Aminoacidúria
Aminoacidúria é uma quantidade anormal de aminoácidos na urina. Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas do corpo.
É necessária uma amostra limpa de urina. Isso geralmente é feito no escritório do seu provedor de cuidados de saúde ou clínica de saúde.
Na maioria das vezes, você não precisa executar etapas especiais antes deste teste. Certifique-se de que o seu provedor conhece todos os medicamentos que você usou recentemente. Se este teste estiver sendo feito em um bebê que está amamentando, certifique-se de que o provedor sabe quais medicamentos a mãe que amamenta está tomando.
O teste envolve apenas uma micção normal.
Este teste é feito para medir os níveis de aminoácidos na urina. Existem muitos tipos diferentes de aminoácidos. É comum que alguns de cada tipo sejam encontrados na urina. Níveis elevados de aminoácidos individuais podem ser um sinal de um problema com o metabolismo.
O valor específico é medido em mmol / mol de creatinina. Os valores abaixo representam intervalos normais em urina de 24 horas para adultos.
Alanina: 9 a 98
Arginina: 0 a 8
Asparagina: 10 a 65
Ácido aspártico: 5 a 50
Citrulina: 1 a 22
Cistina: 2 a 12
Ácido glutâmico: 0 a 21
Glutamina: 11 a 42
Glicina: 17 a 146
Histidina: 49 a 413
Isoleucina: 30 a 186
Leucina: 1 a 9
Lisina: 2 a 16
Metionina: 2 a 53
Ornitina: 1 a 5
Fenilalanina: 1 a 5
Proline: 3 a 13
Serina: 0 a 9
Taurina: 18 a 89
Treonina: 13 a 587
Tirosina: 3 a 14
Valina: 3 a 36
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Converse com seu provedor sobre o significado de seus resultados de teste específicos.
Os exemplos acima mostram as medições comuns para os resultados desses testes. Alguns laboratórios usam medições diferentes ou podem testar amostras diferentes.
O aumento de aminoácidos totais na urina pode ser devido a:
- Alcaptonúria
- Doença de Canavan
- Cistinose
- Cistationinúria
- Intolerância à frutose
- Galactosemia
- Doença de Hartnup
- Homocistinúria
- Hiperamonemia
- Hiperparatireoidismo
- Doença da urina do xarope de bordo
- Acidemia metilmalônica
- Mieloma múltiplo
- Deficiência de ornitina transcarbamilase
- Osteomalacia
- Acidemia propiônica
- Raquitismo
- Tirosinemia tipo 1
- Tirosinemia tipo 2
- Hepatite viral
- Doença de Wilson
Rastrear bebês para níveis aumentados de aminoácidos pode ajudar a detectar problemas com o metabolismo. O tratamento precoce para essas condições pode prevenir complicações no futuro.
Aminoácidos - urina; Aminoácidos da urina
- Amostra de urina
- Teste de Aminoacidúria na Urina
Dietzen DJ. Aminoácidos, peptídeos e proteínas. In: Rifai N, ed. Tietz Textbook of Clinical Chemistry and Molecular Diagnostics. 6ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2018: cap 28.
Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM. Defeitos no metabolismo dos aminoácidos. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 103.
Riley RS, McPherson RA. Exame básico de urina. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 28.