Angiografia mesentérica
A angiografia mesentérica é um teste usado para examinar os vasos sanguíneos que irrigam os intestinos delgado e grosso.
A angiografia é um exame de imagem que usa raios-x e um corante especial para ver o interior das artérias. As artérias são vasos sanguíneos que transportam sangue para fora do coração.
Este teste é feito em um hospital. Você se deitará em uma mesa de raio-x. Você pode pedir um remédio para ajudá-lo a relaxar (sedativo) se precisar.
- Durante o teste, sua pressão arterial, frequência cardíaca e respiração serão verificadas.
- O profissional de saúde fará a barba e limpará a virilha. Um medicamento anestésico (anestésico) é injetado na pele sobre uma artéria. Uma agulha é inserida em uma artéria.
- Um tubo fino e flexível chamado cateter é passado pela agulha. É movido para a artéria e para cima através dos vasos principais da região abdominal até que seja devidamente colocado na artéria mesentérica. O médico usa raios-x como guia. O médico pode ver imagens ao vivo da área em um monitor semelhante a uma TV.
- O corante de contraste é injetado através deste tubo para verificar se há algum problema com os vasos sanguíneos. Imagens de raios-X são obtidas da artéria.
Certos tratamentos podem ser feitos durante este procedimento. Esses itens são passados através do cateter para a área da artéria que precisa de tratamento. Esses incluem:
- Dissolvendo um coágulo sanguíneo com medicamento
- Abrindo uma artéria parcialmente bloqueada com um balão
- Colocação de um pequeno tubo chamado stent em uma artéria para ajudar a mantê-la aberta
Após o término das radiografias ou tratamentos, o cateter é removido. A pressão é aplicada no local da punção por 20 a 45 minutos para estancar o sangramento. Após esse tempo, a área é verificada e um curativo apertado é aplicado. A perna geralmente é mantida reta por mais 6 horas após o procedimento.
Você não deve comer ou beber nada por 6 a 8 horas antes do teste.
Você deverá usar uma bata de hospital e assinar um formulário de consentimento para o procedimento. Remova as joias da área que está sendo trabalhada.
Diga ao seu provedor:
- Se voce esta gravida
- Se você já teve alguma reação alérgica a material de contraste de raio-x, frutos do mar ou substâncias de iodo
- Se você é alérgico a algum medicamento
- Quais medicamentos você está tomando (incluindo quaisquer preparações à base de ervas)
- Se você já teve algum problema de sangramento
Você pode sentir uma breve picada quando o medicamento anestésico for administrado. Você sentirá uma dor aguda e breve e um pouco de pressão quando o cateter for colocado e movido para a artéria. Na maioria dos casos, você sentirá apenas uma sensação de pressão na região da virilha.
À medida que a tinta é injetada, você sentirá uma sensação de calor e rubor. Você pode sentir sensibilidade e hematomas no local da inserção do cateter após o teste.
Este teste é feito:
- Quando há sintomas de um vaso sanguíneo estreito ou bloqueado nos intestinos
- Para encontrar a fonte de sangramento no trato gastrointestinal
- Para encontrar a causa da dor abdominal contínua e perda de peso quando nenhuma causa pode ser identificada
- Quando outros estudos não fornecem informações suficientes sobre crescimentos anormais ao longo do trato intestinal
- Para observar os danos aos vasos sanguíneos após uma lesão abdominal
Um angiograma mesentérico pode ser realizado após exames de medicina nuclear mais sensíveis terem identificado sangramento ativo. O radiologista pode então localizar e tratar a fonte.
Os resultados são normais se as artérias examinadas forem de aparência normal.
Um achado anormal comum é o estreitamento e o endurecimento das artérias que irrigam os intestinos grosso e delgado. Isso é chamado de isquemia mesentérica. O problema ocorre quando um material gorduroso (placa) se acumula nas paredes das artérias.
Os resultados anormais também podem ser causados por sangramento no intestino delgado e grosso. Isso pode ser causado por:
- Angiodisplasia do cólon
- Ruptura de vaso sanguíneo por lesão
Outros resultados anormais podem ser devido a:
- Coágulos de sangue
- Cirrose
- Tumores
Existe algum risco de o cateter danificar a artéria ou soltar um pedaço da parede da artéria. Isso pode reduzir ou bloquear o fluxo sanguíneo e levar à morte do tecido. Esta é uma complicação rara.
Outros riscos incluem:
- Reação alérgica ao corante de contraste
- Danos ao vaso sanguíneo onde a agulha e o cateter são inseridos
- Sangramento excessivo ou coágulo de sangue onde o cateter é inserido, o que pode reduzir o fluxo sanguíneo para a perna
- Ataque cardíaco ou derrame
- Hematoma, uma coleção de sangue no local da punção da agulha
- Infecção
- Lesão nos nervos no local da punção da agulha
- Danos nos rins do corante
- Danos ao intestino se o suprimento de sangue for reduzido
Arteriografia abdominal; Arteriograma - abdômen; Angiograma mesentérico
- Arteriografia mesentérica
Desai SS, Hodgson KJ. Técnica de diagnóstico endovascular. In: Sidawy AN, Perler BA, eds. Cirurgia Vascular e Terapia Endovascular de Rutherford. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 60.
Lo RC, Schermerhorn ML. Doença arterial mesentérica: epidemiologia, fisiopatologia e avaliação clínica. In: Sidawy AN, Perler BA, eds. Cirurgia Vascular e Terapia Endovascular de Rutherford. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 131.
vd Bosch H, Westenberg JJM, d Roos A. Angiografia por ressonância magnética cardiovascular: carótidas, aorta e vasos periféricos. In: Manning WJ, Pennell DJ, eds. Ressonância Magnética Cardiovascular. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 44.