Teste de sangue beta-caroteno
O teste de beta-caroteno mede o nível de beta-caroteno no sangue.
É necessária uma amostra de sangue.
Siga as instruções do seu médico sobre não comer ou beber nada por até 8 horas antes do teste. Você também pode ser solicitado a não comer nada com vitamina A (caroteno) por 48 horas antes do teste.
O seu provedor também pode dizer-lhe para parar temporariamente de tomar medicamentos, como o retinol, o que pode interferir nos resultados do teste.
Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver alguma latejante e leves hematomas. Isso logo vai embora.
O beta-caroteno é encontrado em certos alimentos. Ele se decompõe e se transforma em vitamina A no corpo.
Seu provedor pode solicitar este teste se você tiver sinais de que seu nível de vitamina A pode estar muito baixo, como:
- Ossos ou dentes que não se desenvolvem corretamente
- Olhos secos ou inflamados
- Sentindo-se mais irritado
- Perda de cabelo
- Perda de apetite
- Cegueira noturna
- Infecções recorrentes
- Erupções cutâneas
O teste também pode ser usado para ajudar a medir a eficácia com que seu corpo absorve gorduras.
A faixa normal é de 50 a 300 mcg / dL ou 0,93 a 5,59 micromoles / L.
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Alguns laboratórios usam medidas diferentes ou testam amostras diferentes. Converse com seu provedor sobre o significado de seus resultados de teste específicos.
Um nível mais alto do que o normal pode ser devido ao excesso de vitamina A (hipervitaminose A).
A deficiência de beta-caroteno pode ocorrer se você estiver desnutrido. Também pode ocorrer se seu corpo tiver problemas para absorver gorduras através do trato digestivo, como com:
- Doença pulmonar de longo prazo (crônica) chamada fibrose cística
- Problemas de pâncreas, como inchaço e inflamação (pancreatite) ou o órgão não produz enzimas suficientes (insuficiência pancreática)
- Desordem do intestino delgado chamada doença celíaca
Este teste desempenha um papel valioso no diagnóstico da deficiência de vitamina A. Mas os resultados do teste devem ser avaliados junto com outros achados clínicos.
Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Tirar sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Sangramento excessivo
- Desmaio ou sensação de tontura
- Várias punções para localizar veias
- Hematoma (sangue se acumulando sob a pele)
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
Teste de caroteno
- Teste de sangue
Mason JB, Booth SL. Vitaminas, minerais e outros micronutrientes. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 205.
Salwen MJ. Vitaminas e oligoelementos. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 26.