Fontanelles - afundado
Fontanelas afundadas são uma curva óbvia do "ponto fraco" na cabeça de uma criança.
O crânio é composto de muitos ossos. Existem 8 ossos no próprio crânio e 14 ossos na área do rosto. Eles se unem para formar uma cavidade óssea sólida que protege e sustenta o cérebro. As áreas onde os ossos se unem são chamadas de suturas.
Os ossos não estão firmemente unidos no nascimento. Isso permite que a cabeça mude de forma para ajudá-la a passar pelo canal do parto. As suturas gradualmente ganham minerais e endurecem, unindo firmemente os ossos do crânio. Este processo é denominado ossificação.
Em uma criança, o espaço onde 2 suturas se unem forma um "ponto macio" coberto por uma membrana, denominado fontanela (fontanela). As fontanelas permitem que o cérebro e o crânio cresçam durante o primeiro ano de vida de uma criança.
Normalmente existem várias fontanelas no crânio de um recém-nascido. Eles estão localizados principalmente na parte superior, posterior e nas laterais da cabeça. Como as suturas, as fontanelas endurecem com o tempo e se tornam áreas ósseas sólidas e fechadas.
- A fontanela na parte posterior da cabeça (fontanela posterior) geralmente se fecha quando a criança atinge 1 ou 2 meses de idade.
- A fontanela no topo da cabeça (fontanela anterior) geralmente fecha em 7 a 19 meses.
As fontanelas devem ser firmes e ligeiramente curvadas para dentro ao toque. Uma fontanela visivelmente afundada é um sinal de que o bebê não tem líquido suficiente em seu corpo.
Os motivos pelos quais uma criança pode ter fontanelas afundadas incluem:
- Desidratação (líquido insuficiente no corpo)
- Desnutrição
Uma fontanela afundada pode ser uma emergência médica. Um profissional de saúde deve examinar o bebê imediatamente.
O provedor realizará um exame físico e fará perguntas sobre os sintomas e histórico médico da criança, como:
- Quando você percebeu pela primeira vez que a fontanela parecia afundada?
- Quão grave é isso? Como você descreveria isso?
- Quais "pontos fracos" são afetados?
- Que outros sintomas estão presentes?
- O bebê esteve doente, especialmente com vômitos, diarreia ou suor excessivo?
- O turgor da pele é fraco?
- O bebê está com sede?
- O bebê está alerta?
- Os olhos do bebê estão secos?
- A boca do bebê está úmida?
Os testes podem incluir:
- Química do sangue
- CBC
- Urinálise
- Testes para verificar o estado nutricional do bebê
Você pode ser encaminhado a um local que possa fornecer fluidos intravenosos (IV) se a fontanela afundada for causada por desidratação.
Fontanelas afundadas; Ponto fraco - afundado
- Crânio de um recém-nascido
- Fontanelas afundadas (vista superior)
Goyal NK. O recém-nascido. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 113.
Wright CJ, Posencheg MA, Seri I, Evans JR. Equilíbrio de fluidos, eletrólitos e ácido-base. In: Gleason CA, Juul SE, eds. Doenças de Avery do recém-nascido. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 30.