Tipagem sanguínea
A tipagem sanguínea é um método para saber que tipo de sangue você tem. A tipagem sanguínea é feita para que você possa doar seu sangue com segurança ou receber uma transfusão de sangue. Também é feito para verificar se há uma substância chamada fator Rh na superfície dos glóbulos vermelhos.
O seu tipo sanguíneo baseia-se no fato de certas proteínas estarem ou não nos glóbulos vermelhos. Essas proteínas são chamadas de antígenos. Seu tipo sanguíneo (ou grupo sanguíneo) depende dos tipos que seus pais transmitiram a você.
O sangue geralmente é agrupado de acordo com o sistema de tipagem sanguínea ABO. Os 4 principais tipos de sangue são:
- Tipo A
- Tipo B
- Tipo AB
- Tipo O
É necessária uma amostra de sangue. O teste para determinar seu grupo sanguíneo é chamado de tipagem ABO. Sua amostra de sangue é misturada com anticorpos contra o sangue dos tipos A e B. Em seguida, a amostra é verificada para ver se as células sanguíneas se agregam ou não. Se as células sanguíneas se unirem, isso significa que o sangue reagiu com um dos anticorpos.
A segunda etapa é chamada de digitação de volta. A parte líquida do sangue sem células (soro) é misturada com sangue que é conhecido como tipo A e tipo B. Pessoas com sangue tipo A têm anticorpos anti-B. Pessoas com sangue tipo B têm anticorpos anti-A. O sangue do tipo O contém os dois tipos de anticorpos.
As 2 etapas acima podem determinar com precisão seu tipo de sangue.
A digitação Rh usa um método semelhante à digitação ABO. Quando a tipagem sanguínea é feita para ver se você tem fator Rh na superfície de seus glóbulos vermelhos, os resultados serão um destes:
- Rh + (positivo), se você tem esta proteína da superfície celular
- Rh- (negativo), se você não tem esta proteína da superfície celular
Nenhuma preparação especial é necessária para este teste.
Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver alguma pulsação ou hematoma leve. Isso logo vai embora.
A tipagem sanguínea é feita para que você possa receber uma transfusão de sangue ou um transplante com segurança. O seu tipo sanguíneo deve ser muito parecido com o tipo sanguíneo que você está recebendo. Se os tipos de sangue não corresponderem:
- Seu sistema imunológico verá os glóbulos vermelhos doados como estranhos.
- Os anticorpos se desenvolverão contra os glóbulos vermelhos doados e atacarão esses glóbulos.
As duas maneiras pelas quais o seu sangue e o sangue doado podem não corresponder são:
- Uma incompatibilidade entre os tipos sanguíneos A, B, AB e O. Esta é a forma mais comum de incompatibilidade. Na maioria dos casos, a resposta imunológica é muito grave.
- O fator Rh pode não corresponder.
A tipagem sanguínea é muito importante durante a gravidez. Testes cuidadosos podem prevenir anemia grave no recém-nascido e icterícia.
Você será informado de qual tipo de sangue ABO você tem. Será um destes:
- Sangue tipo A
- Sangue tipo B
- Sangue tipo AB
- Sangue tipo O
Você também será informado se tem sangue Rh-positivo ou sangue Rh-negativo.
Com base em seus resultados, seu médico pode determinar que tipo de sangue você pode receber com segurança:
- Se você tem sangue do tipo A, só pode receber sangue dos tipos A e O.
- Se você tem sangue do tipo B, só pode receber sangue dos tipos B e O.
- Se você tem sangue do tipo AB, pode receber sangue dos tipos A, B, AB e O.
- Se você tem sangue tipo O, só pode receber sangue tipo O.
- Se você for Rh +, você pode receber sangue Rh + ou Rh-.
- Se você for Rh-, só pode receber sangue Rh-.
O sangue do tipo O pode ser administrado a qualquer pessoa com qualquer tipo de sangue. É por isso que as pessoas com sangue tipo O são chamadas de doadores universais de sangue.
Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Tirar sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Desmaio ou sensação de tontura
- Várias punções para localizar veias
- Sangramento excessivo
- Hematoma (acúmulo de sangue sob a pele)
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
Existem muitos antígenos além dos principais (A, B e Rh). Muitos pequenos não são detectados rotineiramente durante a tipagem sanguínea. Se eles não forem detectados, você ainda pode ter uma reação ao receber certos tipos de sangue, mesmo se os antígenos A, B e Rh forem compatíveis.
Um processo denominado correspondência cruzada seguido de um teste de Coombs pode ajudar a detectar esses antígenos menores. É feito antes das transfusões, exceto em situações de emergência.
Emparelhamento; Tipagem Rh; Tipagem sanguínea ABO; Tipo de sangue ABO; Um tipo de sangue; Tipo de sangue AB; O tipo de sangue; Transfusão - tipagem sanguínea
- Eritroblastose fetal - fotomicrografia
- Tipos de sangue
Segal GV, Wahed MA. Produtos de sangue e bancos de sangue. In: Fowler GC, ed. Procedimentos de Pfenninger e Fowler para Cuidados Primários. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 234.
Shaz BH, Hilyer CD. Medicina de transfusão. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 167.
Westhoff CM, Storry JR, Shaz BH. Antígenos e anticorpos do grupo sanguíneo humano. Em: Hoffman R, Benz EJ, Silberstein LE, et al, eds. Hematologia: Princípios Básicos e Prática. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 110.