Autor: Monica Porter
Data De Criação: 18 Marchar 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
The truth about Greek Yogurt
Vídeo: The truth about Greek Yogurt

Contente

Proteína em pó, bebidas e barras são alguns dos suplementos alimentares mais populares.

Um dos tipos mais comuns de proteína encontrada nesses produtos é o soro de leite, proveniente de laticínios.

Existem diferentes tipos de proteína de soro, incluindo soro isolado e concentrado de soro.

Este artigo explica as diferenças entre essas duas formas comuns de proteína de soro de leite e se é melhor usá-la.

O que é a proteína de soro de leite?

Grande parte da proteína encontrada em barras de proteínas, bebidas e pós é derivada do leite. Quando o leite é processado para formar queijo ou iogurte, o líquido restante é chamado de soro de leite (1).

Este líquido contém as proteínas de digestão rápida comumente chamadas de proteína de soro de leite.


Antes do processamento, cerca de 20% da proteína no leite é soro e os outros 80% são compostos de caseína de digestão mais lenta (2).

O soro de leite e a caseína são considerados proteínas de alta qualidade, pois contêm todos os aminoácidos necessários ao organismo (3).

No entanto, o soro de leite é considerado particularmente benéfico por aumentar a produção de novas proteínas nos músculos (3).

Existem vários tipos diferentes de proteína de soro de leite utilizados em suplementos. Duas das formas mais comuns são o soro isolado e o soro concentrado.

Essas formas são produzidas usando diferentes técnicas de processamento e variam ligeiramente em seu conteúdo nutricional.

Resumo A proteína do soro de leite é a parte de digestão rápida da proteína do leite. Estão disponíveis diferentes formas de suplementos de proteína de soro de leite, sendo dois dos mais comuns o isolado e o concentrado.

Qual é a diferença entre Whey Isolate e Whey Concentrate?

Existem várias diferenças nutricionais entre o soro isolado e o concentrado. Essas diferenças são causadas pelos métodos de processamento.


Quando o soro de leite líquido é coletado como subproduto da produção de queijo ou iogurte, ele passa por várias etapas de processamento para aumentar seu conteúdo de proteínas (1).

Após atingir uma concentração suficiente de proteínas, o líquido pode ser seco para formar pó de concentrado de soro de leite que consiste em até 80% de proteína em peso. Os 20% restantes do pó de soro concentrado contêm carboidratos e gorduras.

Se diferentes etapas de processamento forem usadas para reduzir o teor de gordura e carboidratos do soro de leite, um pó isolado de soro de leite contendo 90% ou mais de proteína em peso pode ser produzido (1).

No geral, as etapas de processamento usadas na produção de isolado de soro de leite resultam em maior teor de proteína e menor teor de gordura e carboidrato por porção.

No entanto, os tipos de aminoácidos encontrados nas duas formas de soro de leite são praticamente idênticos, pois são derivados das mesmas proteínas.

A tabela abaixo mostra as principais diferenças entre um isolado de soro de leite padrão e um suplemento de soro de leite por porção de 100 calorias:


Soro de leite isoladoWhey Concentrado
Em processamentoMaisMenos
Proteína23 gramas18 gramas
Carboidratos1 grama3,5 gramas
Gordura0 gramas1,5 gramas
Lactose Até 1 gramaAté 3,5 gramas
CustoSuperiorMais baixo

Além de apresentar menor teor total de carboidratos, o isolado de soro de leite também possui menor teor de lactose. Isso significa que poderia ser uma escolha melhor para quem é intolerante à lactose.

No entanto, é provável que a quantidade de lactose em ambas as formas de proteína de soro de leite seja baixa o suficiente para aqueles que são intolerantes à lactose (4).

Além das diferenças nutricionais, existem diferenças de custo entre esses dois tipos de soro de leite. Geralmente, o soro isolado é mais caro que o soro concentrado.

Embora isso faça sentido com base na maior pureza do isolado de soro de leite, consumir uma quantidade maior de concentrado de soro de leite pode trazer a mesma dose de proteína, geralmente a um custo menor.

Resumo A principal diferença entre o soro isolado e o concentrado é que o soro isolado passa por mais processamento, o que resulta em um maior teor de proteínas com menos carboidratos, lactose e gordura. O isolado de soro de leite é normalmente mais caro que o concentrado de soro de leite.

Ambos os formulários têm benefícios semelhantes

Muitos estudos apóiam os efeitos benéficos da proteína do soro de leite em pessoas ativas (5).

Um estudo realizado em 192 indivíduos em exercício descobriu que tomar suplementos de proteína de soro de leite, incluindo isolado ou concentrado de soro de leite, levou a melhorias na massa magra e na força (6).

No entanto, apesar das pequenas diferenças no conteúdo nutricional, não há fortes evidências que sugiram que o isolado e o concentrado de soro de leite tenham efeitos diferentes em seu corpo.

No que diz respeito às proteínas, um dos fatores mais importantes é a ingestão diária total. Além disso, é recomendável que a maioria da ingestão diária de proteínas seja proveniente de fontes de alta qualidade, como laticínios, ovos e aves (5).

Tanto o soro isolado quanto o concentrado são proteínas de alta qualidade, e é razoável esperar que produzam efeitos semelhantes se for tomada uma dose equivalente de proteína (3).

Dito isto, aqueles que estão limitando sua ingestão de gorduras, carboidratos ou lactose podem preferir isolado de soro de leite, uma vez que é menor que o concentrado de soro de leite em todos esses três componentes.

Também é importante notar que muitos suplementos contêm uma mistura de proteínas que inclui o isolado e o concentrado de soro de leite.

Resumo Embora a pesquisa apóie os efeitos benéficos da proteína de soro de leite para indivíduos ativos, não há evidências claras de diferenças nos efeitos do isolado e do concentrado de soro de leite.

A linha inferior

A proteína de soro de leite consiste em várias proteínas de digestão rápida e é um ingrediente comum em suplementos alimentares. Duas formas comuns são o soro isolado e o soro concentrado.

O isolado de soro de leite passa por um processamento diferente do concentrado de soro de leite, o que resulta no isolado contendo mais proteína com menos carboidratos e gordura por porção.

No entanto, essas diferenças nutricionais são pequenas e não há forte suporte para efeitos diferentes desses dois tipos de proteína de soro de leite.

O isolado de soro de leite pode ser uma boa opção para aqueles que limitam cuidadosamente sua ingestão de gordura, carboidratos ou lactose, embora essa forma de soro de leite seja normalmente mais cara.

Tomar uma dose ligeiramente mais alta de concentrado de soro de leite pode resultar na obtenção da mesma quantidade total de proteína que você obteria de um produto isolado de soro de leite, geralmente a um custo menor.

Independentemente de qual tipo você usa, o soro de leite é uma proteína de alta qualidade que pode ajudá-lo a atingir suas metas diárias de ingestão de proteínas.

Posts Interessantes

Açúcar e colesterol: existe uma conexão?

Açúcar e colesterol: existe uma conexão?

Quando penamo em alimento que aumentam o coleterol, normalmente penamo naquele que ão rico em gordura aturada. E embora eja verdade que ee alimento, junto com aquele rico em gordura tran, aumenta...
Como obter alívio quando você tem costelas machucadas

Como obter alívio quando você tem costelas machucadas

vião globalua cotela ão oo fino, ma têm uma função importante protegendo eu pulmõe, coração e cavidade torácica. e você tiver trauma no tórax, u...