Cistografia retrógrada
A cistografia retrógrada é uma radiografia detalhada da bexiga. O contraste é colocado na bexiga através da uretra. A uretra é o tubo que transporta a urina da bexiga para o exterior do corpo.
Você vai deitar em uma mesa. Um medicamento anestésico é aplicado na abertura da uretra. Um tubo flexível (cateter) é inserido através da uretra até a bexiga. O corante de contraste flui pelo tubo até que sua bexiga esteja cheia ou você diga ao técnico que sua bexiga parece cheia.
Quando a bexiga está cheia, você é colocado em diferentes posições para que as radiografias possam ser feitas. Uma radiografia final é tirada assim que o cateter for removido e você esvaziar a bexiga. Isso revela como sua bexiga esvazia bem.
O teste leva cerca de 30 a 60 minutos.
Você deve assinar um formulário de consentimento informado. Você deve esvaziar a bexiga antes do teste. Serão feitas perguntas para determinar se você pode ter uma reação alérgica ao corante de contraste ou se tem uma infecção atual que pode dificultar a inserção do cateter.
Você pode sentir alguma pressão quando o cateter é inserido. Você sentirá vontade de urinar quando o corante de contraste entrar na bexiga. A pessoa que realiza o teste interromperá o fluxo quando a pressão se tornar desconfortável. A vontade de urinar continuará durante o teste.
Após o teste, a área onde o cateter foi colocado pode doer ao urinar.
Você pode precisar deste teste para examinar sua bexiga em busca de problemas como buracos ou rasgos, ou para descobrir por que você tem infecções repetidas na bexiga. Também é usado para procurar problemas como:
- Conexões anormais entre o tecido da bexiga e uma estrutura próxima (fístulas da bexiga)
- Pedras na bexiga
- Sacos semelhantes a bolsas chamados divertículos nas paredes da bexiga ou uretra
- Tumor da bexiga
- Infecção do trato urinário
- Refluxo vesicouretérico
A bexiga parece normal.
Resultados anormais podem ser devido a:
- Pedras na bexiga
- Coágulos de sangue
- Diverticula
- Infecção ou inflamação
- Lesões
- Refluxo vesicouretérico
Existe algum risco de infecção do cateter. Os sintomas podem incluir:
- Ardor ao urinar (após o primeiro dia)
- Arrepios
- Diminuição da pressão arterial (hipotensão)
- Febre
- Aumento da frequência cardíaca
- Aumento da taxa de respiração
A quantidade de exposição à radiação é semelhante à de outros raios-x. Como acontece com qualquer exposição à radiação, as mulheres grávidas ou amamentando só devem fazer este teste se for determinado que os benefícios superam os riscos.
Nos homens, os testículos são protegidos dos raios-x.
Este teste não é realizado com muita frequência. Na maioria das vezes, é feito junto com imagens de tomografia computadorizada para melhor resolução. A uretrocistografia miccional (VCUG) ou cistoscopia é usada com mais frequência.
Cistografia - retrógrada; Cistograma
- Refluxo vesico-ureteral
- Cistografia
Bishoff JT, Rastinehad AR. Imagem do trato urinário: princípios básicos da tomografia computadorizada, imagem por ressonância magnética e filme simples. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 2.
Davis JE, Silverman MA. Procedimentos urológicos. In: Roberts JR, Custalow CB, Thomsen TW, eds. Procedimentos clínicos de Roberts e Hedges em medicina de emergência e tratamento agudo. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 55.
Zagoria RJ, Dyer R, Brady C. Uma introdução aos métodos radiológicos. In: Zagoria RJ, Dyer R, Brady C, eds. Imagem geniturinária: os requisitos. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 1.