Envenenamento por Dieffenbachia
Dieffenbachia é um tipo de planta doméstica com folhas grandes e coloridas. O envenenamento pode ocorrer se você comer as folhas, caule ou raiz desta planta.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma exposição real ao veneno. Se você ou alguém com quem você estiver exposto, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de controle de intoxicações local pode ser contatado diretamente ligando para a linha telefônica gratuita nacional de ajuda sobre envenenamento (1-800-222-1222 ) de qualquer lugar nos Estados Unidos.
Os ingredientes venenosos incluem:
- Ácido oxálico
- Asparagina, uma proteína encontrada nesta planta
Os sintomas podem incluir:
- Bolhas na boca
- Queimando na boca e garganta
- Diarréia
- Voz rouca
- Aumento da produção de saliva
- Nausea e vomito
- Dor ao engolir
- Vermelhidão, inchaço, dor e queimação nos olhos e possível dano à córnea
- Inchaço da boca e língua
Bolhas e inchaço na boca podem ser graves o suficiente para impedir a fala e a deglutição normais.
Limpe a boca com um pano úmido e frio. Enxágue bem os olhos e a pele da pessoa se ela tocou na planta. Dê leite para beber. Ligue para o controle de veneno para obter mais orientações.
Obtenha as seguintes informações:
- Idade, peso e condição da pessoa
- Partes da planta que foram comidas, se conhecidas
- Tempo engolido
- Quantidade engolida
O seu centro de controle de veneno local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de Ajuda sobre Veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Esta linha direta nacional permitirá que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. Não precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Leve a planta com você para o hospital, se possível.
O provedor monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. Os sintomas serão tratados conforme necessário. A pessoa pode receber fluidos por uma veia (IV) e suporte respiratório. Danos à córnea exigirão tratamento adicional, possivelmente de um oftalmologista.
Se o contato com a boca da pessoa não for grave, os sintomas geralmente desaparecem em poucos dias. Para pessoas que têm contato severo com a planta, um tempo de recuperação mais longo pode ser necessário.
Em casos raros, o inchaço é grave o suficiente para bloquear as vias aéreas.
NÃO toque ou coma nenhuma planta com a qual não esteja familiarizado. Lave as mãos depois de trabalhar no jardim ou passear na floresta.
Envenenamento por Dumbcane; Envenenamento por lírio leopardo; Envenenamento de raiz de tufo
Graeme KA. Ingestão tóxica de plantas. In: Auerbach PS, Cushing TA, Harris NS, eds. Medicina da Natureza de Auerbach. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 65.
Lim CS, Aks SE. Plantas, cogumelos e medicamentos fitoterápicos. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 158.