Amenorréia Secundária
Contente
- O que causa amenorréia secundária?
- Desequilíbrios hormonais
- Questões estruturais
- Sintomas de amenorreia secundária
- Diagnosticando amenorreia secundária
- Tratamento para amenorreia secundária
O que é amenorréia secundária?
Amenorréia é a ausência de menstruação. A amenorreia secundária ocorre quando você teve pelo menos um período menstrual e para de menstruar por três meses ou mais. A amenorreia secundária é diferente da amenorreia primária. Geralmente ocorre se você não teve sua primeira menstruação aos 16 anos.
Uma variedade de fatores pode contribuir para esta condição, incluindo:
- uso de controle de natalidade
- certos medicamentos que tratam câncer, psicose ou esquizofrenia
- injeções de hormônio
- condições médicas, como hipotireoidismo
- estar acima do peso ou abaixo do peso
O que causa amenorréia secundária?
Durante um ciclo menstrual normal, os níveis de estrogênio aumentam. O estrogênio é um hormônio responsável pelo desenvolvimento sexual e reprodutivo das mulheres. Altos níveis de estrogênio fazem com que o revestimento do útero cresça e engrosse. Conforme o revestimento do útero fica mais espesso, seu corpo libera um óvulo em um dos ovários.
O óvulo se quebrará se o espermatozóide de um homem não o fertilizar. Isso faz com que os níveis de estrogênio caiam. Durante o período menstrual, você eliminou o revestimento uterino espessado e o sangue extra pela vagina. Mas esse processo pode ser interrompido por certos fatores.
Desequilíbrios hormonais
Um desequilíbrio hormonal é a causa mais comum de amenorreia secundária. Um desequilíbrio hormonal pode ocorrer como resultado de:
- tumores na glândula pituitária
- uma glândula tireóide hiperativa
- baixos níveis de estrogênio
- altos níveis de testosterona
O controle da natalidade hormonal também pode contribuir para a amenorréia secundária. Depo-Provera, uma injeção hormonal de controle de natalidade, e pílulas hormonais de controle de natalidade, podem fazer com que você perca os períodos menstruais. Certos tratamentos médicos e medicamentos, como quimioterapia e medicamentos antipsicóticos, também podem desencadear amenorréia.
Questões estruturais
Condições como a síndrome dos ovários policísticos (SOP) podem causar desequilíbrios hormonais que levam ao crescimento de cistos ovarianos. Os cistos ovarianos são massas benignas ou não cancerosas que se desenvolvem nos ovários. A SOP também pode causar amenorréia.
O tecido cicatricial que se forma devido a infecções pélvicas ou procedimentos de dilatação e curetagem múltiplas (D e C) também pode prevenir a menstruação.
D e C envolvem dilatar o colo do útero e raspar o revestimento uterino com um instrumento em forma de colher chamado cureta. Este procedimento cirúrgico é freqüentemente usado para remover o excesso de tecido do útero. Também é usado para diagnosticar e tratar sangramento uterino anormal.
Sintomas de amenorreia secundária
O principal sintoma da amenorréia secundária é a perda de vários períodos menstruais consecutivos. As mulheres também podem experimentar:
- acne
- secura vaginal
- aprofundamento da voz
- crescimento excessivo ou indesejado de pelos no corpo
- dores de cabeça
- mudanças na visão
- secreção mamilar
Ligue para o seu médico se você faltou mais de três períodos consecutivos, ou se algum dos seus sintomas se agravar.
Diagnosticando amenorreia secundária
O seu médico vai querer primeiro que você faça um teste de gravidez para descartar a gravidez. O seu médico pode então fazer uma série de análises ao sangue. Esses testes podem medir os níveis de testosterona, estrogênio e outros hormônios no sangue.
Seu médico também pode usar exames de imagem para diagnosticar amenorreia secundária. Ressonância magnética, tomografia computadorizada e exames de ultrassom permitem que seu médico visualize seus órgãos internos. O seu médico irá procurar cistos ou outros crescimentos nos seus ovários ou no útero.
Tratamento para amenorreia secundária
O tratamento para amenorreia secundária varia dependendo da causa subjacente de sua condição. Os desequilíbrios hormonais podem ser tratados com hormônios suplementares ou sintéticos. Seu médico também pode remover cistos ovarianos, tecido cicatricial ou aderências uterinas que fazem com que você perca seus períodos menstruais.
Seu médico também pode recomendar algumas mudanças no estilo de vida se seu peso ou rotina de exercícios estiver contribuindo para sua condição. Peça ao seu médico o encaminhamento para um nutricionista ou nutricionista, se necessário. Esses especialistas podem lhe ensinar como controlar seu peso e atividade física de maneira saudável.