Teste de células falciformes
O teste da célula falciforme procura a hemoglobina anormal no sangue que causa o distúrbio da doença das células falciformes.
É necessária uma amostra de sangue.
Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver alguma pulsação ou hematoma. Isso logo vai embora.
Este teste é feito para saber se uma pessoa tem hemoglobina anormal que causa a doença das células falciformes e o traço falciforme. A hemoglobina é uma proteína dos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio.
Na doença falciforme, uma pessoa tem dois genes anormais da hemoglobina S. Uma pessoa com traço falciforme apresenta apenas um desses genes anormais e nenhum sintoma, ou apenas alguns leves.
Este teste não diz a diferença entre essas duas condições. Outro teste, chamado eletroforese de hemoglobina, será feito para saber qual a condição de alguém.
Um resultado de teste normal é denominado resultado negativo.
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Alguns laboratórios usam medidas diferentes ou testam amostras diferentes. Converse com seu médico sobre o significado dos resultados de seus testes específicos.
Um resultado de teste anormal indica que a pessoa pode ter um destes:
- Anemia falciforme
- Traço falciforme
A deficiência de ferro ou transfusões de sangue nos últimos 3 meses podem causar um resultado falso negativo. Isso significa que a pessoa pode ter a hemoglobina anormal para a célula falciforme, mas esses outros fatores estão fazendo com que os resultados do teste pareçam negativos (normais).
Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Obter uma amostra de sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Sangramento excessivo
- Desmaio ou sensação de tontura
- Várias punções para localizar veias
- Hematoma (acúmulo de sangue sob a pele)
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
Sickledex; Teste Hgb S
- Glóbulos vermelhos, células falciformes
- Glóbulos vermelhos - múltiplas células falciformes
- Glóbulos vermelhos - células falciformes
- Glóbulos vermelhos - foice e Pappenheimer
Saunthararajah Y, Vichinsky EP. Doença falciforme: características clínicas e manejo. Em: Hoffman R, Benz EJ, Silberstein LE, et al, eds. Hematologia: Princípios Básicos e Prática. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 42.