Autor: Joan Hall
Data De Criação: 26 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 19 Novembro 2024
Anonim
Correção de hérnia diafragmática congênita - Medicamento
Correção de hérnia diafragmática congênita - Medicamento

O reparo da hérnia diafragmática congênita (CDH) é uma cirurgia para corrigir uma abertura ou espaço no diafragma de um bebê. Essa abertura é chamada de hérnia. É um tipo raro de defeito de nascença. Congênito significa que o problema está presente no nascimento.

Antes da cirurgia, quase todos os bebês precisam de um dispositivo de respiração para melhorar seus níveis de oxigênio.

A cirurgia é feita enquanto seu filho está sob anestesia geral (dormindo e sem sentir dor). O cirurgião geralmente faz um corte (incisão) na barriga, sob as costelas superiores. Isso permite que os órgãos da área sejam alcançados. O cirurgião puxa delicadamente esses órgãos para dentro do lugar através da abertura no diafragma e para dentro da cavidade abdominal.

Em casos menos graves, a cirurgia pode ser feita com incisões menores no tórax. Uma pequena câmera de vídeo chamada toracoscópio é colocada em uma das incisões. Isso permite que o cirurgião visualize o interior do tórax. Instrumentos para reparar o orifício no diafragma são colocados nas outras incisões.


Em qualquer tipo de operação, o cirurgião repara o orifício no diafragma. Se o orifício for pequeno, pode ser reparado com pontos. Ou então, um pedaço de remendo de plástico é usado para cobrir o buraco.

O diafragma é um músculo. É importante para respirar. Ele separa a cavidade torácica (onde estão o coração e os pulmões) da área da barriga.

Em uma criança com HDC, o músculo diafragma não está completamente formado. A abertura do CDH permite que órgãos da barriga (estômago, baço, fígado e intestinos) subam para a cavidade torácica, onde estão os pulmões. Os pulmões não crescem normalmente e ficam pequenos demais para que os bebês respirem por conta própria ao nascerem. Os vasos sanguíneos dos pulmões também se desenvolvem de forma anormal. Isso resulta em oxigênio insuficiente entrando no corpo do bebê.

Uma hérnia diafragmática pode ser fatal e a maioria dos bebês com HDC está muito doente. A cirurgia para reparar a CDH deve ser feita o mais cedo possível após o nascimento do bebê.

Os riscos para esta cirurgia incluem:

  • Problemas respiratórios, que podem ser graves
  • Sangrando
  • Pulmão colapsado
  • Problemas pulmonares que não desaparecem
  • Infecção
  • Reações a medicamentos

Os bebês nascidos com HDC são internados em uma unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN). Pode levar dias ou semanas até que o bebê esteja estável o suficiente para a cirurgia. Como a condição é fatal e o transporte de um recém-nascido muito doente é arriscado, os bebês que têm CDH devem ter seu parto em um centro com cirurgiões pediátricos e neonatologistas.


  • Na UTIN, seu bebê provavelmente precisará de uma máquina de respiração (ventilador mecânico) antes da cirurgia. Isso ajuda o bebê a respirar.
  • Se seu filho estiver muito doente, uma máquina de derivação cardiopulmonar (oxigenador de membrana extracorpórea ou ECMO) pode ser necessária para fazer o trabalho do coração e dos pulmões.
  • Antes da cirurgia, seu bebê fará radiografias e exames de sangue regulares para ver como os pulmões estão funcionando. Um sensor de luz (chamado oxímetro de pulso) é colado na pele do bebê para monitorar o nível de oxigênio no sangue.
  • Seu bebê pode receber medicamentos para controlar a pressão arterial e ficar confortável.

Seu bebê terá tubos colocados:

  • Da boca ou nariz ao estômago para manter o ar fora do estômago
  • Em uma artéria para monitorar a pressão arterial
  • Em uma veia para entregar nutrientes e medicamentos

Seu bebê ficará em uma máquina de respiração após a cirurgia e ficará no hospital por várias semanas. Depois de retirado da máquina de respiração, seu bebê ainda pode precisar de oxigênio e medicamentos por um tempo.


A alimentação começará depois que os intestinos do seu bebê começarem a funcionar. A alimentação é geralmente dada por meio de um tubo pequeno e macio, que vai da boca ou nariz até o estômago ou intestino delgado até que o bebê possa ingerir leite pela boca.

Quase todas as crianças com CDH têm refluxo quando comem. Isso significa que o alimento ou ácido no estômago sobe para o esôfago, o tubo que vai da garganta ao estômago. Isso pode ser desconfortável. Também causa cusparadas e vômitos frequentes, o que torna a alimentação mais difícil quando o bebê ingere a comida pela boca. O refluxo aumenta o risco de pneumonia se os bebês inalarem leite para os pulmões. Também pode ser um desafio para os bebês ingerir calorias suficientes para crescer.

As enfermeiras e especialistas em alimentação lhe ensinarão maneiras de segurar e alimentar seu bebê para prevenir o refluxo. Alguns bebês precisam ficar em um tubo de alimentação por muito tempo para ajudá-los a obter calorias suficientes para crescer.

O resultado desta cirurgia depende de quão bem os pulmões do seu bebê se desenvolveram. Alguns bebês têm outros problemas médicos, especialmente com o coração, cérebro, músculos e articulações, que muitas vezes afetam o desempenho do bebê.

Geralmente, a perspectiva é boa para bebês com tecido pulmonar bem desenvolvido e sem outros problemas. Mesmo assim, a maioria dos bebês que nascem com hérnia diafragmática está muito doente e vai ficar no hospital por muito tempo. Com os avanços da medicina, as perspectivas para essas crianças estão melhorando.

Todos os bebês que passaram por reparos de CDH precisarão ser observados de perto para garantir que o orifício no diafragma não abra novamente à medida que crescem.

Os bebês que tiveram uma grande abertura ou defeito no diafragma, ou que tiveram mais problemas nos pulmões após o nascimento, podem ter doenças pulmonares após deixarem o hospital. Eles podem precisar de oxigênio, medicamentos e um tubo de alimentação por meses ou anos.

Alguns bebês têm problemas para engatinhar, andar, falar e comer. Eles precisarão ver fisioterapeutas ou terapeutas ocupacionais para ajudá-los a desenvolver músculos e força.

Hérnia diafragmática - cirurgia

  • Trazendo seu filho para visitar um irmão muito doente
  • Tratamento da ferida cirúrgica - aberto
  • Reparo de hérnia diafragmática - série

Carlo WA, Ambalavanan N. Distúrbios do trato respiratório. Em: Kliegman RM, Stanton BF, St. Geme JW, Schor NF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 20ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 101.

Hollinger LE, Harting MT, Lally KP. Acompanhamento de longo prazo de hérnia diafragmática congênita. Semin Pediatr Surg. 2017; 26 (3): 178-184. PMID: 28641757 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28641757.

Keller BA, Hirose S, Farmer DL. Distúrbios cirúrgicos do tórax e das vias aéreas. In: Gleason CA, Juul SE, eds. Doenças de Avery do recém-nascido. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 49.

Tsao KJ, Lally KP. Hérnia diafragmática congênita e eventração. In: Holcomb GW, Murphy JP, Ostlie DJ, eds. Cirurgia Pediátrica de Ashcraft. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2014: cap 24.

Popular No Site

Existe uma conexão entre glúten e acne?

Existe uma conexão entre glúten e acne?

A acne, uma condição inflamatória comum, tem uma variedade de fatore agravante em peoa de toda a idade. Embora o fatore precio que agravam a acne à veze ejam deconhecido, muita ate...
Comparando lipoaspiração a laser com CoolSculpting

Comparando lipoaspiração a laser com CoolSculpting

A lipoapiração a laer é um procedimento comético minimamente invaivo que utiliza um laer para derreter a gordura ob a pele. Também é chamado de lipólie a laer. Coolc...