Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 16 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 26 Junho 2024
Anonim
Biópsia pleural com agulha - Medicamento
Biópsia pleural com agulha - Medicamento

A biópsia pleural é um procedimento para remover uma amostra da pleura. Este é o tecido fino que reveste a cavidade torácica e envolve os pulmões. A biópsia é feita para verificar se a pleura está infectada.

Este teste pode ser feito no hospital. Também pode ser feito em uma clínica ou consultório médico.

O procedimento envolve o seguinte:

  • Durante o procedimento, você fica sentado.
  • Seu médico limpa a pele no local da biópsia.
  • A droga entorpecente (anestésico) é injetada através da pele e no revestimento dos pulmões e na parede torácica (membrana pleural).
  • Uma agulha maior e oca é então colocada suavemente através da pele até a cavidade torácica. Às vezes, o provedor usa ultrassom ou tomografia computadorizada para guiar a agulha.
  • Uma agulha de corte menor dentro da oca é usada para coletar amostras de tecido. Durante esta parte do procedimento, você será solicitado a cantar, murmurar ou dizer "eee". Isso ajuda a evitar que o ar entre na cavidade torácica, o que pode causar o colapso do pulmão (pneumotórax). Normalmente, três ou mais amostras de biópsia são coletadas.
  • Quando o teste termina, um curativo é colocado sobre o local da biópsia.

Em alguns casos, a biópsia pleural é realizada com endoscópio de fibra óptica. A luneta permite ao médico visualizar a área da pleura de onde são feitas as biópsias.


Você fará exames de sangue antes da biópsia. Provavelmente, você fará uma radiografia de tórax.

Quando o anestésico local é injetado, você pode sentir uma picada breve (como quando uma linha intravenosa é colocada) e uma sensação de queimação. Quando a agulha de biópsia é inserida, você pode sentir pressão. Conforme a agulha está sendo removida, você pode sentir um puxão.

A biópsia pleural geralmente é realizada para encontrar a causa de um acúmulo de líquido ao redor do pulmão (derrame pleural) ou outra anormalidade da membrana pleural. A biópsia pleural pode diagnosticar tuberculose, câncer e outras doenças.

Se esse tipo de biópsia pleural não for suficiente para fazer um diagnóstico, pode ser necessária uma biópsia cirúrgica da pleura.

Os tecidos pleurais parecem normais, sem sinais de inflamação, infecção ou câncer.

Resultados anormais podem revelar câncer (incluindo câncer de pulmão primário, mesotelioma maligno e tumor pleural metastático), tuberculose, outras infecções ou doença vascular do colágeno.

Há uma pequena chance de a agulha perfurar a parede do pulmão, o que pode colapsar parcialmente o pulmão. Isso geralmente fica melhor por conta própria. Às vezes, um dreno torácico é necessário para drenar o ar e expandir o pulmão.


Também existe uma chance de perda excessiva de sangue.

Se uma biópsia pleural fechada não for suficiente para fazer um diagnóstico, pode ser necessária uma biópsia cirúrgica da pleura.

Biópsia pleural fechada; Biópsia por agulha da pleura

  • Biópsia pleural

Klein JS, Bhave AD. Radiologia torácica: diagnóstico por imagem invasivo e intervenções guiadas por imagem. Em: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Livro de Murray e Nadel de Medicina Respiratória. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 19.

Reed JC. Derrames pleurais. In: Reed JC, ed. Radiologia torácica: padrões e diagnósticos diferenciais. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 4.

Publicações Frescas

Ficar saudável antes da cirurgia

Ficar saudável antes da cirurgia

Me mo que tenha con ultado muito médico , você abe mai obre eu intoma e hi tórico de aúde do que qualquer outra pe oa. eu profi ionai de aúde dependem de você para lhe di...
Síndrome da serotonina

Síndrome da serotonina

A índrome da erotonina ( ) é uma reação medicamento a potencialmente fatal. Faz com que o corpo tenha muita erotonina, uma ub tância química produzida pela célula ne...