Mamografia

A mamografia é uma imagem de raio-x das mamas. É usado para localizar tumores e câncer de mama.
Você será solicitado a se despir da cintura para cima. Você receberá um vestido para vestir. Dependendo do tipo de equipamento usado, você ficará sentado ou em pé.
Uma mama de cada vez é colocada em uma superfície plana que contém a placa de raio-x. Um dispositivo chamado compressor será pressionado firmemente contra a mama. Isso ajuda a achatar o tecido mamário.
As imagens de raio-x são tiradas de vários ângulos. Você pode ser solicitado a prender a respiração à medida que cada foto é tirada.
Você pode ser solicitado a voltar posteriormente para mais imagens de mamografia. Isso nem sempre significa que você tem câncer de mama. Seu médico pode simplesmente precisar verificar novamente uma área que não pôde ser claramente vista no primeiro teste.
TIPOS DE MAMOGRAFIA
A mamografia tradicional usa filme, semelhante às radiografias de rotina.
A mamografia digital é a técnica mais comum:
- Agora é usado na maioria dos centros de rastreamento de mama.
- Permite que a imagem radiográfica da mama seja visualizada e manipulada na tela do computador.
- Pode ser mais preciso em mulheres mais jovens com seios densos. Ainda não foi comprovado que ajuda a reduzir o risco de uma mulher morrer de câncer de mama em comparação com a mamografia por filme.
A mamografia tridimensional (3D) é um tipo de mamografia digital.
NÃO use desodorantes, perfumes, pós ou pomadas sob os braços ou nos seios no dia da mamografia. Essas substâncias podem esconder uma parte das imagens. Remova todas as joias do pescoço e do peito.
Informe o seu provedor e o técnico em raios-X se você estiver grávida ou amamentando, ou se você fez uma biópsia da mama.
As superfícies do compressor podem ficar frias. Quando o seio é pressionado para baixo, você pode sentir alguma dor. Isso precisa ser feito para obter imagens de boa qualidade.
Quando e com que frequência fazer uma mamografia de rastreamento é uma escolha que você deve fazer. Diferentes grupos de especialistas não concordam totalmente sobre o melhor momento para este teste.
Antes de fazer uma mamografia, converse com seu provedor sobre os prós e os contras de fazer o teste. Perguntar sobre:
- Seu risco de câncer de mama
- Se o rastreamento diminui sua chance de morrer de câncer de mama
- Se há algum dano do rastreamento do câncer de mama, como efeitos colaterais de testes ou tratamento excessivo do câncer quando descoberto
A mamografia é realizada para examinar as mulheres para detectar o câncer de mama precoce, quando é mais provável que seja curado. A mamografia é geralmente recomendada para:
- Mulheres a partir dos 40 anos, repetido a cada 1 a 2 anos. (Isso não é recomendado por todas as organizações especializadas.)
- Todas as mulheres a partir dos 50 anos, repetido a cada 1 a 2 anos.
- Mulheres com mãe ou irmã que teve câncer de mama em uma idade mais jovem devem considerar a realização de mamografias anuais. Eles devem começar antes da idade em que o membro mais novo da família foi diagnosticado.
A mamografia também é usada para:
- Siga uma mulher que fez uma mamografia anormal.
- Avalie uma mulher com sintomas de doença mamária. Esses sintomas podem incluir um caroço, secreção no mamilo, dor na mama, ondulações na pele da mama, alterações do mamilo ou outros achados.
O tecido mamário que não mostra sinais de massa ou calcificações é considerado normal.
A maioria dos achados anormais em uma mamografia de rastreamento revelou ser benigna (não câncer) ou nada com que se preocupar. Novas descobertas ou mudanças devem ser avaliadas posteriormente.
Um radiologista (radiologista) pode ver os seguintes tipos de achados em uma mamografia:
- Um ponto bem delineado, regular e claro (é mais provável que seja uma condição não cancerosa, como um cisto)
- Massas ou caroços
- Áreas densas na mama que podem ser câncer de mama ou ocultar o câncer de mama
- Calcificações, que são causadas por pequenos depósitos de cálcio no tecido mamário (a maioria das calcificações não é sinal de câncer)
Às vezes, os seguintes testes também são necessários para examinar mais detalhadamente os achados da mamografia:
- Visualizações adicionais de mamografia, incluindo visualizações de ampliação ou compressão
- Ultrassom de mama
- Exame de ressonância magnética da mama (menos comumente feito)
Comparar sua mamografia atual com suas mamografias anteriores ajuda o radiologista a dizer se você teve um achado anormal no passado e se ele mudou.
Quando os resultados da mamografia ou ultrassom parecem suspeitos, uma biópsia é feita para testar o tecido e ver se ele é canceroso. Os tipos de biópsias incluem:
- Estereotáxica
- Ultrassom
- Abrir
O nível de radiação é baixo e qualquer risco de mamografia é muito baixo. Se você estiver grávida e precisar verificar uma anormalidade, sua barriga será coberta e protegida por um avental de chumbo.
A mamografia de rastreamento de rotina não é feita durante a gravidez ou durante a amamentação.
Mamografia; Câncer de mama - mamografia; Câncer de mama - mamografia de rastreamento; Nódulo mamário - mamografia; Tomossíntese de mama
Seio feminino
Caroços na mama
Causas de caroços nos seios
Glândula mamária
Corrimento anormal do mamilo
Mudança de mama fibrocística
Mamografia
Site da American Cancer Society. Recomendações da American Cancer Society para a detecção precoce do câncer de mama. www.cancer.org/cancer/breast-cancer/screening-tests-and-early-detection/american-cancer-society-recommendations-for-the-early-detection-of-breast-cancer.html. Atualizado em 3 de outubro de 2019. Acessado em 23 de janeiro de 2020.
Site do American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG). Boletim Prático ACOG: Avaliação e triagem de risco de câncer de mama em mulheres de risco médio. www.acog.org/Clinical-Guidance-and-Publications/Practice-Bulletins/Committee-on-Practice-Bulletins-Gynecology/Breast-Cancer-Risk-Assessment-and-Screening-in-A Average-Risk-Women. No. 179, julho de 2017. Acessado em 23 de janeiro de 2020.
Site do National Cancer Institute. Rastreio do cancro da mama (PDQ) - versão para profissionais de saúde. www.cancer.gov/types/breast/hp/breast-screening-pdq. Atualizado em 19 de junho de 2017. Acessado em 18 de dezembro de 2019.
Siu AL; Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA. Triagem para câncer de mama: declaração de recomendação da Força-Tarefa dos Serviços Preventivos dos EUA. Ann Intern Med. 2016; 164 (4): 279-296. PMID: 26757170 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26757170.