Fontanelles - protuberante
Uma fontanela protuberante é uma curvatura externa da moleira de um bebê (fontanela).
O crânio é composto de muitos ossos, 8 no próprio crânio e 14 na área do rosto. Eles se unem para formar uma cavidade óssea sólida que protege e sustenta o cérebro. As áreas onde os ossos se unem são chamadas de suturas.
Os ossos não estão firmemente unidos no nascimento. Isso permite que a cabeça mude de forma para ajudá-la a passar pelo canal do parto. As suturas recebem minerais adicionados a eles com o tempo e endurecem, unindo firmemente os ossos do crânio.
Em uma criança, o espaço onde 2 suturas se unem forma um "ponto macio" coberto por uma membrana, denominado fontanela (fontanela). As fontanelas permitem o crescimento do cérebro e do crânio durante o primeiro ano de vida do bebê.
Normalmente existem várias fontanelas no crânio de um recém-nascido. Eles estão localizados principalmente na parte superior, posterior e nas laterais da cabeça. Como as suturas, as fontanelas endurecem com o tempo e tornam-se áreas ósseas sólidas e fechadas.
- A fontanela na parte posterior da cabeça (fontanela posterior) geralmente se fecha quando o bebê está com 1 a 2 meses de idade.
- A fontanela no topo da cabeça (fontanela anterior) geralmente fecha entre 7 e 19 meses.
As fontanelas devem ser firmes e levemente curvadas para dentro ao toque. Uma fontanela tensa ou protuberante ocorre quando o fluido se acumula no cérebro ou o cérebro incha, causando aumento da pressão dentro do crânio.
Quando o bebê está chorando, deitado ou vomitando, as fontanelas podem parecer inchadas. No entanto, eles devem voltar ao normal quando o bebê estiver em uma posição calma com a cabeça erguida.
Os motivos pelos quais uma criança pode ter fontanelas salientes incluem:
- Encefalite. Inchaço (inflamação) do cérebro, geralmente devido a infecções.
- Hidrocefalia. Acúmulo de fluido dentro do crânio.
- Pressão intracraniana aumentada.
- Meningite. Infecção das membranas que cobrem o cérebro.
Se a fontanela retorna à aparência normal quando a criança está calma e com a cabeça erguida, não é uma fontanela verdadeiramente protuberante.
O atendimento de emergência imediato é necessário para qualquer bebê que tenha uma fontanela realmente protuberante, especialmente se ela ocorrer junto com febre ou sonolência excessiva.
O profissional de saúde realizará um exame físico e fará perguntas sobre o histórico médico da criança, como:
- O "ponto fraco" retorna à aparência normal quando o bebê está calmo ou com a cabeça erguida?
- Ela incha o tempo todo ou vai e vem?
- Quando você percebeu isso pela primeira vez?
- Quais são as fontanelas salientes (topo da cabeça, nuca ou outra)?
- Todas as fontanelas estão salientes?
- Que outros sintomas estão presentes (como febre, irritabilidade ou letargia)?
Os testes de diagnóstico que podem ser feitos são:
- Tomografia computadorizada da cabeça
- Ressonância magnética da cabeça
- Punção lombar (punção lombar)
Ponto fraco - protuberância; Fontanelas salientes
- Crânio de um recém-nascido
- Fontanelas salientes
Goyal NK. O recém-nascido. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 113.
Rosenberg GA. Edema cerebral e distúrbios da circulação do líquido cefalorraquidiano. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Neurologia de Bradley na Prática Clínica. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 88.
Somand DM, Meurer WJ. Infecções do sistema nervoso central. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 99.