Reflexo de babinski
O reflexo de Babinski é um dos reflexos normais em bebês. Os reflexos são respostas que ocorrem quando o corpo recebe um determinado estímulo.
O reflexo de Babinski ocorre após a sola do pé ter sido acariciada com firmeza. O dedão do pé então se move para cima ou em direção à superfície superior do pé. Os outros dedos do pé se espalham.
Esse reflexo é normal em crianças de até 2 anos. Ele desaparece conforme a criança fica mais velha. Pode desaparecer em 12 meses.
Quando o reflexo de Babinski está presente em uma criança com mais de 2 anos ou em um adulto, geralmente é um sinal de um distúrbio do sistema nervoso central. O sistema nervoso central inclui o cérebro e a medula espinhal. Os distúrbios podem incluir:
- Esclerose lateral amiotrófica (doença de Lou Gehrig)
- Tumor cerebral ou lesão
- Meningite (infecção das membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal)
- Esclerose múltipla
- Lesão, defeito ou tumor da medula espinhal
- Golpe
Reflex - Babinski; Reflexo plantar extensor; Sinal de Babinski
Griggs RC, Jozefowicz RF, Aminoff MJ. Abordagem do paciente com doença neurológica. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 396.
Schor NF. Avaliação neurológica. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 608.
Strakowski JA, Fanous MJ, Kincaid J. Exame sensorial, motor e reflexo. In: Malanga GA, Mautner K, eds. Exame físico musculoesquelético: uma abordagem baseada em evidências. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 2.