NZ. Toxicologia e monitoramento de medicamentos terapêuticos. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 23.