Zumbido
Zumbido é o termo médico para "ouvir" ruídos nos ouvidos. Ocorre quando não há fonte externa de sons.
O zumbido costuma ser chamado de "zumbido nos ouvidos". Também pode soar como um sopro, rugido, zumbido, assobio, zumbido, assobio ou chiado. Os ruídos ouvidos podem ser suaves ou altos. A pessoa pode até pensar que está ouvindo o ar escapando, a água correndo, o interior de uma concha ou notas musicais.
O zumbido é comum. Quase todo mundo percebe uma forma leve de zumbido de vez em quando. Geralmente, dura alguns minutos. No entanto, o zumbido constante ou recorrente é estressante e dificulta a concentração ou o sono.
O zumbido pode ser:
- Subjetivo, o que significa que o som só é ouvido pela pessoa
- Objetivo, o que significa que o som é ouvido pela pessoa afetada e pelo examinador (usando um estetoscópio perto da orelha, cabeça ou pescoço da pessoa)
Não se sabe exatamente o que faz com que uma pessoa "ouça" sons sem uma fonte externa de ruído. No entanto, o zumbido pode ser um sintoma de quase todos os problemas de ouvido, incluindo:
- Infecções de ouvido
- Objetos estranhos ou cera na orelha
- Perda de audição
- Doença de Meniere - um distúrbio do ouvido interno que envolve perda de audição e tontura
- Problema com a tuba auditiva (tubo que passa entre o ouvido médio e a garganta)
Antibióticos, aspirina ou outros medicamentos também podem causar ruídos nos ouvidos. Álcool, cafeína ou fumo podem piorar o zumbido se a pessoa já os apresentar.
Às vezes, o zumbido é um sinal de pressão alta, alergia ou anemia. Em casos raros, o zumbido é um sinal de um problema sério, como um tumor ou aneurisma. Outros fatores de risco para zumbido incluem distúrbio da articulação temporomandibular (ATM), diabetes, problemas de tireoide, obesidade e traumatismo craniano.
O zumbido é comum em veteranos de guerra e em adultos com 65 anos ou mais. As crianças também podem ser afetadas, especialmente aquelas com perda auditiva severa.
O zumbido costuma ser mais perceptível quando você vai para a cama à noite, porque o ambiente ao seu redor é mais silencioso. Para mascarar o zumbido e torná-lo menos irritante, o ruído de fundo usando o seguinte pode ajudar:
- Máquina de ruído branco
- Funcionando um umidificador ou lava-louças
Os cuidados domiciliares de zumbido incluem principalmente:
- Aprendendo maneiras de relaxar. Não se sabe se o estresse causa zumbido, mas sentir-se estressado ou ansioso pode piorá-lo.
- Evitar coisas que podem piorar o zumbido, como cafeína, álcool e tabagismo.
- Descansando o suficiente. Experimente dormir com a cabeça apoiada em uma posição elevada. Isso diminui o congestionamento da cabeça e pode tornar os ruídos menos perceptíveis.
- Protegendo seus ouvidos e audição de maiores danos. Evite locais e sons barulhentos. Use proteção auricular, como tampões de ouvido, se precisar.
Ligue para seu médico se:
- Os ruídos nos ouvidos começam após um ferimento na cabeça.
- Os ruídos ocorrem com outros sintomas inexplicáveis, como tontura, desequilíbrio, náuseas ou vômitos.
- Você tem ruídos de ouvido inexplicáveis que o incomodam mesmo depois de tentar medidas de autoajuda.
- O ruído é apenas em um ouvido e continua por várias semanas ou mais.
Os seguintes testes podem ser feitos:
- Audiometria para testar perda auditiva
- TC de cabeça
- Ressonância magnética de cabeça
- Estudos de vasos sanguíneos (angiografia)
TRATAMENTO
Corrigir o problema, se for encontrado, pode fazer com que os sintomas desapareçam. (Por exemplo, o seu provedor pode remover a cera do ouvido.) Se a TMJ for a causa, seu dentista pode sugerir aparelhos dentários ou exercícios domésticos para tratar o aperto e ranger dos dentes.
Converse com seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais para ver se um medicamento pode estar causando o problema. Isso pode incluir medicamentos de venda livre, vitaminas e suplementos. Não pare de tomar nenhum medicamento sem falar com seu provedor.
Muitos medicamentos são usados para aliviar os sintomas do zumbido, mas nenhum medicamento funciona para todos. Seu provedor pode solicitar que você experimente diferentes medicamentos ou combinações de medicamentos para ver o que funciona para você.
Um mascarador de zumbido usado como um aparelho auditivo ajuda algumas pessoas. Ele fornece som de baixo nível diretamente no ouvido para cobrir o ruído do ouvido.
Um aparelho auditivo pode ajudar a reduzir o ruído do ouvido e tornar os sons externos mais altos.
O aconselhamento pode ajudá-lo a aprender a conviver com o zumbido. Seu provedor pode sugerir treinamento em biofeedback para ajudar com o estresse.
Algumas pessoas tentaram terapias alternativas para tratar o zumbido. Esses métodos não foram comprovados, então converse com seu provedor antes de experimentá-los.
O zumbido pode ser controlado. Converse com seu provedor sobre um plano de gerenciamento que funcione para você.
A American Tinnitus Association oferece um bom centro de recursos e grupo de apoio.
Zumbido nos ouvidos; Ruídos ou zumbidos nos ouvidos; Zumbido nos ouvidos; Otite média - zumbido; Aneurisma - zumbido; Infecção de ouvido - zumbido; Doença de Meniere - zumbido
- Anatomia da orelha
Sadovsky R, Shulman A. Tinnitus. In: Kellerman RD, Rakel DP, eds. Terapia Atual de Conn 2020. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: 65-68.
Tunkel DE, Bauer CA, Sun GH, et al. Diretriz de prática clínica: zumbido. Otolaryngol Head Neck Surg. 2014; 151 (2 Suplemento): S1-S40. PMID: 25273878 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25273878/.
Worral DM, Cosetti MK. Zumbido e hiperacusia. Em: Flint PW, Francis HW, Haughey BH, et al, eds. Otorrinolaringologia Cummings: Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 153.