Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 10 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Tomografía computarizada
Vídeo: Tomografía computarizada

Uma varredura da tireoide usa um marcador de iodo radioativo para examinar a estrutura e a função da glândula tireoide. Este teste geralmente é feito junto com um teste de captação de iodo radioativo.

O teste é feito desta forma:

  • Você recebe uma pílula que contém uma pequena quantidade de iodo radioativo. Depois de engolir, você espera enquanto o iodo se acumula em sua tireoide.
  • O primeiro exame geralmente é feito 4 a 6 horas depois de você tomar a pílula de iodo. Outra verificação geralmente é feita 24 horas depois. Durante a varredura, você deita de costas em uma mesa móvel. Seu pescoço e tórax estão posicionados sob o scanner. Você deve ficar imóvel para que o scanner obtenha uma imagem nítida.

O scanner detecta a localização e a intensidade dos raios emitidos pelo material radioativo. Um computador exibe imagens da glândula tireóide. Outros exames usam uma substância chamada tecnécio em vez de iodo radioativo.

Siga as instruções sobre não comer antes do teste. Você pode ser instruído a não comer depois da meia-noite antes do exame na manhã seguinte.


Informe o seu médico se você estiver tomando qualquer coisa que contenha iodo, pois isso pode afetar os resultados do seu teste. Isso inclui alguns medicamentos, incluindo medicamentos para a tireoide e medicamentos para o coração. Suplementos como algas marinhas também contêm iodo.

Informe também ao seu provedor se você tem:

  • Diarreia (pode diminuir a absorção do iodo radioativo)
  • Teve tomografias recentes usando contraste à base de iodo intravenoso (nas últimas 2 semanas)
  • Muito pouco ou muito iodo em sua dieta

Remova joias, dentaduras ou outros metais, pois eles podem interferir na imagem.

Algumas pessoas acham desconfortável permanecer imóveis durante o teste.

Este teste é feito para:

  • Avaliar nódulos de tireoide ou bócio
  • Encontre a causa de uma glândula tireoide hiperativa
  • Verifique se há câncer de tireoide (raramente, uma vez que outros testes são mais precisos para isso)

Os resultados do teste normal mostrarão que a tireoide parece ter o tamanho e a forma corretos e estar no local adequado. É uma cor cinza uniforme na imagem do computador, sem áreas mais escuras ou mais claras.


Uma tireoide aumentada ou empurrada para um lado pode ser um sinal de tumor.

Os nódulos absorvem mais ou menos iodo e isso os fará parecer mais escuros ou mais claros na varredura. Um nódulo é geralmente mais leve se não tiver absorvido o iodo (muitas vezes chamado de nódulo "frio"). Se parte da tireoide parecer mais clara, pode ser um problema de tireoide. Os nódulos mais escuros absorvem mais iodo (muitas vezes chamado de nódulo 'quente'). Eles podem ser hiperativos e podem ser a causa de uma tireoide hiperativa.

O computador também mostrará a porcentagem de iodo que se acumulou na glândula tireoide (captação de radioiodo). Se sua glândula coleta muito iodo, pode ser devido a uma tireoide hiperativa. Se sua glândula coleta muito pouco iodo, pode ser devido a uma inflamação ou outro dano à tireoide.

Toda radiação tem possíveis efeitos colaterais. A quantidade de radioatividade é muito pequena e não houve efeitos colaterais documentados.

Mulheres grávidas ou amamentando não devem fazer este teste.


Fale com o seu provedor se tiver dúvidas sobre este teste.

O iodo radioativo deixa seu corpo através da urina. Você não deve precisar tomar precauções especiais, como enxaguar duas vezes após urinar, por 24 a 48 horas após o teste, porque a dose de iodo radioativo é muito baixa. Pergunte ao seu médico ou à equipe de radiologia / medicina nuclear que está realizando o exame sobre como tomar precauções.

Varredura - tireóide; Captação de iodo radioativo e teste de varredura - tireóide; Varredura nuclear - tireóide; Nódulo da tireoide - varredura; Bócio - varredura; Hipertireoidismo - varredura

  • Aumento da tireóide - cintilografia
  • Glândula tireóide

Blum M. Thyroid imaging. Em: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinologia: Adulto e pediátrico. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 79.

Salvatore D, Cohen R, Kopp PA, Larsen PR. Fisiopatologia da tireoide e avaliação diagnóstica. In: Melmed S, Auchus RJ, Goldfine AB, Koenig RJ, Rosen CJ, eds. Williams Textbook of Endocrinology. 14ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 11.

Artigos Para Você

6 tratamentos a considerar para a artrite reativa

6 tratamentos a considerar para a artrite reativa

Para tratar a artrite reativa, eu médico provavelmente ugerirá uma abordagem multifacetada. A artrite ocorre quando o itema imunológico é mal direcionado para atacar a articula...
Você pode obter um cortador com placas de torção?

Você pode obter um cortador com placas de torção?

Incluímo produto que conideramo útei para noo leitore. e você comprar o link deta página, podemo receber uma pequena comião. Aqui etá o noo proceo.A prancha de torç&...