Angiografia coronária
A angiografia coronária é um procedimento que usa um corante especial (material de contraste) e raios-x para ver como o sangue flui pelas artérias do coração.
A angiografia coronária geralmente é realizada junto com o cateterismo cardíaco. Este é um procedimento que mede as pressões nas câmaras cardíacas.
Antes do início do teste, você receberá um sedativo leve para ajudá-lo a relaxar.
Uma área do corpo (o braço ou a virilha) é limpa e anestesiada com um medicamento anestésico local (anestésico). O cardiologista passa um tubo fino e oco, chamado cateter, por uma artéria e o leva cuidadosamente até o coração. As imagens de raios-X ajudam o médico a posicionar o cateter.
Assim que o cateter estiver no lugar, o corante (material de contraste) é injetado no cateter. Imagens de raio-X são tiradas para ver como o corante se move pela artéria. O corante ajuda a destacar quaisquer bloqueios no fluxo sanguíneo.
O procedimento geralmente dura de 30 a 60 minutos.
Você não deve comer ou beber nada por 8 horas antes do início do teste. Você pode precisar ficar no hospital na noite anterior ao teste. Caso contrário, você fará o check-in no hospital na manhã do teste.
Você vai usar uma bata de hospital. Você deve assinar um formulário de consentimento antes do teste. Seu médico explicará o procedimento e seus riscos.
Informe o seu provedor se você:
- É alérgico a algum medicamento ou se já teve uma reação negativa ao material de contraste no passado
- Estão tomando Viagra
- Pode estar grávida
Na maioria dos casos, você estará acordado durante o teste. Você pode sentir alguma pressão no local onde o cateter é colocado.
Você pode sentir um rubor ou uma sensação de calor após a injeção da tinta.
Após o teste, o cateter é removido. Você pode sentir uma pressão firme sendo aplicada no local de inserção para evitar sangramento. Se o cateter for colocado na virilha, você será solicitado a se deitar de costas por algumas horas a várias horas após o teste para evitar sangramento. Isso pode causar um leve desconforto nas costas.
A angiografia coronária pode ser feita se:
- Você está com angina pela primeira vez.
- A sua angina que está a piorar, não passa, ocorre com mais frequência ou ocorre em repouso (designada angina instável).
- Você tem estenose aórtica ou outro problema de válvula.
- Você tem dor torácica atípica, quando os outros exames são normais.
- Você fez um teste de estresse cardíaco anormal.
- Você vai fazer uma cirurgia no coração e tem alto risco de doença arterial coronariana.
- Você tem insuficiência cardíaca.
- Você foi diagnosticado como tendo um ataque cardíaco.
Há um suprimento normal de sangue para o coração e nenhum bloqueio.
Um resultado anormal pode significar que você tem uma artéria bloqueada. O teste pode mostrar quantas artérias coronárias estão bloqueadas, onde estão bloqueadas e a gravidade dos bloqueios.
O cateterismo cardíaco apresenta um risco ligeiramente maior quando comparado com outros testes cardíacos. Porém, o teste é muito seguro quando realizado por uma equipe experiente.
Geralmente, o risco de complicações graves varia de 1 em 1.000 a 1 em 500. Os riscos do procedimento incluem o seguinte:
- Tamponamento cardíaco
- Batimentos cardíacos irregulares
- Lesão em uma artéria cardíaca
- Pressão sanguínea baixa
- Reação alérgica ao corante de contraste ou a um medicamento administrado durante o exame
- Golpe
- Ataque cardíaco
As considerações associadas a qualquer tipo de cateterismo incluem o seguinte:
- Em geral, existe o risco de sangramento, infecção e dor no local do cateter ou intravenoso.
- Existe sempre um risco muito pequeno de que os cateteres de plástico macio danifiquem os vasos sanguíneos ou as estruturas circundantes.
- Coágulos sanguíneos podem se formar nos cateteres e posteriormente bloquear os vasos sanguíneos em outras partes do corpo.
- O corante de contraste pode causar danos aos rins (principalmente em pessoas com diabetes ou problemas renais anteriores).
Se um bloqueio for encontrado, seu provedor pode realizar uma intervenção coronária percutânea (ICP) para abrir o bloqueio. Isso pode ser feito durante o mesmo procedimento, mas pode ser atrasado por vários motivos.
Angiografia cardíaca; Angiografia - coração; Angiograma - coronário; Doença da artéria coronária - angiografia; CAD - angiografia; Angina - angiografia; Doença cardíaca - angiografia
- Angiografia coronária
Fihn SD, Blankenship JC, Alexander KP, et al. 2014 ACC / AHA / AATS / PCNA / SCAI / STS atualização das diretrizes para o diagnóstico e tratamento de pacientes com doença cardíaca isquêmica estável: um relatório do American College of Cardiology / American Heart Association Task Force on Practice Guidelines, e o Associação Americana de Cirurgia Torácica, Associação de Enfermeiros Cardiovasculares Preventivos, Sociedade de Angiografia e Intervenções Cardiovasculares e Sociedade de Cirurgiões Torácicos. J Am Coll Cardiol. 2014; 64 (18): 1929-1949. PMID: 25077860 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25077860.
Kern MJ Kirtane, AJ. Cateterização e angiografia. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 51.
Mehran R, Dangas GD. Arteriografia coronária e imagem intravascular. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: capítulo 20.
Werns S. Síndromes coronárias agudas e infarto agudo do miocárdio. In: Parrillo JE, Dellinger RP, eds. Medicina intensiva: princípios de diagnóstico e tratamento no adulto. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 29.