Painel de anticorpos antinucleares
O painel de anticorpos antinucleares é um exame de sangue que analisa os anticorpos antinucleares (ANA).
ANA são anticorpos produzidos pelo sistema imunológico que se ligam aos próprios tecidos do corpo. O teste de anticorpos antinucleares procura anticorpos que se ligam a uma parte da célula chamada núcleo. O teste de triagem determina se tais anticorpos estão presentes. O teste também mede o nível, chamado de título, e o padrão, o que pode ser útil.Se o teste for positivo, um painel de testes pode ser feito para identificar alvos específicos do antígeno. Este é o painel de anticorpos ANA.
O sangue é retirado de uma veia. Na maioria das vezes, é usada uma veia na parte interna do cotovelo ou nas costas da mão. O local é limpo com um medicamento anti-séptico (anti-séptico). O profissional de saúde envolve uma faixa elástica ao redor do braço para aplicar pressão na área e fazer a veia inchar com sangue.
Em seguida, o provedor insere delicadamente uma agulha na veia. O sangue é coletado em um frasco ou tubo hermético conectado à agulha. O elástico é removido do braço.
Assim que o sangue for coletado, a agulha é removida e o local da punção coberto para estancar o sangramento.
Em bebês ou crianças pequenas, uma ferramenta afiada chamada lanceta pode ser usada para perfurar a pele e fazê-la sangrar. O sangue é coletado em um pequeno tubo de vidro chamado pipeta, ou em uma lâmina ou tira de teste. Um curativo pode ser colocado sobre a área se houver algum sangramento.
Dependendo do laboratório, o teste pode ser processado de diferentes maneiras. Um método requer que um técnico examine uma amostra de sangue ao microscópio usando luz ultravioleta. O outro usa um instrumento automatizado para registrar os resultados.
Nenhuma preparação especial é necessária. No entanto, certos medicamentos, incluindo pílulas anticoncepcionais, procainamida e diuréticos tiazídicos, afetam a precisão deste teste. Certifique-se de que seu provedor saiba sobre todos os medicamentos que você toma.
Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros podem sentir apenas uma picada ou ardência. Depois disso, pode haver alguma latejante.
Você pode precisar deste teste se tiver sinais de uma doença auto-imune, particularmente lúpus eritematoso sistêmico. Este teste pode ser feito se você tiver sintomas inexplicáveis, como artrite, erupções cutâneas ou dor no peito.
Algumas pessoas normais têm um baixo nível de ANA. Assim, a presença de um baixo nível de ANA nem sempre é anormal.
ANA é relatado como um "título". Títulos baixos estão na faixa de 1:40 a 1:60. Um teste ANA positivo é muito mais importante se você também tiver anticorpos contra a forma de dupla fita do DNA.
A presença de ANA não confirma o diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico (LES). No entanto, a falta de ANA torna esse diagnóstico muito menos provável.
Embora os ANA sejam mais frequentemente identificados com LES, um teste positivo para ANA também pode ser um sinal de outras doenças autoimunes.
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Converse com seu provedor sobre o significado de seus resultados de teste específicos.
Os exemplos acima mostram as medições comuns para os resultados desses testes. Alguns laboratórios usam medições diferentes ou podem testar amostras diferentes.
Outros testes podem ser executados em sangue com um teste ANA positivo para obter mais informações.
Para fazer o diagnóstico de LES, certas características clínicas, bem como FAN, devem estar presentes. Além disso, certos anticorpos ANA específicos ajudam a confirmar o diagnóstico.
A presença de ANA no sangue pode ser devida a muitos outros distúrbios além do LES. Esses incluem:
DOENÇAS AUTOIMUNES
- Doença mista do tecido conjuntivo
- Lúpus eritematoso induzido por drogas
- Miosite (doença muscular inflamatória)
- Artrite reumatóide
- Síndrome de Sjögren
- Esclerose sistêmica (esclerodermia)
- Doença da tireóide
- Hepatite autoimune
- Linfomas
INFECÇÕES
- Vírus EB
- Hepatite C
- HIV
- Parvovírus
As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. A obtenção de sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Sangramento excessivo
- Desmaio ou sensação de tontura
- Hematoma (sangue se acumulando sob a pele)
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
Seu provedor usará os resultados do painel ANA para ajudar a fazer um diagnóstico. Quase todas as pessoas com LES ativo têm ANA positivo. No entanto, um FAN positivo por si só não é suficiente para fazer o diagnóstico de LES ou de qualquer outra doença autoimune. Os testes de ANA devem ser usados junto com seu histórico médico, exame físico e outros exames laboratoriais.
O ANA pode ser positivo em parentes de pessoas com LES que não têm LES.
Há uma chance muito baixa de desenvolver LES em algum momento posterior da vida se o único achado for um baixo título de ANA.
ANA; Painel ANA; Painel reflexivo ANA; SLE - ANA; Lúpus eritematoso sistêmico - ANA
- Teste de sangue
Alberto von Mühlen C, Fritzler MJ, Chan EKL. Avaliação clínica e laboratorial das doenças reumáticas sistêmicas. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 52.
Site do American College of Rheumatology. Anticorpos antinucleares (ANA). www.rheumatology.org/I-Am-A/Patient-Caregiver/Diseases-Conditions/Antinuclear-Antibodies-ANA. Atualizado em março de 2017. Acessado em 04 de abril de 2019.
Reeves WH, Zhuang H, Han S. Autoantibodies in systemic lupus erythematosus. In: Hochberg MC, Gravallese EM, Silman AJ, Smolen JS, Weinblatt ME, Weisman MH, eds. Reumatologia. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 139.