Inserção de tubo de alimentação - gastrostomia
A inserção de um tubo de alimentação por gastrostomia é a colocação de um tubo de alimentação através da pele e da parede do estômago. Vai diretamente para o estômago.
A inserção do tubo de alimentação de gastrostomia (tubo G) é feita em parte por meio de um procedimento denominado endoscopia. É uma forma de olhar o interior do corpo por meio de um tubo flexível com uma pequena câmera em sua extremidade. O endoscópio é inserido pela boca e desce pelo esôfago, que vai até o estômago.
Depois que o tubo de endoscopia é inserido, a pele do lado esquerdo da área da barriga (abdômen) é limpa e anestesiada. O médico faz um pequeno corte cirúrgico nesta área. O tubo G é inserido por meio desse corte no estômago. O tubo é pequeno, flexível e oco. O médico usa pontos para fechar o estômago ao redor do tubo.
Os tubos de alimentação de gastrostomia são colocados por diferentes razões. Eles podem ser necessários por um curto período de tempo ou permanentemente. Este procedimento pode ser usado para:
- Bebês com defeitos congênitos na boca, esôfago ou estômago (por exemplo, atresia esofágica ou fístula esofágica traqueal)
- Pessoas que não conseguem engolir corretamente
- Pessoas que não conseguem ingerir alimentos suficientes por via oral para se manterem saudáveis
- Pessoas que frequentemente respiram a comida ao comer
Os riscos para a inserção cirúrgica ou endoscópica do tubo de alimentação são:
- Sangrando
- Infecção
Você receberá um sedativo e um analgésico. Na maioria dos casos, esses medicamentos são administrados por uma veia (linha IV) do braço. Você não deve sentir dor e não se lembrar do procedimento.
Um medicamento anestésico pode ser pulverizado na boca para evitar a vontade de tossir ou engasgar quando o endoscópio é inserido. Um protetor bucal será inserido para proteger seus dentes e o endoscópio.
As dentaduras devem ser removidas.
Na maioria das vezes, é uma cirurgia simples com uma boa perspectiva. Siga todas as instruções de autocuidado que receber, incluindo:
- Como cuidar da pele ao redor do tubo
- Sinais e sintomas de infecção
- O que fazer se o tubo for puxado para fora
- Sinais e sintomas de bloqueio do tubo
- Como esvaziar o estômago através do tubo
- Como e o que alimentar através do tubo
- Como esconder o tubo sob a roupa
- Quais atividades normais podem ser continuadas
O estômago e o abdômen cicatrizam em 5 a 7 dias. A dor moderada pode ser tratada com medicamentos. A alimentação começará lentamente com líquidos claros e aumentará lentamente.
Inserção de tubo de gastrostomia; Inserção de tubo G; Inserção do tubo PEG; Inserção do tubo estomacal; Inserção de tubo de gastrostomia endoscópica percutânea
- Colocação de tubo de gastrostomia - série
Kessel D, Robertson I. Tratar condições gastrointestinais. In: Kessel D, Robertson I, eds. Radiologia intervencionista: um guia de sobrevivência. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 42.
Murray TE, Lee MJ. Gastrostomia e jejunostomia. Em: Mauro MA, Murphy KP, Thomson KR, Venbrux AC, Morgan RA, eds. Intervenções guiadas por imagem. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 91.
Twyman SL, Davis PW. Colocação e substituição percutânea de gastrostomia endoscópica. In: Fowler GC, ed. Procedimentos de Pfenninger e Fowler para Cuidados Primários. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 92.