Varredura de gálio
A varredura com gálio é um teste para detectar inchaço (inflamação), infecção ou câncer no corpo. Ele usa um material radioativo chamado gálio e é um tipo de exame de medicina nuclear.
Um teste relacionado é a varredura de gálio do pulmão.
Você receberá gálio injetado em sua veia. O gálio é um material radioativo. O gálio viaja pela corrente sanguínea e se acumula nos ossos e em certos órgãos.
Seu médico lhe dirá para retornar mais tarde para fazer a varredura. A varredura ocorrerá de 6 a 48 horas após a injeção do gálio. O tempo do teste depende da condição que seu médico está procurando. Em alguns casos, as pessoas são examinadas mais de uma vez.
Você vai deitar de costas na mesa do scanner. Uma câmera especial detecta onde o gálio se acumulou no corpo.
Você deve ficar imóvel durante a varredura, que leva de 30 a 60 minutos.
As fezes no intestino podem interferir no teste. Pode ser necessário tomar um laxante na noite anterior ao teste. Ou você pode fazer um enema 1 a 2 horas antes do teste. Você pode comer e beber líquidos normalmente.
Você precisará assinar um formulário de consentimento. Você precisará retirar todas as joias e objetos de metal antes do teste.
Você sentirá uma picada aguda ao receber a injeção. O site pode ficar dolorido por alguns minutos.
A parte mais difícil da varredura é ficar parada. O exame em si é indolor. O técnico pode ajudá-lo a se sentir confortável antes do início do exame.
Este teste raramente é realizado. Isso pode ser feito para procurar a causa de uma febre que durou algumas semanas sem explicação.
O gálio normalmente se acumula nos ossos, fígado, baço, intestino grosso e tecido mamário.
Gálio detectado fora das áreas normais pode ser um sinal de:
- Infecção
- Inflamação
- Tumores, incluindo doença de Hodgkin ou linfoma não Hodgkin
O teste pode ser feito para procurar doenças pulmonares, como:
- Hipertensão pulmonar primária
- Êmbolo pulmonar
- Infecções respiratórias, na maioria das vezes Pneumocistite jirovecii pneumonia
- Sarcoidose
- Esclerodermia do pulmão
- Tumores no pulmão
Existe um pequeno risco de exposição à radiação. Esse risco é menor do que com radiografias ou tomografias computadorizadas. Mulheres grávidas ou amamentando e crianças pequenas devem evitar a exposição à radiação, se possível.
Nem todos os cânceres aparecem em uma varredura com gálio. Áreas de inflamação, como cicatrizes cirúrgicas recentes, podem aparecer na varredura. No entanto, eles não indicam necessariamente uma infecção.
Varredura com gálio do fígado; Varredura de gálio ósseo
- Injeção de gálio
Contreras F, Perez J, Jose J. Imaging Overview. In: Miller MD, Thompson SR, eds. DeLee, Drez, & Miller’s Orthopaedic Sports Medicine. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 7.
Harisinghani MG, Chen JW, Weissleder R. Física de imagens. In: Harisinghani MG, Chen JW, Weissleder R, eds. Primer of Diagnostic Imaging. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 14.
Narayanan S, Abdalla WAK, Tadros S. Fundamentals of pediatric radiology. In: Zitelli BJ, McIntire SC, Nowalk AJ, eds. Atlas de diagnóstico pediátrico de Zitelli e Davis. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 25.
Seabold JE, Palestro CJ, Brown ML, et al. Guia de procedimentos da Society of Nuclear Medicine para a cintilografia com gálio na inflamação. The Society of Nuclear Medicine. Versão 3.0. Aprovado em 2 de junho de 2004. s3.amazonaws.com/rdcms-snmmi/files/production/public/docs/Gallium_Scintigraphy_in_Inflammation_v3.pdf. Acessado em 10 de setembro de 2020.