Reflexo de Moro
Um reflexo é um tipo de resposta involuntária (sem tentar) à estimulação. O reflexo de Moro é um dos muitos reflexos observados no nascimento. Normalmente desaparece após 3 ou 4 meses.
O profissional de saúde do seu bebê verificará esse reflexo logo após o nascimento e durante as consultas de puericultura.
Para ver o reflexo de Moro, a criança será colocada com a face para cima em uma superfície macia e acolchoada.
A cabeça é levantada suavemente com apoio suficiente para começar a remover o peso do corpo da almofada. (Observação: o corpo do bebê não deve ser levantado da almofada, apenas o peso removido.)
A cabeça é então liberada repentinamente, podendo cair para trás por um momento, mas rapidamente apoiada novamente (não é permitido bater no acolchoamento).
A resposta normal é que o bebê tenha uma aparência assustada. Os braços do bebê devem se mover para os lados com as palmas para cima e os polegares flexionados. O bebê pode chorar por um minuto.
Quando o reflexo termina, o bebê puxa os braços de volta ao corpo, flexiona os cotovelos e depois relaxa.
Este é um reflexo normal presente em bebês recém-nascidos.
A ausência do reflexo de Moro em uma criança é anormal.
- Ausência em ambos os lados sugere danos ao cérebro ou à medula espinhal.
- A ausência de apenas um lado sugere a presença de um osso do ombro quebrado ou uma lesão no grupo de nervos que vai da parte inferior do pescoço e da parte superior do ombro até o braço (esses nervos são chamados de plexo braquial).
Um reflexo de Moro em um bebê mais velho, criança ou adulto é anormal.
Um reflexo de Moro anormal é mais frequentemente descoberto pelo provedor. O provedor irá realizar um exame físico e perguntar sobre o histórico médico da criança. As questões de histórico médico podem incluir:
- História do trabalho de parto e nascimento
- História detalhada da família
- Outros sintomas
Se o reflexo estiver ausente ou anormal, outros testes podem ser necessários para examinar os músculos e nervos da criança. Os testes de diagnóstico, em casos de reflexo diminuído ou ausente, podem incluir:
- Raio-x do ombro
- Testes para distúrbios associados a lesão do plexo braquial
Resposta de susto; Reflexo assustador; Reflexo de abraço
- Reflexo de Moro
- Recém-nascido
Schor NF. Avaliação neurológica. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 608.
Volpe JJ. Exame neurológico: características normais e anormais. In: Volpe JJ, Inder TE, Darras BT, et al, eds. Neurologia do recém-nascido de Volpe. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 9.